Cuidados Essenciais para uma Prática Segura
Profissionais fitness – A busca por uma vida saudável tem impulsionado a procura por profissionais de Fitness, especializados em orientar e direcionar atividades físicas e exercícios que promovam o bem-estar e a saúde.
Entretanto, muitas vezes negligencia-se a importância dos cuidados que esses profissionais devem ter ao executar suas rotinas de trabalho e ao aplicar métodos de treinamento, tanto aos clientes, como para si mesmo.
Neste artigo, exploraremos os riscos de lesões envolvendo profissionais Fitness e destacaremos medidas para prevenir acidentes tanto para os profissionais quanto para seus clientes.
Riscos de Acidentes Laborais:
- Sobrecarga Muscular: Profissionais Fitness frequentemente trabalham com pesos e equipamentos, podendo sobrecarregar músculos e articulações. Essa sobrecarga pode resultar em lesões musculares, tendinosas ou articulares, como distensões e até mesmo rupturas.
- Má Postura: A repetição de movimentos incorretos durante o ensino de exercícios pode levar a problemas posturais, causando dores crônicas e desconforto para ambos, profissional e cliente.
- Falta de Aquecimento Adequado: Iniciar uma atividade física sem um aquecimento adequado aumenta o risco de lesões musculares e articulares.
- Instruções Incorretas: Orientações mal comunicadas podem levar a execução inadequada dos exercícios, resultando em lesões.
- Equipamentos Mal Utilizados: A utilização inadequada de equipamentos de academia pode causar acidentes, como quedas e lesões.
- Falta de Avaliação Individualizada: Ignorar as condições físicas individuais ao criar rotinas de exercícios pode levar a lesões por excesso de esforço ou incompatibilidade com a capacidade do cliente.
Medidas de Prevenção:
- Educação Continuada: Profissionais Fitness devem se manter atualizados com as melhores práticas e conhecimentos sobre anatomia, fisiologia e técnicas de treinamento.
- Aquecimento Adequado: Incluir um aquecimento gradual antes das atividades principais reduz o risco de lesões.
- Supervisão Atenta: Monitorar constantemente os clientes durante os exercícios ajuda a corrigir a postura e a técnica, evitando lesões.
- Avaliação Prévia: Realizar avaliações detalhadas da condição física e histórico médico do cliente permite adaptar os treinamentos às necessidades individuais.
- Instruções Claras: Comunicar as orientações de forma clara e precisa, incentivando os clientes a buscar esclarecimentos quando necessário.
- Variedade nos Treinos: Alternar os exercícios e evitar a sobrecarga de um grupo muscular reduz o risco de lesões por repetição.
Dolorosa experiência vivida por mim
Embora eu seja cuidadosa com meus clientes e comigo mesma como Personal Trainer atuante na área de Saúde e Bem Estar, conhecida por minha atenção aos detalhes e organização no espaço físico durante e após atendimento, um incidente inesperado ressaltou a importância de cuidados constantes mesmo nos ambientes mais bem preparados.
Durante uma sessão de treinamento com minha aluna, estava nos momentos finais do programa, guiando-a através de um exercício para glúteos e posterior de coxas (Stiff) realizado unilateralmente, onde a aluna executava o movimento com uma mão apoiada no encosto do banco supino, alternando os lados após a conclusão de cada série. Observando atentamente, percebi que o espaço disponível para a realização do exercício estava um pouco apertado.
Agindo de maneira responsável, decidi ajustar o posicionamento do banco para proporcionar um espaço mais adequado e seguro para a minha aluna. No entanto, ao fazer isso, foi necessário dar um passo para trás e inadvertidamente colidi com o pé da esteira, perdendo o equilíbrio e caindo para trás.
Na tentativa de me proteger da queda, apoiei a mão esquerda no chão (sou canhota), resultando em uma fratura no rádio, o osso lateral do antebraço, na porção distal próxima ao polegar.
A situação exigiu intervenção médica, onde fui submetida a uma cirurgia para restaurar a integridade óssea, necessitando da colocação de uma placa e 6 pinos.
Além do impacto físico e emocional da lesão, enfrentei consequências financeiras significativas. O processo de recuperação exigiu que me afastasse das atividades profissionais, privando-me de atender meus clientes e cumprir meus compromissos profissionais, com a mesma excelência que busco sempre.
Este caso ilustra claramente, que mesmo sendo uma profissional atenta e cautelosa pude enfrentar um acidente inesperado. A lesão resultou não apenas em dor física e limitações temporárias, mas também tive outras implicações consideráveis. A necessidade de afastamento do trabalho afetou negativamente minha renda e até mesmo, minha autoestima, pois passou em minha mente, o risco de perder meus clientes devido à impossibilidade de atender às suas necessidades de treinamento.
Este incidente serve como um lembrete importante de que mesmo em situações aparentemente controladas, a segurança é uma prioridade absoluta em qualquer ambiente de treinamento.
Tanto nós Personais Trainers como os praticantes que treinam sozinhos, devemos estar constantemente cientes de nossa própria segurança e da segurança do outro, sejam clientes ou não.
Ações simples, como ajustar o espaço de treinamento devem ser tomadas com extrema cautela, considerando todos os fatores envolvidos, além de colocar anilhas, barras e halteres nos seus devidos lugares e os limpando após o uso.
A experiência que tive destaca a necessidade de um equilíbrio cuidadoso entre zelo profissional e prevenção de acidentes. A busca pela excelência profissional deve estar sempre aliada à atenção constante à segurança, minimizando os riscos e garantindo a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos.
Priorizar a segurança e a saúde deve ser o cerne de qualquer prática relacionada ao treinamento, garantindo resultados positivos e duradouros.
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.