Quando chegamos as gôndolas de supermercados e farmácias nos deparamos com diversas marcas de creme dental, são várias cores, marcas, com diferentes texturas, sabores, e uma lista enorme de ingredientes que não entendemos exatamente a função de cada coisa.
E para auxiliar na escolha, a primeira pergunta a se fazer é: qual é a minha necessidade? Pergunta que deve ser respondida com o auxilio de um dentista, que vai dizer qual é tipo de creme dental mais adequado ao seu caso.
No geral, queremos apenas uma boa pasta de dente que nos auxilie a higienizar corretamente os dentes e que deixe um hálito fresco. O componente fundamental para tornar os dentes mais resistentes aos ácido é o Flúor, principal componente ativo presente em quase todas as marcas.
Se você apresenta sensibilidade nos dentes é importante consultar seu dentista para que ele te indique o creme dental mais adequado ao seu caso. Na maioria dos casos, o uso correto do creme dental pode ajudar muito a diminuir as dores. A sensibilidade ocorre quando o esmalte do dente está desgastado, e o creme dental contém substâncias que obstruem os poros espalhados pela dentinas, bloqueando os nervos que causam dor quando expostos à mudanças de temperatura.
A orientação do dentista também é fundamental para quem tem algum tipo de doença periodontal que precisa ser tratada com cremes dentais que contenham algum agente antisséptico, como o triclosano.
Uma boa escovação é aquela que dura entre 5 a 10 minutos. E para que isso aconteça de forma tranquila, é indicado colocar pouco creme dental sobre as cerdas da escova para que não ocorra excesso de espuma, induzindo a finalização do processo antes do tempo ideal, pois o que vai garantir dentes limpos será a qualidade dos produtos (escova + fio + creme dental) e da escovação e não a quantidade de creme dental que foi utilizado.
Dra. Juliana Chioquetta da Rosa