728 x 90

Quando começar a empreender?

Quando começar a empreender?

Confira dicas para empreender na área do Direito em 2023

Quando começar a empreender? Os últimos números do IBGE apontam que o Brasil é o país com maior proporção de advogados por habitante do mundo e a carreira exige empreender.

São 1,3 milhão de pessoas exercendo a profissão, ou seja, temos um advogado para cada 164 brasileiros residentes no país.

Por isso, empreender tem sido a realidade de boa parte desses profissionais. E quando me perguntam se existe um momento certo para começar, minha resposta é: sim e não.

Não, porque algumas oportunidades surgem sem aviso prévio e precisamos ser dinâmicos para aproveitar o momento quando as chances se apresentam.

Porém, também existe um momento em que se estará preparado financeiramente e estruturalmente para abrir o próprio negócio. Nesse tempo, haverá mais bases para a obtenção de sucesso.

Fim do ano é um período de avaliação sobre o empreender

 

Quando começar a empreender?

O final do ano é um período de encerramento e de fazer a análise das atividades de quem empreende. É o momento de refletir sobre o que foi realizado durante o ano, fazendo um balanço dos erros e acertos.

Percebemos em quais fases a empresa mais lucra e em quais gasta mais dinheiro. Assim, é possível mensurar erros e acertos e estabelecer estratégias para o que precisa ser feito no próximo ano.

O uso das redes sociais e das mídias digitais como alavanca a novos negócios na área do Direito foi marcante em 2022 e deve continuar forte em 2023.

O empreendedorismo digital vem contribuindo para o crescimento das carreiras de advogados. Isso tem trazido novidades para a profissão, traduzidas por meio de cursos on-line, mentorias e consultorias a distância.

Esse tipo de atuação proporciona uma maior flexibilidade. Um empreendedor digital pode trabalhar da sua casa, em uma padaria, em outra cidade, a qualquer lugar e hora.

Outro ponto positivo é o baixo investimento, pois não é necessário utilizar grandes valores financeiros em uma estrutura física.

A comunicação digital também faz parte agora do dia a dia dos advogados e advogadas.

A comunicação é outro fator, permitindo conexão com vários lugares do mundo direto da sua casa. Mas é preciso ter bons profissionais auxiliando também.

Como, por exemplo, contar com alguém que ajude a desenvolver vídeos, se a pessoa está apostando na produção de conteúdo audiovisual.

É importante dizer que nem tudo são dificuldades e há dicas essenciais para jovens advogados que queiram empreender e que podem ser aproveitadas já no início de 2023.

Economia, marketing e alinhamento de perfil são dicas importantes para quem pretende empreender na carreira

  • Economize para ter um investimento inicial por um período até conseguir um bom fluxo de entradas. O primeiro ano do negócio, normalmente, é um dos mais difíceis, e a maioria das pessoas não se prepara para essa realidade.
  • Invista em marketing e, se no início não há dinheiro para isso, vá aos poucos construindo a visibilidade do seu negócio junto aos que estão perto. Por exemplo, os mais próximos precisam saber que você é advogado. Assim, quando tiverem um problema vão procurá-lo para solucioná-lo.
  • Tenha certeza de que você tem perfil para empreender, porque muitas pessoas não têm essa habilidade ou, no fundo, não estão realmente dispostas a correr um certo risco. Construir o próprio negócio exige resiliência, uma vez que será fundamental lidar com momentos difíceis.

Por fim, cabe lembrar que, se o profissional não tiver perfil empreendedor, tudo bem.

O importante é saber disso para direcionar a carreira a um concurso ou se desenvolver em uma grande empresa de advocacia já estabelecida.

Concentre-se em seu objetivo e seja apenas você!

Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.

2 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

Posts Carousel

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

2 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!