Saiba como atende-lo corretamente e ter sucesso.
O consumidor 4.0 está ai… A internet mudou a forma de como nos relacionamos com as pessoas, empresas, marcas, serviços, pode-se até dizer que estamos “100% conectados”.
Pois as pessoas possuem pelo menos uma conta em uma rede social, e-mail, já baixou um e-book, ou se cadastrou em sites de vagas de emprego por exemplo.
Com isso podemos perceber que desde comprar ingressos para o cinema ou o pacote da viagem dos sonhos vamos pesquisar primeiro na Internet.
Ela mudou a forma de como decidimos o que comprar. Antigamente a indicação era boca a boca, hoje ela é “tecla a tecla”. O Google chama esse momento de tomada de decisão on-line de “Momento Zero da Verdade” (ZMOT).
Atender esse cliente ultraconectado ficou mais difícil para quem ainda tem a mentalidade antiga de vendas que era composta por:
Propaganda; Ponto de Venda; Embalagem “OK”; Preço “OK”; Venda; Consumo.
A questão agora é mudar o mindset para: A venda é composta por: Empatia; Paixão; Relacionamento; Engajamentos; Promoção; Processo; Preço; Distribuição; Confiança; Produto; Assistência técnica rápida.
Pesquisas revelam que as mídias Sociais são a principal atividade dos usuários de Internet. Detalhe, 80% dessa atividade é feita via smartphones.
Agora uma pergunta rápida, sua marca tem uma plataforma mobile? Ou quando cliente acessar via smartphones, o site ficará todo “bagunçado”, por que ele foi criado apenas para quem acessa via computador?
O cliente é altamente informado, 79% usam smartphones para auxiliar em suas compras. Como ficará o vendedor quando o cliente estiver na loja física e pesquisar preços e outras informações sobre produto, online, e saber até mais detalhes que o próprio vendedor?
Para decidir se compra ou não um determinado produto, 70% dos clientes confiam em mensagens online. Ou seja, reputação digital. Nisso já podemos pensar no rastro digital. Pois já não existe mais diferença entre o mundo real e virtual.
A experiência que o cliente tem com seu produto ou serviço é mesma tanto na loja virtual ou na loja física? Vale a pena refletir.
Com base nisso podemos perceber que temos um novo perfil do consumidor. Que gosta de se promover, visto que o Facebook tem 1 bilhão de usuários e 2,5 bi compartilhamentos por dia nessa plataforma.
A compra online precisa ser rápida. 57% dos clientes desistem da compra online se não houver uma resposta instantaneamente.
Cada vez mais as empresas estão usando estratégias de neurociência, neoromarketing, neorovendas para entender como o cérebro se comporta na hora de realizar uma compra.
O ser humano não pensa a longo prazo, ou seja, o evento chamado “PROMOÇÃO SÓ HOJE” tem mais peso que aquelas do futuro.
A tendência é de que as pessoas sejam mais afetadas pelas perdas do que pelos ganhos. Ganhar alguma coisa é menor que o sofrimento da perda equivalente.
O cérebro é preguiçoso. Corresponde a três porcento do total da massa corpórea, mas, gasta 20% de energia. Ele deseja o familiar, confortável, opções pré-definidas, ou seja, um padrão.
Por isso é tão importante entender esse novo consumidor e investir no atendimento 4.0. Afinal de contas, precisa ser fácil te localizar e de fazer negócios com você.