Respira e relaxa o teu corpo físico, desacelera a mente

0
2382
Respira e relaxa
Respira e relaxa o teu corpo físico, desacelera a mente - aEmpreendedora

Respiração consciente gera mente mais calma e clara

Respira e relaxa, respira conscientemente e relaxa as tensões do teu corpo físico, consequentemente a tua mente fica mais calma e com mais clareza.

 Levamos uma vida muito agitada diariamente e respirar é algo que já está na nossa formatação diária. Mas nem reparamos como estamos a respirar nem nas consequências da nossa respiração para a nossa saúde física e mental.

Quando um bebé nasce a sua respiração é a correta, mas com o nosso crescimento e pelas nossas vivências vamos alterando a nossa forma de respirar e nem nos apercebemos disso.

Sabias que quando mais agitada está a tua respiração mais agitada está a tua mente? Por exemplo num ataque de pânico ou de ansiedade existem relatos que as próprias pessoas referem que um dos sintomas é a respiração muito agitada.

Nas minhas consultas de terapeuta integral um dos fatores que avalio no início das sessões é a escala de respiração de 0 a 10 (em que 0 muito agitada e 10 muito calma).

Gostava de te lançar um desafio. Tenta perceber agora como está a tua respiração, de 0 a 10, em que 0 é muito agitada e 10 é muito calma. Aponta o valor e depois de fazeres as técnicas que vou ensinar voltas a perceber como está a tua respiração e vê a diferença.

Existem várias técnicas respiratórias e de relaxamento que te ajudam a ter uma respiração mais consciente e consequentemente uma mente mais calma e com clareza.

Exemplos de técnicas respiratórias e de relaxamento:

  • Cheira a flor sopra a vela – fecha os olhos e imagina que na tua mao esquerda tens uma flor e na tua mão direita tens uma vela. Suavemente vais cheirar a flor com muita calma sentindo todo o perfume da flor e depois vais soprar a vela muito devagarinho. Faz este exercício por pelo menos 1 minuto.
  • Enche o balão (bexiga em português do Brasil) – imagina que tens um balão /bexiga na tua barriga e quando sopras ele enche e quando soltas ele esvazia. Então agora de olhos fechados, inspira e enche toda a tua barriga de ar muito devagar, depois expira tranquilamente e esvazia a tua barriga. Faz durante 1 minuto no mínimo.

respira e relaxa

  • Respira com contagem – inspira e conta de 0 a 5, depois expira e conta de 5 até 0. Faz algumas vezes e depois tenta de forma diferente inspira 0-5, retém o ar um pouco e expira de 5-0.

respira e relaxa

 

  • Relaxamento progressivo – foca toda a tua atenção em cada parte do teu corpo e ao inspirares vais contrair uma parte do teu corpo depois expiras e relaxas. O ciclo começa nos pés, pernas e períneo, zona abdominal, braços e mãos, ombros e pescoço depois a face e no final o corpo todo contraído ao inspirar e relaxa ao expirar. Faz 3 ciclos completos.

relaxa

Muitas outras técnicas existem.

Aprende a respirar conscientemente e verás a transformação na tua vida. Tal como eu vi na minha vida.

respira e relaxa

Faz da vida uma meditação. Hoje começamos pela consciência física, nos próximos artigos vamos falar da consciência mental, emocional, espiritual e energética.

Vídeo Respira, relaxa e desacelera a tua mente

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.