Devido à concorrência no mercado atual, nota-se que a profissional secretária passou a ter mais responsabilidades, algumas possuem a profissão nomeada como secretárias, assessoras ou assistentes (executivas, bilíngues ou nível técnico), mas vale ressaltar que o perfil básico dessas profissionais é praticamente igual. Possuir uma boa formação não é o suficiente para estarem inseridas neste mercado, as organizações exigem aptidões primordiais para exercerem esta função, como ética profissional e confiança, pois a profissional participa de reuniões que tratam de assuntos sigilosos.
A secretária passou a ser uma profissional polivalente e multifuncional, atender telefone e arquivar papéis ficou no passado, atualmente os executivos exigem profissionais que assumam um papel estratégico dentro das organizações, falar outro idioma, desenvolver o marketing pessoal e a proatividade. Seu perfil possui aptidões em analisar e pensar cada situação, a qual habilita à tomada de decisões e gerir conflitos, evitando que informações desnecessárias passem à diante.
Essas profissionais encontram dificuldades diárias para exercerem e aperfeiçoarem a profissão, muitas sacrificam a vida familiar deixando de lado a vida pessoal para se dedicar ao trabalho, sem dúvidas, a secretária procura diariamente atingir o equilíbrio (vida pessoal X profissional). Outra dificuldade encontrada na área se refere ao clima organizacional, o qual é pouco estimulante, algumas se queixam a falta de investimento por parte da empresa em treinamentos e benefícios, outras afirmam que o salário não condiz com a responsabilidade da função, existem aquelas que se incomodam com o autoritarismo do chefe e a falta do trabalho em equipe de colegas da mesma área.
Observa se que a secretária busca conquistar seu espaço e passar confiança a seus superiores, exercer a função com competência e empenhar- se em desenvolver seu trabalho dentro do esperado é uns dos requisitos exigidos a profissional, com o crescimento da profissão propôs que esta profissional exerça diversas funções além do que são propostas, sendo que a principal dificuldade é conciliar sua vida profissional e pessoal.