SIPAT – Uma Semana Segura para as Organizações

3
498
Sipat
SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Conheça mais sobre a SIPAT, entenda seu processo, vantagens e obrigatoriedades.

Semana da SIPAT – Evento do calendário anual ou um processo legal importante para as organizações?

Lembro-me de quando eu era criança e meu pai sempre nos levava para as festas da empresa. Sempre no dia das crianças recebíamos um presente e a indústria que ele trabalhava realizava uma linda festa para comemorar os dias sem acidente.

Ao chegar à portaria da indústria eu observava que sempre havia uma faixa e nessa faixa estava informando há quantos dias estavam sem acidentes.

Ler aquela faixa me dava um medo e eu sempre me perguntava: Por que no serviço do papai alguém pode sofrer um acidente? Será que alguém pode morrer aqui?

Esse olhar era tão ingênuo e me recordo que sentia muito medo. Aos poucos a vida foi passando, eu fui crescendo e na adolescência entrei no meu primeiro trabalho.

A vida me fez voltar para as bandas da indústria e com meus 14 anos lá estava na frente daquela faixa novamente.

O anúncio era o mesmo. “Estamos há tantos dias sem acidentes”.

Sipat
Modelo de Placa Segurança – Número de Acidentes

O tempo foi passando e numa oportunidade nessa empresa participei de uma palestra em que o técnico de segurança falava sobre a importância de se cuidar, a importância de não provocar acidentes, a importância de realizar todos os procedimentos corretamente e o papel de cada funcionário nesse processo.

Naquele momento eu voltei ao passado e aquela faixa na indústria que o papai trabalhava começou a fazer sentido.

Aos poucos me tornei uma profissional da área de Recursos humanos passei a entender cada vez mais sobre a importância da SIPAT para as organizações e consequentemente para seus colaboradores.

Muito além de uma “parada obrigatória” para uma palestra, um treinamento, um alerta ou qualquer outra movimentação que acontece na semana da SIPAT, esse processo tem um valor incalculável tanto no que diz respeito aos negócios e as pessoas.

A Sipat é um processo que deveria acontecer nas organizações por sua importância e também por ser uma obrigatoriedade legal.

Para entendermos um pouco mais sobre esse assunto convidei um grande e querido colega, Luciano Caldeira que é Técnico de Segurança do Trabalho, especialista no assunto para nos ajudar com algumas dúvidas e juntos listamos as perguntas mais frequentes sobre a SIPAT.

Primeiramente, o que significa SIPAT?

SIPAT significado – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Por que motivo se realiza esse evento?

Para atendimento da legislação (NR 05) e para mobilização e sensibilização dos funcionários quanto ao tema prevenção de acidentes.

Com que frequência ele deve ocorrer?

Segundo a Nr 05 deve ocorrer uma vez por ano.

Quais são as pessoas que devem cuidar de sua realização?

A CIPA é responsável em organizar a SIPAT e também pode contar com o apoio do SESMT.

Existem atividades obrigatórias? Quais são?

Sim. A NR 05 prevê que temas como DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, alcoolismo e tabagismo sejam referenciados todos os anos.

De que forma podemos envolver os gestores nesse trabalho?

É muito importante a realização de um planejamento anual pela CIPA e SESMT, envolvendo a gestão no orçamento, elaboração do tema da SIPAT de acordo com a necessidade e melhor período do ano para execução.

Qual o papel do funcionário diante das expectativas da SIPAT?

Todos os funcionários são responsáveis pela prevenção de acidentes, dessa forma é importante um bom alinhamento com seu gestor para sua participação nas atividades desenvolvidas durante essa semana.

A SIPAT é de responsabilidade de todos. É importante que as pessoas entendam seus papéis diante desse processo e que contribuam com seriedade e empenho.

A semana pode se tornar um valor para os colaboradores, onde ninguém abra mão de se cuidar, de seguir procedimentos e pensar em qualidade de vida no trabalho.

Quando uma organização trata a SIPAT como parte do seu processo de negócio ela não está somente cumprindo com a legislação, está acima de tudo cuidando do seu maior patrimônio que são as pessoas.

Se a sua empresa realiza a semana da SIPAT aproveite! Faça parte desse movimento, se envolva e contribua para que a conquista dos “Dias sem acidentes” aumente cada vez mais.

Trabalhe em segurança

Agradeço imensamente meu colega Luciano Caldeira por compartilhar seus conhecimentos nesse artigo.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here