Ansiedade – A ladra de energia.
“Sentir o coração pulando no peito, estômago queimando, os dentes cerrados e uma sensação de calor dos pés à cabeça.”
Estes são os principais sintomas que percebo no meu corpo, quando sinto a ansiedade agindo na minha mente.
Todas essas sensações é o corpo se preparando para entrar em uma guerra, a Guerra da Ansiedade.
Quando isso acontece os níveis de cortisol se elevam e junto com a ansiedade vem o estresse.
Com um pouco de auto-observação e muita meditação consegui capturar “flashes” da ansiedade roubando minha energia em vários momentos do meu dia, e quer saber o pior?
Inocentemente e inconscientemente alimentei este monstro dentro de mim, com pequenas atitudes e escolhas no dia a dia, e sem perceber acelerei minha mente dando ainda mais força para ansiedade.
Neste breve texto vou dividir contigo 9 atitudes que observei em mim que alimentavam ainda mais a ansiedade, pode ser que você esteja cometendo os mesmos erros que eu.
9 Atitudes que Aumentam Consideravelmente a Ansiedade.
1 – Não respeitar o ciclo natural das coisas.
Precisamos entender de uma vez por todas que não somos Deuses e que não cabe a nós decidirmos certas coisas, existem problemas, dores e soluções que somente o tempo pode curar, precisamos compreender e aceitar isso.
Quanto mais queimarmos o cérebro tentando encontrar solução onde não existe, mais ansiosos ficaremos.
Como a natureza tem seu tempo certo para nascer, florescer, secar e morrer nos também.
Afinal fazemos parte desta natureza e também precisamos de tempo para amadurecer, compreender e agir.
Respeite o seu tempo e dos outros.
2 – Querer controlar a tudo e a todos
Vale lembrar mais uma vez que não somos tão poderosos quanto pensamos a ponto de mandar e “desmandar” nos outros.
Quando alguém te diz “não quero”, por algum motivo, não adianta tentar modificar aquela decisão até porque na cabeça da pessoa já existe uma opinião formada e é um direito dela.
Aceite e respeite, não perca energia tentando persuadir as pessoas a fazerem o que você quer.
Isso também vale para aqueles que se deixam controlar, como você respeita as decisões, o tempo e o espaço dos outros; imponha-se e estabeleça seus limites para que as pessoas NÃO tomem as rédeas da SUA vida.
Você que é pai ou mãe lembre-se que seu filho não é seu, ele é do mundo. Você foi um veículo divino para o nascimento e criação deste ser.
Contudo não quer dizer que ele te pertence e você tem que controlar cada passo desta criatura, isso NÃO fará dele uma pessoa melhor, respeite as vontades e limites dos seus filhos.
O mesmo recado serve para os casais ciumentos, controlar aonde e com quem seu parceiro(a) está, não fará dele ou dela mais fiel.
A fidelidade é algo que parte de um bom caráter e boa índole, se você não consegue confiar na pessoa está do seu lado, lamento, mas talvez seja hora de rever se realmente vale a pena seguir adiante com o relacionamento.
3 – Ser reativa e defensiva
Sabe aquela péssima mania de achar que o mundo está contra você e sempre tem alguém tramando o seu mal?
Forget about it!!!
Primeiro que você não é o centro do universo e as coisas não giram ao redor do seu umbigo, então para de reagir a tudo e se defender mesmo sem ser agredido ou culpado por alguém.
Primeiro escute, analise e depois responda. Geralmente agimos, reagindo e nos defendemos de tudo por culpa dos altos níveis de cortisol, que eu expliquei lá em cima.
Eles mandam uma mensagem para o cérebro: vamos “entrar em guerra”.
Geralmente entramos, nem que seja numa guerra imaginaria contra nós mesmo.
Quanto mais você atuar desta forma, mais cortisol seu corpo produzirá, mais estressado e ansioso você ficará.
Por isso, relaxe, o mundo não está contra você!!!
Como já dizia Bob Marley: Prefiro perder a guerra e ganhar a paz.
4 – Olhar somente para o mundo exterior
Infelizmente este é um hábito muito ocidental que aprendemos desde a escola e nos leva direto para o fundo do poço.
Vou te fazer uma pergunta: Quantas pessoas na sua vida te ensinaram a meditar, interiorizar, olhar para dentro de si?
Talvez você nem tenha resposta e a partir disso afirmo, aí está o “porquê” de vivermos num mar de ansiedade, pois NÃO NOS CONHECEMOS.
Para eliminarmos o que nos incomoda e galgarmos paz interior, precisamos nos conhecer, saber nossos limites, fraquezas, fortalezas e qualidades.
Não adianta buscar a felicidades em títulos, status, likes, remédios, drogas, futilidades, etc., nossa paz interior definitivamente não estará nestas coisas.
Enquanto você lutar contra si, não haverá ganhador…
Aprenda a interiorizar, procure conhecimento de como fazer isso e desenvolva este hábito diariamente.
5 – Lotar a agenda
A desculpa do século é: Aiii!!! Não tenho tempo!!
Parece que todo mundo acha bonito falar isso e eu mesma repetia isso como um papagaio louco.
Até que um “raio de consciência” me fez compreender que isso é uma grande desordem mental que consequentemente causará falta de tempo.
Uma pessoa mentalmente equilibrada não vai atolar a agenda de compromissos que não pode cumprir. Concorda comigo?
Outro grande vilão das agendas lotadas que aumenta nossa ansiedade é estar disponível tempo todo, quem foi que disse que temos que dizer SIM para tudo.
Não somos obrigados a fazer tudo que os outros querem, temos que aprender a dizer: NÃO, NÃO POSSO, NÃO QUERO, ESTOU OCUPADO, TENHO OUTRAS PRIORIDADES…
Quem sabe com menos compromissos conseguimos nos organizar melhor e dedicar tempo aquilo que realmente é importante.
E para saber como analisar o que é importante ou não, precisamos MEDITAR.
6 – Exagerar no Café
Confesso que isso foi bem difícil para mim, sou apaixonada por café, seu sabor, textura e aroma me fascinam.
Mas, dar café para uma pessoa acelerada e ansiosa é a mesma coisa que jogar álcool na fogueira, pega fogo!
Muito da minha ansiedade estava ligada as várias xícaras de café puro que tomava durante o dia, desde que me permitir saboreá-lo somente pela manhã, minha ansiedade diminuiu muito e consegui dormir melhor.
7 – Estar sempre atrasado, correndo contra o tempo.
Outa mania feia e terrível que eu tinha era sair em cima da hora e sempre estar atrasada, isso é horrível, passa um “ar” de imaturidade, de descaso e desleixo com os compromissos.
Ora, se temos um compromisso com alguém o mínimo é nos organizarmos e chegarmos no horário prometido e se percebermos que vamos atrasar por um motivo de força maior, é bonito avisar a outra pessoa.
Assim evitamos de olhar o relógio o tempo todo, inclusive não uso mais relógio de pulso, porque percebi que ele me deixava ainda mais ansiosa.
Olhava para ele o dia inteiro repetindo: Ai meu Deus! Tô atrasada! Tô atrasada!
E nunca fazia nada para mudar, até que tirei o relógio e aprendi a me organizar para não me atrasar.
Quando saímos com sobra de horário nos permitimos desfrutar do caminho e do momento presente, com esta atitude a ansiedade não tem espaço para crescer.
8 – Vício em rede sociais
“Desde que eu tomei a inteligente decisão de desativar as notificações das redes sociais do meu celular, uma paz maravilhosa voltou a habitar na minha mente e no meu coração”.
Chega a ser indescritível a sensação de paz de não ouvir mais o celular apitando a chegada de novas mensagens do WhatsApp.
Por mais que a gente trabalhe hoje em dia com estas benditas redes sociais, é necessário saber o momento de dizer CHEGA e viver a vida real.
O excesso de informação que recebemos das redes sociais, TV, jornais, meios de comunicação em geral, acelera nossos pensamentos desenvolvendo uma síndrome chamada: A Síndrome do Pensamento Acelerado, descoberta pelo Dr. Augusto Cury.
Selecione o que você vai consumir de informação durante seu dia, como você seleciona o que vai comer.
Estes dias ouvi num programa um adolescente perguntando:
- Por que hoje em dia todo mundo está ansioso e antes não era assim?
E a resposta do apresentador foi ótima:
- Porque na época do seu avô não existia o Facebook, nem Instagram e muito menos o WhatsApp…
E o apresentador tem toda razão, estamos VICIADOS, em redes sociais e informações.
Na nossa cabeça desenvolvemos a falsa teoria de que se não soubermos de tudo que acontece no mundo seremos tachados de ignorantes.
Esquecemos de viver a vida real, a vida está onde o Sol brilha de verdade e sem filtro.
9 – Comparar sua vida com a dos outros
Quer começar o dia mal, se sentindo um lixo, então aí vai a dica:
Antes de levantar da cama olhe seu Instagram, futrique bastante a vida dos outros, procure saber todos os lugares que aquelas mulheres com corpos maravilhosos viajaram, quantas coisas de marca você encontra em uma só foto e como tal fulana tem a vida amorosa dos sonhos.
Pronto, fazendo isso você já vai se sentir um lixo, feia, com uma vida monótona e vai acreditar que precisar trabalhar o triplo do que trabalha hoje para comprar a roupa que a “blogueira tal” estava usado e etc…
Gente, pelo amor de Deus!!!! Isso não é a vida real é fantasia, não existe um ser humano perfeito, os seres perfeitos morreram, porque já cumpriram sua missão neste planeta.
Entenda que todo mundo tem problemas e aquela mulher maravilhosa não é maravilhosa o tempo todo e se fulano tem muito dinheiro para viajar e conhecer o mundo todo é porque existe uma explicação lógica como trabalho ou herança, eu que sei … não é porque Deus ama mais ele do que você.
O tempo que a gente perde revirando a vida dos outros é o tempo em que poderíamos estar atingindo nossos sonhos, transformando nossa realidade e eliminando a ansiedade.
Precisamos compreender a fantasia criada nas redes sociais, ali todo mundo é lindo, rico, bem-sucedido financeiramente, amam seus trabalhos e tem os relacionamentos dos sonhos.
Mas a realidade é que por trás dos espelhos negros ou “Black Mirror” as pessoas estão doentes, tomando antidepressivos tarja preta com a auto estima baixa porque não conseguem atingir a vida incrível ou o patamar de beleza estipulado pelos comerciais de TV e nas redes sociais.
Sem falar da inveja, nem vou entrar neste assunto se não o texto não terminará hoje.
Você pode sim gostar das redes sociais, mais saiba separar a realidade da fantasia para sua sanidade mental.
Abra os olhos para a realidade e verá como a vida pode ser mais leve e tranquila!
Não posso dizer para você que não sou mais ansiosa, isso seria mentira. Mas, posso sim dizer que percebi através destes pontos o que estava aumentando e muito minha ansiedade.
E aprendi ainda que a meditação e o autoconhecimento são chaves para saúde, paz e o encontro com a felicidade.
Sim é um caminho longo, mas e daí?!
Não sejamos ansiosos … temos a vida toda para aprendermos e praticarmos.