O mundo está em mudança. Afirmação recorrente e utilizada quase como um mantra por muitos de nós. Mas, você está disposto a mudar e praticar a sustentabilidade?
O cenário que se descortina a nossa frente nos avanços tecnológicos, na gestão dos nossos negócios, na nossa relação com o meio ambiente, é efeito das nossas ações.
O mundo não muda, quem muda somos nós.
Por toda parte ouvimos falar sobre sustentabilidade. Através das grandes marcas e companhias que fomentam ações de menor impacto ambiental na cadeia produtiva de seu mercado.
No estimulo ao desenvolvimento de cadeias curtas de comercialização e distribuição de mercadorias, fortalecendo empresas e produtores regionais.
Ação que busca reduzir as pegadas de carbono, que são o resultado da emissão total de gases de efeito estufa causados direta ou indiretamente por um produto.
Na utilização racional de recursos naturais como a água, alimentos e bens de consumo. Para produção de 1 kg de carne são necessários 15.000 litros de água. Já para cada calça jeans que você tem no seu armário foram necessários 11.000 litros.
Consumo consciente é uma ação sustentável.
Em 2017, 150 lideres mundiais se reuniram na ONU para firmar uma agenda contendo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a serem implementados por todos os países do mundo até 2030.
Neste documento, entendemos que sustentabilidade vai muito além das demandas relativas ao meio ambiente. É um conceito muito mais amplo em que há grande relevância as questões sociais, culturais e o homem é entendido como um ser integral, espiritual.
Fato este que se revela nas ODS a seguir:
- Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
- Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
- Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
- Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
- Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
2030 já nos espreita. É necessário, mais rapidez no passo para atingirmos as metas. Atingi-las só será possível se percorrermos o caminho juntos.
Não cabe mais o desculpismo, o territorialismo e o descomprometimento com questões tão essenciais para a manutenção da vida no nosso planeta.
Quais as pegadas que você quer deixar no mundo? Repense escolhas, pratique atitudes sustentáveis e reverbere o seu exemplo. Mãos a obra!
Gratidão pela leitura!