Transtorno de Personalidade Borderline

Transtorno de Personalidade Borderline

O que é o Transtorno de Personalidade Borderline?

Transtorno de Personalidade Borderline é uma condição mental grave, que significa viver na borda, no limite, esse, ainda pouco conhecido por muitas pessoas, por esse motivo, acredito ser importante escrever um pouco sobre essa condição mental, que podemos considerar muito complexa e de extrema importância.

De maneira interessante, pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline possuem padrões de comportamento autodestrutivo intencionais e tentativas de suicídio, hipersensibilidade quanto a relacionamentos sociais e amorosos, instabilidade de humor, impulsividade, imagem distorcida.

A prevalência média do Transtorno de Personalidade Borderline na população é estimada em 1,6%, embora possa chegar a 5,9%. Essa prevalência é de aproximadamente 6% em contextos de atenção primária, de cerca de 10% entre pacientes de consultórios psiquiátricos e de ambulatórios de saúde mental e por volta de 20% em pacientes psiquiátricos internados. A prevalência do Transtorno de Personalidade Borderline pode diminuir nas faixas etárias mais altas (DSM-5). O Transtorno de Personalidade Borderline é diagnosticado principalmente em pessoas do sexo feminino.

Causas ou fatores

Quando paramos para pensar nas causas e fatores envolvidos no surgimento do transtorno, consideramos a predisposição genética, familiares com o transtorno possuem uma maior pré-disposição, porém não é uma regra, experiências emocionais difíceis, negligências, abandono, situações abusivas ao longo da vida, são alguns fatores para que o individuo desenvolva o Transtorno de Personalidade Borderline.

Sintomas

Alguns sintomas comuns que caracterizam pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline, são: instabilidade no humor e no comportamento, necessidade de aprovação de outras pessoas, insegurança, impulsividade, dificuldade nas relações sociais e amorosas, sensação de inutilidade, que por sua vez, é bastante frequente em pessoas com esse tipo de transtorno, sofrimentos intensos, comportamentos autodestrutivos, tentativas de suicídio.

Indivíduos com Personalidade Borderline, são pessoas que estão constantemente prontas a “explodir”, por terem mudanças súbitas nas suas relações interpessoais, por serem pessoas instáveis.

A pessoa com transtorno, carrega sofrimento, sentimento crônico de vazio e certeza de abandono, desvalorização, manipulação e vitimização também fazem parte.

A raiva é algo intenso, que em diversos momentos o indivíduo tem dificuldade em controlar, e por tal comportamento explosivo, tende a afastar as pessoas. A percepção que tem sobre si, normalmente é distorcida, o que faz com que ele acredite que não é capaz, ou não é bom o suficiente.

Tratamento

É extremamente importante o tratamento de psicoterapia para que o paciente possa conhecer melhor seu diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline, para que aprenda a lidar e controlar seus pensamentos, emoções e comportamentos e outro profissional extremamente importante seria o médico psiquiatra, dando maior segurança a todos os envolvidos, em busca de uma qualidade de vida a esse ser que se encontra em sofrimento.

Precisamos entender que um paciente com transtorno de Personalidade Borderline, é um paciente que sofre muito, então ele exige mais do seu terapeuta, do seu psiquiatra, por isso, vale ressaltar a importância da proximidade e da criação do vínculo entre as partes envolvidas. O tratamento foca principalmente nas questões de suicídio, e de comportamentos autodestrutivos, como a automutilação, para que seja retirado o mais rápido possível tais comportamentos e pensamentos disfuncionais.

A participação da família e pessoas próximas, também é de extrema importância, e ao mesmo tempo, um grande desafio, pois a família precisa aprender a lidar com o transtorno, para assim, ter a possibilidade de diminuir o sofrimento do paciente. Pessoas com Personalidade Borderline, podem ter uma vida produtiva e saudável. A vida de cada indivíduo é extremamente valiosa!

 

Carla Bastos

Para contato, acesse meu Instagram: @carlabastospsico

Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.

Picture of Carla Bastos

Carla Bastos

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram