Vença o medo e aumente sua autoconfiança
Vencer o medo pode ser um desafio para muitas pessoas e pode se tornar um obstáculo para a autoconfiança e realização dos seus objetivos.
Sentir medo é normal, faz parte da fisiologia do nosso organismo, no nosso processo de evolução o medo surgiu como uma forma de proteção. Na época das cavernas o medo foi necessário para evitar que o homem fosse comido por predadores.
Todo mundo sente medo em algum momento da vida, e como disse anteriormente isso é normal, a chave é não deixar esse medo te paralisar e te impedir de agir na direção dos seus objetivos.
A chave é aprender a gerenciar o medo, uma frase que costumo usar nos momentos que estou com medo é: “Se está com medo, vai com medo mesmo” e então faço o que precisa ser feito.
Vou compartilhar alguns passos para você aplicar no momento em que sentir medo:
- Identifique o medo
O que exatamente te causa medo? É o medo de falar em público? Medo de ser julgada?
- Questione
Sabendo o que você teme, questione a origem desse medo, porque você sente esse medo? Ele é real? Outras pessoas também sentem o mesmo medo?
Nesse ponto muitas vezes você irá perceber que está deixando a situação muito maior do que ela realmente é, e por isso sente medo.
- Visualize o sucesso
Se veja superando o seu medo e as coisas fluindo bem e alcançando o sucesso desejado. Aqui você vai treinando o seu cérebro para uma nova forma de ver a situação.
- Enfrente o medo
Faça algo que você sinta medo, comece com pequenos passos e vá aumentando gradativamente. A cada passo sua autoconfiança vai aumentar e você se sentirá mais capacitada
- Aprenda com as experiências
Toda experiência, seja ela positiva ou negativa tem algo para ensinar. Tire lições de todas as experiências.
Superar, vencer o medo e se sentir confiante é um processo, não se culpe quando sentir medo de uma situação.
Continue trabalhando em você, construindo sua versão confiante, com o passar do tempo você se sentirá cada vez mais capaz de enfrentar qualquer desafio que surgir em seu caminho.
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.