Marketing vem da palavra Market e significa Mercado. Isso nos leva a conclusão que devemos conhecer melhor o mercado em que atuamos.
Conhecer os clientes consiste em produtos e serviços que satisfaçam a suas necessidades e os desejos.
E qual é o principal Objetivo do Marketing nas organizações?
É ajudar a empresa a atingirem suas metas, a aumentarem suas vendas e consequentemente sua lucratividade.
Para isso, os estudiosos citam os famosos 4 P’s do Marketing
O Produto ou serviço segundo (Kotler 2000) precisa ser desenvolvido de acordo com a satisfação das necessidades do consumidor.
O Preço faz parte do processo de posicionamento da empresa e deve ser competitivo com os produtos ou serviços da Concorrência.
A Praça envolve três áreas: a localização (praça); suas instalações, Layout (ponto de venda) e a sua distribuição (logística).
A Promoção é todo esforço da organização em se comunicar com os clientes Ex: Relações Públicas, Merchandising, propaganda, publicidade, promoção de vendas, força de vendas, venda pessoal, marketing direto etc..
Nesse momento atual já se fala muito em mais 2 P’s muito importante para o Marketing que funciona muito bem com as redes sociais, no quesito de segmentação de público-alvo.
Que é P de Pessoas – A vantagem competitiva obtida por meio das pessoas passa a ser hoje em dia um grande diferencial. Manter um relacionamento com seus clientes vem sendo encarado como uma prioridade para várias empresas
O P de Pesquisa – Conhecer a sua clientela é a chave para o sucesso do marketing da sua empresa; Você tem que saber as respostas: O que as pessoas percebem? O que elas precisam e esperam hoje e no futuro?
Os consumidores são o foco principal de qualquer empresa e sem conhecê-los fica muito difícil tomar uma decisão assertiva no marketing.
O segredo está no conhecimento profundo do mercado; é o grande diferencial competitivo de uma empresa, que é criar valor para o consumidor.
Bom, e a tecnologia hoje é uma grande aliada nessa “briga” de estratégias para conhecer melhor o nosso cliente e atraí-lo para nossa empresa.
O Próprio Google Oferece Ferramentas Gratuitas para você fazer pesquisas e conhecer melhor o seu público.
Um exemplo é o Google Forms – prepare uma enquete rápida, crie um questionário, colete endereços de e-mail para enviar um boletim informativo, gerencie inscrições em eventos, e muito mais.
As respostas das informações são coletadas de forma automática e organizadas nos formulários, com gráficos em tempo real. Então, não tem mais desculpas, vamos arregaçar as mangas e partir fazer pesquisas e conhecer quem é o nosso público.
A partir daí poderemos dar o próximo passo. Qual é a melhor forma de se aproximar desse público?
É o tema da nossa próxima matéria
Um Beijo e até lá.