Pare de errar em suas postagens! Veja já o que você pode e deve fazer nas redes sociais para garantir uma boa audiência e a boa imagem de seu negócio do setor de Foodservice.
De uma coisa todos temos certeza: as redes sociais e sites de avaliação são os meios mais utilizados hoje para busca informações sobre bares, restaurantes e cafés. Está certo que o Google também ajuda.
Mas diferentemente de ferramentas de busca, as redes sociais não propagam apenas a informação para o seu cliente sobre o que seu estabelecimento oferece, onde está localizado, quais são os horários que ele funciona e por que ele é tão especial.
Já as redes sociais trazem uma comprovação social dessa informação. Elas permitem identificar se negócio do setor de Foodservice é realmente bom por uma avaliação de pessoas que já frequentaram. E esse tipo de informação dá mais credibilidade.
A avaliação feita em redes sociais não é só a partir de uma nota dada. Ela é mais subjetiva e abrange o que as pessoas falam de você e a interação que você mantém com o seu público.
Envolve desde elogios, críticas e sugestões que você recebe até o seu tempo de resposta a um comentário, por exemplo. E por isso, o bom uso das redes sociais pode ser uma oportunidade nesses negócios.
Hoje, quase todo mundo usa redes sociais. Facebook, Instagram e WhatsApp são apenas algumas dessas mídias amplamente utilizadas. Apesar disso, muita gente ama e outro punhado odeia.
Geralmente quem detesta mídia social ou é porque não está muito ligado às novas tecnologias de comunicação, não sabe utilizar ou não gostam de se expor por algum tipo de receio.
Mesmo aquele que não faz o uso frequente das redes sociais, pode se render aos seus encantos pelo simples fato de dar acesso facilitado a um determinado tipo de informação.
Pode ser apenas por querer saber por onde anda aquele antigo conhecido dos tempos de escola ou aquele parente de longe. Pode ser até mesmo por querer saber um pouco mais e se informar mesmo sobre gente que está por perto (não adianta esconder!).
Mas, outros se rendem e se encantam pela facilidade e agilidade na comunicação e no acesso às informações. E nisso está a grande sacada para negócios do setor de Foodservice. E o perigo também.
A grande sacada é que estar nestas mídias é fundamental para ver e ser visto. No entanto, a notoriedade nesses meios se dá de maneira espontânea pela interação que sua marca, que sua mensagem, ou que você promove com o seu público.
Não é um meio de apenas pensar em postar e criar conteúdos para divulgar o negócio, criar promoções ou para comunicar algo.
Mídias sociais é um caminho para dialogar com seus clientes e com quem está interessado em conhecer o que você tem para oferecer para ele. Isso independente de se você é bar, restaurante, café, panificadora, loja de calçados ou vende tecnologia por aí.
No entanto, principalmente para o uso comercial, a questão é que o uso deve ser consciente do efeito que ele causa no público.
De outro lado, o uso deve ser estratégico pelo planejamento que envolve a criação da mensagem, tom, linguagem, conteúdo e imagens para interagir e manter a boa imagem nestes canais. É uma via de duas mãos.
E nesse meio, já vi de tudo por causa do erro no uso nas mídias sociais. Negócios que perdem clientes por postar conteúdo com posicionamentos contraditórios. Por serem grosseiros com clientes em mensagens ou mesmo deixarem de responder.
Enviar mensagens erradas ou para pessoas erradas. Divulgar dados que deveriam ser confidenciais.
Apelarem no uso de promoções e mensagens para atrair clientes. Isso, dependendo do tom e da frequência usada, pode piorar a situação e deixar o cliente desconfiado.
Afinal, se precisa tanto é por que tem algo de errado com o negócio, não?!
Assim, seguem 4 dicas sobre como melhorar o uso de suas mídias sociais:
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Jamais mecanize suas páginas ou artificialize a comunicação.
Que fique claro: não digo que não devem ser agendadas publicações. Isso sim, pois afinal ninguém tem tempo a perder ficando o dia na frente do computador criando conteúdo.
Ainda mais se for você mesmo que administra seu negócio, que cuida dos funcionários, do cardápio e ainda faz o papel de social media.
O que quero dizer é que você jamais deve deixar postagens estritamente comerciais e meramente informativas. Lembre-se que mídias sociais é para interação. Seu público estará te observando, te acompanhando.
Então, traga para você o que mais tem de precioso e que este tipo de meio pode proporcionar: o feedback de seu cliente, a possibilidade de conhecê-lo melhor, de dialogar com ele e com isso ter informações para você sempre oferecer o que ele espera. Torne a comunicação o mais pessoal possível para isso.
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Tenha frequência, mas acima de tudo, consistência.
Quem não é visto não é lembrado. Certo, até concordo. No entanto, pecar pelo excesso também pode ser fatal. Toda hora aparecer na timeline do seu cliente pode ser cansativo e até mesmo fazer com que ele enjoe de você.
Prefira ter conteúdos mais robustos, mais consistentes, do que simples postagens por ter, mas que pouco agregam para ele.
Sabe aquela sensação gostosa de expectativa, de esperar por algo que realmente será espetacular como uma ceia de natal? Isso mesmo! Faça seu público ter vontade e ter expectativa do que você vai oferecer a ele. Faça ele querer te ver.
Não o force a te ver monotonamente toda hora só pelo simples fato de ser visto.
Saiba o melhor dia e horário para publicar e, acima de tudo, saiba o que publicar para que aquele conteúdo seja reconhecido realmente como algo pertinente para ele. Ah! E outra forma de criar consistência que você deve ter cuidado é com aplicação de sua marca e padrão visual das postagens.
Ter uma identidade visual para a lembrança de marca é fundamental!
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Seja criativo!
Surpreenda seu público com o que você posta. Se você tem o melhor cardápio da sua região, use isso a seu favor. Mas não apenas para vendê-lo. Promova de forma alternativa contando como seus pratos são feitos, de onde vem os ingredientes e porque utilizam isso.
Dê valor ao que você oferece.
Observações à parte: não é para dar a receita, mas sim dizer o porque o que você faz é tão especial e bom. Se você tem um ambiente legal, por que não promover esse ambiente com postagens não óbvias sobre ele? Sobre os seus colaboradores?
Garanto que seus clientes vão gostar de ver um pouco mais sobre o local que eles frequentam, mas de forma mais pessoal, menos óbvia do que promoção de vendas e técnicas para atrair seu público para o consumo. Ou seja, fuja do clichê.
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Saiba gerenciar crises (e seja rápido nisso).
Todos nós que estamos acostumados com o dia a dia de bares e restaurantes e sabemos o quanto dinâmico é; não só nas operações do negócio, como também, nas redes sociais tudo é para ontem.
Então, se seu cliente chega e é mal atendido, se seu estabelecimento não tinha reservado a mesa que ele pediu, se serviu comida fria, se …se… se…
Se inúmeros problemas acontecerem ou apenas um, mas que cause um “bafafá” para o cliente, isso pode ser alvo sim de críticas nas redes sociais. E críticas em redes sociais é mais que viral. É quase que um efeito cascata.
Uma pessoa mal atendida e que ficou insatisfeita te avalia negativamente, ou seja, ela estará predisposta a dar uma nota baixa lá na sua avaliação nas redes sociais ou em guias da cidade. Com uma avaliação negativa, a sua média já tende a cair.
E se você tiver um baixo número de avaliações realizadas por outros clientes a sua nota não cai. Ela despenca.
Além disso, se ele fizer um comentário, quantas pessoas vão ver? Quantas vão compartilhar? E quantas vão comentar a respeito? Lembra da máxima que se uma pessoa fica satisfeita ela não vai comentar muito (afinal, isso é sua obrigação).
Agora, se ficar insatisfeita pelo menos outras dez pessoas saberão? Nas redes sociais esse efeito não se soma. Se multiplica.
Então, use essas dicas e arrase agora mesmo no uso de suas redes sociais! Se você precisar de uma mãozinha na gestão de seu Facebook, Instagram ou outras mídias online conte com o apoio da nossa equipe da ConsultoriaAnalise.com!
Fazemos desde a análise da sua reputação on-line, planejamento de ações, calendário de postagens até o treinamento da equipe para implementar as ações e gerenciar crises de seu bar, restaurante, mercado, panificadora ou qualquer outro negócio do setor de Foodservice.
Abraços e até a próxima!