A Aeromoça e o Comissário de Bordo dão asas seguras e confortáveis aos passageiros que precisam voar.
Em 31 de maio de 1973 aconteceu o Primeiro Congresso Mundial dos Comissários de Voo, COMCOV, com profissionais de 44 países.
Este importante evento ocorreu no Hotel Nacional Rio, no Rio de Janeiro.
No final desta reunião surgiu a Internacional Flight Attendants Association – IFAA (Associação Internacional dos Comissários de Voo).
A partir deste acontecimento, no dia 31 de maio passou a ser comemorado o Dia Internacional da Aeromoça e do Comissário de Voo.
A profissão de aeromoça surgiu em 1930 quando a enfermeira, Ellen Church, sugeriu à companhia, Boeing Air Transport , a presença de uma enfermeira durante os voos para acalmar os passageiros.
Pois já, naquela época, alguns passageiros passavam mal com: crises de medo de voar, enjoos, etc.
A companhia fez uma experiência através sugestão da jovem.
Assim todos notaram que os passageiros se acalmaram apenas com a simples presença de uma enfermeira a bordo.
Assim mais enfermeiras foram contratadas para os aviões. Deste jeito surgiu a profissão de aeromoça.
Porém a Boeing passou a exigir padrões estéticos destas profissionais com relação ao peso e altura. Também pediu para que elas fossem solteiras.
Até que veio a Segunda Guerra que precisou de enfermeiras em terra. Desta maneira mulheres de outras profissões passaram a trabalhar nesta função.
Nos anos 50, o sindicato pediu para que não fossem exigidos padrões estéticos tão rigorosos. Então homens, também, passaram a exercer esta função sendo chamados, assim, de comissários de bordo.
O comissário de bordo precisa ter os seguintes conhecimentos, que podem ser adquiridos em curso específico para a função:
- Noções de Psicologia;
- Regras de etiqueta;
- Enfermagem básica;
- Culinária trivial;
- Conhecimentos de socorro aéreo.
O comissário de bordo garante a segurança e a suavidade dos passageiros, durante o voo, com simpatia e delicadeza.