Olá gente linda, saudades de vocês.
Estamos de volta com os assuntos que vocês mais amam: cabelos. Inaugurarmos esse retorno atendendo uma lista gigante de pedidos: os cabelos loiros.
Já que nem todas fomos agraciadas com a bênção de nascer loiríssima, somos obrigadas a apelar ao artificial, a métodos de clareamento.
As descolorações são responsáveis por 80% dos danos severos nas fibras capilares, causando inclusive quebras horrendas conhecidas como – corte químico.
Além da enorme responsabilidade de tratar intensamente as madeixas (e quero alertar aqui que hidratação não é tratamento, assim como, receitas caseiras não trazem reparação real aos fios) ainda temos que lidar com o amarelamento dos fios.
Esse amarelamento se chama oxidação e acontece por causa do excesso de oxigênio dentro dos fios deixado pela água oxigenada e também pela alta porosidade causada pela descoloração.
É aí que entra as nossas coleguinhas: tonalização e matização.
Tonalizar é muito diferente de matizar. São técnicas diferentes realizadas com produtos diferentes e procedimentos diferentes.
A tonalização é um procedimento realizado logo após a descoloração com colorações permanentes e OX para DAR TOM ao cabelo descolorido.
Já a matização é um procedimento de correção leve de cores indesejadas com a função de MANTER O TOM dado ao cabelo descolorido feita com máscaras matizadoras.
Muita gente tem o péssimo hábito de usar violeta genciana para matizar os loiros sem precisar ir ao salão ou ainda de usar com frequência os kits shampoo e condicionador roxinhos.
Por que péssimo hábito?
No caso da violeta o ressecamento da fibra já danificada pela descoloração aumenta em 80% piorando muito a integridade do fio. Por isso tantos cabelinhos loiros com aspecto de palha e sempre manchadinhos de roxo.
Já no caso das máscaras e kits matizadores o problema está no uso indiscriminado é frequente. Isso causa um acúmulo de pigmento nos fios dificultando abertura de tons no retoque das suas mechas.
Essa dificuldade obriga o profissional ou a aumentar a volumagem da OX ou a repetir o processo de descoloração, o que acaba por destruir a fibra.
Então para vocês que querem manter um loiro lindo, saudável, brilhante e com durabilidade da cor, sigam essas dicas:
- Procure um profissional capacitado para fazer o seu loiro;
- A tonalização deve sempre por regra ser feita com coloração correspondente ao fundo de clareamento. Não adianta tonalizar com 12.11 se o fundo de abertura foi 8. A coloração usada deverá ser 8, a nuance varia de acordo com seu desejo, se bege, se dourado, se pérola, etc.;
- Para a tonalização durar e seu loiro se manter maravilhoso por mais tempo é indispensável cronograma capilar realizado por um profissional que entenda de tabela de pH. Ele precisa balancear o pH do seu cabelo e reduzir a porosidade porque cabelo poroso não segura cor e oxida muito mais rápido;
- Matizadores devem ser usados no máximo a cada 15 dias de acordo com as indicações do profissional;
- Cronograma, cronograma, cronograma sempre. Antes de fazer o loiro, durante o procedimento e após fazer o loiro. Cabelo independentemente da cor, etnia e tipo só fica bonito se for verdadeiramente tratado.
Não existe milagre, produtos mágicos ou segredos obscuros e mirabolantes.
O verdadeiro segredo dos cabelos loiros bafônicos está no tratamento correto, na integridade da fibra.
Quanto mais saudável estiver seu cabelo mais lindo ele ficará.
Clique e acesse meus outros artigos.
Beijos e até a próxima