Search
Close this search box.

Comunicação não verbal: a mensagem das cores

Você sabia que a comunicação não verbal também é realizada através da mensagem das cores?

Todas nós já ouvimos a expressão “estava escrito na sua cara” quando alguém se refere à uma comunicação não verbal emitida por outra pessoa.

Além das expressões faciais, dos gestos e até mesmo das expressões corporais, nós também nos comunicamos através das cores.

Nem sempre essa comunicação é feita de forma clara, pois a escolha das cores para as roupas, acessórios, móveis ou objetos que nos rodeiam muitas vezes é feita de forma subjetiva.

Quando estamos tristes ou preocupados tendemos a usar cores escuras, quando estamos alegres e satisfeitos procuramos cores vivas.

Qual a mensagem transmitida pelas cores?

Conhecer as mensagens que cada cor transmite é importante para escolhermos o que vestir ou como decorar nossos ambientes residencial ou comercial.

Vou apresentar a seguir as mensagens transmitidas por algumas cores:

AMARELO: Transmite criatividade, dinamismo e otimismo. Assim como o vermelho é uma cor que irá tirar você do desanimo. Usada sozinha irá transmitir despojamento e até uma certa irresponsabilidade.

VERMELHO: Ele está associado à sedução e sensualidade, porém quando em tons mais escuros e fechados, transmite elegância, requinte e firmeza. O vermelho certamente irá atrair olhares e servirá para elevar seu astral caso esteja desanimada.

CINZA: Transmite sabedoria, profissionalismo e equilíbrio. O tom brilhante dessa cor, prata, remete à modernidade, novidade e inovação.

ROSA: É a cor romântica e suave. Remete ao cuidado e delicadeza. Porém, em tons vivos, transmitirá ousadia e até mesmo rebeldia.

VERDE: Essa cor transmite harmonia, sensibilidade e relaxamento. Em tons mais escuros, transmitirá segurança e firmeza. Em tons mais claros suavidade, frescor e tranquilidade.

AZUL: Está ligada às sensações de calma, relaxamento e harmonia. Em tons escuros comunica sabedoria, poder e conservadorismo. Em tons claros delicadeza, frescor e suavidade. Já tons vivos irão transmitir criatividade, ousadia e modernidade.

PRETO: Assim como o roxo, o preto também é contraditório. Pode transmitir força, luxo e distinção ou pessimismo, tristeza e luto. O uso do preto pode denotar rebeldia, modernidade ou elegância. Sua interpretação é bastante variada.

MARROM: A cor transmite simplicidade, responsabilidade e produtividade. A combinação de variações de marrom (escuro, caramelo e bege) transmitirá elegância e credibilidade. Essa cor está ligada à terra, ao natural, sugerindo também segurança e solidez.

ROXO: Essa cor é contraditória, pois em nossa cultura, além de remeter à nobreza, ao luxo e à extravagância (principalmente quando associado ao dourado), ela também remete ao fúnebre e à melancolia. A variação mais clara dessa cor, o lilás ou lavanda, irá transmitir a mensagem de criatividade e abertura às transformações.

BRANCO: A cor da paz. Comunica humildade, pureza, clareza e positividade. Ao vestir-se de branco a mensagem transmitida será de confiança, simplicidade e dignidade. Por isso é tão usado nas festividades de “réveillon”.

Como usar as cores?

Ao fazer combinações de cores, você poderá transmitir várias mensagens e não apenas uma.

Por exemplo, ao combinar cinza com amarelo, você transmitirá profissionalismo e energia, fazendo com que as pessoas ao seu redor saibam que estão diante de alguém equilibrada e otimista.

Tenho certeza que você está em dúvidas sobre como fazer combinações das cores, pois além de combinar as mensagens transmitidas por cada uma, é preciso combinar as cores efetivamente.

Para facilitar a sua vida existe o círculo cromático.
Círculo Cromático

Essa ferramenta serve para que você descubra quais cores combinam entre si, podendo fazer até seis combinações, e está disponível na internet em sites específicos ou até mesmo em aplicativos.

Lembre-se de que você é seu cartão de visita e quanto mais assertiva for a mensagem transmitida através da sua imagem, melhor!

Picture of Ilse Gaedke

Ilse Gaedke

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram