Search
Close this search box.

Cuidado com o otimismo nos negócios sem uma dose de realismo

Você é uma empreendedora otimista ou Realista?

Excesso de otimismo nos negócios sem uma dose de realismo pode te levar a resultados não esperados e causar prejuízos e decepções.

Vamos esclarecer que ser otimista é sempre muito bom, pois além de motivador, o otimismo é contagiante, gera vontade de fazer acontecer. Em excesso ele esconde fatos importantes a serem considerados.

Precisamos ter atenção com o exagero do otimismo nos negócios que sem uma dose de realismo pode levar seu negócio a resultados não esperados, gerando frustração e baixo rendimento.

Estamos na era de que podemos tudo que nossa mente imagina, claro que com todo esforço e conhecimento necessários, porém vejo muitas pessoas empreendedoras se fixarem muito nas questões que tem tudo para dar certo e na ânsia de realizarem seus sonhos esquecem de olhar o que é real.

A realidade nem sempre é bela, muitas vezes denuncia que será necessário mais empenho, custo e tempo do que gostaríamos e isso pode ser desmotivante, daí o desejo de ver só o lado bom.

Com receio de ser pessimista acaba não olhando com cuidado certos indícios pouco entusiastas.

Muitas pessoas confundem ser realista com ser pessimista.

Há uma grande diferença, começando pelo fato de que o realista vê a situação não favorável como algo possível de ser solucionado, sem se desmotivar, ainda que se chateie com isso.

O pessimista pensa em desistir, procrastina, faz que a situação não tem muita importância e deixa de ver soluções.

Se deixa levar pelo negativo, desconsiderando os bons resultados e esquecendo do que o fez começar.

Ser realista é uma postura de pessoas autorresponsáveis, de pessoas que realmente acreditam no seu potencial a ponto de olhar com cuidado tudo que envolve seu negócio para ter menos dificuldades, para não sentir pego de surpresa.

A realidade assusta quem se sente frágil para enfrentar os desafios, quem não quer tanta dificuldade, quem pensa que basta acreditar que dá certo.

Olhe para o seu negócio com a certeza de que tudo é possível desde que você se dedique e tenha visão geral, real, das situações que envolvem o seu empreendimento e sempre pensando que tudo tem partes positivas e negativas e essas vistas de frente diminuem de tamanho.

Picture of Adriana Barreto

Adriana Barreto

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram