Rafael Nadal e sua história emocionante.
Rafa: Minha história é uma história de vida, de luta, de resistência, concentração e acima de tudo, de superação e de como superar seus medos e vencer no mundo atual.
Tenho buscado ler coisas novas, fugindo do meu habitual de leitura, e como tenho buscado ler mais biografias, me deparei com o livro do Rafael Nadal, tenista de alta performance e que bom que eu tenho saído da minha zona de conforto da leitura, porque esse livro simplesmente me surpreendeu, e eu amei conhecer um pouco mais sobre a vida desse tenista maravilhoso.
Como aqui em casa tenho dois tenistas, meu marido e meu filho, sempre assisto um jogo de tênis, claro que Nadal é um dos meus tenistas favoritos, não só pelo carisma que ele demonstra em seus jogos, mas também pelo seu espetacular desempenho.
Hoje ele é o segundo do ranking mundial, já venceu 19 títulos de grand slam, 95 títulos de nível ATP, 2 medalhas olímpicas de ouro… entre tantos outros títulos… simplesmente um jogador para fazer história.
No livro Nadal, conta um pouco da sua história de vida, em Maiorca (sua cidade natal) e cidade que reside, sua infância, o início da sua carreira, sua relação com a família.
Mas, o que surpreende no livro é a maneira como Nadal narra o jogo do torneio de Wimbledon de 2008, Nadal x Federer, um jogo que marcou sua carreira e que foi de um impacto gritante em sua vida pessoal.
Nadal havia perdido o jogo de 2007 para o Federer, que vencera todas as edições de Wimbledon de 2003 a 2007. Era o sonho de Nadal vencer este torneio, mas o peso da perda do ano anterior o perseguia.
Nadal estava no seu estado de flow, estado de concentração no qual o corpo se movimenta por instinto, é assim que ele entrou em quadra naquele dia.
Em um momento do livro ele fala que pensou:
“Concentre cada átomo de energia, cada célula do seu cérebro e tudo o que você já fez na vida em marcar o próximo ponto”.
Esse nível de performance é que garante o sucesso, claro que num jogo de alto nível como este, o físico, a mente, devem estar trabalhando em conjunto para atingir o sucesso.
No mundo de hoje, que as pessoas estão em busca desse flow, desse fluxo ininterrupto de alto desempenho, ver o Nadal descrever sua trajetória no jogo, mental e fisicamente, nos coloca diante da maior batalha que existe a ser vencida, a batalha consigo mesmo, vencer os medos, as dores e todos os obstáculos que surgem a nossa frente.
Para alcançar a concretização de um sonho é preciso muita superação.
Nadal nos mostrou isso quando ganhou esse jogo, a final de Wimbledon em 2008, foi a mais longa na história do torneio, 4 horas e 48 minutos de pura emoção, de um momento único na história do tênis.
Rafael Nadal é um gênio do tênis, e sua trajetória brilhante, inspiradora.
Um livro que mostra o ser humano, por trás da máquina nas quadras.
Parabéns ao Rafael Nadal.
Sou sua fã incondicional e espero que ele continue nas quadras por muito tempo.
Para quem quiser assistir esse jogo fenomenal de 2008, segue o vídeo: