Um segredo é conhecer o perfil de cada colaboradora
Inspiração é o combustível para formar equipes de trabalho engajadas. No Direito, não é diferente, ainda que com diversas especificidades. Um segredo para montar equipes jurídicas é conhecer o perfil de cada colaborador.
É preciso analisar cada um a partir de suas características e habilidades, percebendo em qual função desempenhará melhor o seu papel. Não adianta colocar uma pessoa que não tem habilidades para atender clientes para fazer isso, por exemplo.
Se falarmos de um time de mulheres advogadas, há casos em que uma delas é hábil para peticionar, mas outra tem habilidade para atender clientes novos, e outras ainda realizam ótimas audiências, e assim por diante.
Temos que ter cuidado para não desprezar alguma pessoa, caso não esteja no lugar em que desenvolverá melhor o seu papel. Por isso, o engajamento está ligado ao exame criterioso do que a pessoa gosta de fazer.
Verificar isso de forma estratégica inclui identificar os vários perfis que podem ser aproveitados na equipe. Na atualidade, uma das melhores características a se manter num time é a alta inteligência emocional.
Se a profissional não sabe tudo da parte técnica, ela pode muito bem aprender, mas a inteligência emocional é primordial para que uma equipe cresça de forma global e obtenha sucesso no longo prazo.
Além disso, analiso sempre a proatividade: pessoas que são ágeis no fazer sem ter a necessidade de toda hora alguém estar mandando. Elas resolvem os problemas de uma forma rápida e eficaz e, assim, agilizam as questões da equipe.
Características indispensáveis nas equipes
Pessoas flexíveis, que se adaptam de forma fácil a mudanças, bem como as comunicativas, conseguem se relacionar com facilidade com os colegas de trabalho.
Compromisso com horários e prazos representa responsabilidade no ambiente de trabalho e é primordial em toda equipe. Cumprir as tarefas, indo além do que é solicitado, é um passaporte para se destacar e ganhar o coração da chefia.
Isso mostra que a colaboradora não está apenas cumprindo tarefas, mas investindo na empresa.
Além disso, humildade é um requisito indispensável, pois permite desenvolver o autoconhecimento. Afinal, o orgulho ofusca a visão do todo e impede a pessoa de pedir ajuda ou mesmo ajudar os outros.
Por fim, a confiança e a lealdade também devem ser analisadas. Por meio delas, a chefia sabe que pode contar com aquela colaboradora na equipe.
Valorização da equipe garante sucesso no relacionamento
A capacidade da chefia de ouvir a equipe auxilia na gestão do grupo e da empresa. É fundamental ouvir o colaborador, inclusive as questões que podem não ser positivas.
Esse diálogo também envolve reconhecer o trabalho da colaboradora para que se sinta valorizada e seja motivo de exemplo. Acionar esse mecanismo é uma ótima estratégia por meio de feedbacks mensais.
A concretização de uma relação de sucesso entre empresa e equipe é o reconhecimento financeiro.
Nessa direção, estabelecer um plano de carreira, que apresente um quadro evolutivo dos salários e cargos conforme a performance de cada uma, é muito enriquecedor para todas. Afinal, não basta apenas cobrar a equipe: é preciso valorizá-la e de fato engajar a todos dentro do escritório.