Inteligência emocional implica em gerenciar as emoções
Dominar as emoções é um grande diferencial profissional e característica cada vez valorizada por recrutadores e empregadores nos últimos tempos.
Essa característica se define como habilidade comportamental, contemplada pelas soft skills.
Dessa forma, a inteligência emocional nos negócios é uma dessas habilidades e implicam em entender e gerenciar as emoções, ajudando na forma de conduzir as diferentes situações do dia a dia.
Ter inteligência emocional envolve conseguir administrar as próprias emoções com foco claro nos objetivos. Ou seja, não se deixando levar por frustrações, decepções ou ilusões.
Gerenciar e dominar as emoções traz ganho de produtividade.
Quer ter uma boa produtividade e desempenho? A inteligência emocional auxilia a ser mais assertivo nas ações e metas.
Conforme a empresa internacional de coaching voltada para inteligência emocional Talent Smart, 90% das pessoas que têm desempenho elevado no trabalho possuem inteligência emocional (IE) elevada, enquanto 80% com baixo desempenho têm baixa IE.
Se você conta com inteligência emocional, terá um comportamento no trabalho de uma forma em que os conflitos do dia a dia não impedirão de prosseguir ou de tomar decisões. Já o contrário também é verdadeiro.
Caso seja conduzido somente pelas emoções, é provável que a produtividade diminua, o que aumentará a distância do alvo. Em relação à equipe, também há algumas lições importantes da inteligência emocional.
Já falamos inclusive sobre o engajamento das equipes e a inteligência emocional estimular o time a focar nos objetivos.
Essa habilidade tem como principal benefício construir um ambiente saudável de trabalho, que torna as pessoas empáticas com as outras, aprimorando os relacionamentos e contribuindo para a evolução da empresa.
Na minha área, a do Direito, ter inteligência emocional é um diferencial de sucesso. A pressão que a atividade da advocacia traz é um gatilho muito forte para que uma pessoa perca facilmente o controle.
A orientação é que se chegue a uma inteligência emocional ativando o desenvolvimento do autoconhecimento, para que no dia a dia se possa gerenciar os mais variados momentos e, a partir disso, aprimorar a sua carreira.
Para o advogado que quer abrir o seu próprio negócio, é importante que saiba que muitos desafios serão ultrapassados com a inteligência emocional. Somente assim será mais fácil transformar planos em realidade.
Muitos profissionais almejam ter o seu próprio negócio, mas, em razão dos desafios que enfrentam, acabam por desistir no meio da jornada. Contudo, uma maneira do negócio dar certo, é pensar a longo prazo de uma forma equilibrada – algo que se consegue por meio da inteligência emocional.
É essencial, portanto, controlar preocupações exageradas e estimular o hábito da organização e do planejamento estratégico. É assim que a inteligência emocional apresenta as suas ferramentas na obtenção da excelência no empreender.