Search
Close this search box.
Dominar as emoções

Dominar as emoções no ambiente profissional é diferencial

Inteligência emocional implica em gerenciar as emoções

Dominar as emoções é um grande diferencial profissional e característica cada vez valorizada por recrutadores e empregadores nos últimos tempos.

Essa característica se define como habilidade comportamental, contemplada pelas soft skills.

Dessa forma, a inteligência emocional nos negócios é uma dessas habilidades e implicam em entender e gerenciar as emoções, ajudando na forma de conduzir as diferentes situações do dia a dia.

Ter inteligência emocional envolve conseguir administrar as próprias emoções com foco claro nos objetivos. Ou seja, não se deixando levar por frustrações, decepções ou ilusões.

Administrar bem as emoções
Administrar bem as emoções é uma habilidade que pode ser desenvolvida

Gerenciar e dominar as emoções traz ganho de produtividade.

Quer ter uma boa produtividade e desempenho? A inteligência emocional auxilia a ser mais assertivo nas ações e metas.

Conforme a empresa internacional de coaching voltada para inteligência emocional Talent Smart, 90% das pessoas que têm desempenho elevado no trabalho possuem inteligência emocional (IE) elevada, enquanto 80% com baixo desempenho têm baixa IE.

Se você conta com inteligência emocional, terá um comportamento no trabalho de uma forma em que os conflitos do dia a dia não impedirão de prosseguir ou de tomar decisões. Já o contrário também é verdadeiro.

Equilíbrio e satisfação causam efeitos sobre o comportamento no trabalho
Equilíbrio e satisfação causam efeitos sobre o comportamento no trabalho

Caso seja conduzido somente pelas emoções, é provável que a produtividade diminua, o que aumentará a distância do alvo. Em relação à equipe, também há algumas lições importantes da inteligência emocional.

Já falamos inclusive sobre o engajamento das equipes e a inteligência emocional estimular o time a focar nos objetivos.

Essa habilidade tem como principal benefício construir um ambiente saudável de trabalho, que torna as pessoas empáticas com as outras, aprimorando os relacionamentos e contribuindo para a evolução da empresa.

Na minha área, a do Direito, ter inteligência emocional é um diferencial de sucesso. A pressão que a atividade da advocacia traz é um gatilho muito forte para que uma pessoa perca facilmente o controle.

O profissional obtém mais sucesso por meio da inteligência emocional
O profissional obtém mais sucesso por meio da inteligência emocional

A orientação é que se chegue a uma inteligência emocional ativando o desenvolvimento do autoconhecimento, para que no dia a dia se possa gerenciar os mais variados momentos e, a partir disso, aprimorar a sua carreira.

Para o advogado que quer abrir o seu próprio negócio, é importante que saiba que muitos desafios serão ultrapassados com a inteligência emocional. Somente assim será mais fácil transformar planos em realidade.

Muitos profissionais almejam ter o seu próprio negócio, mas, em razão dos desafios que enfrentam, acabam por desistir no meio da jornada. Contudo, uma maneira do negócio dar certo, é pensar a longo prazo de uma forma equilibrada – algo que se consegue por meio da inteligência emocional.

É essencial, portanto, controlar preocupações exageradas e estimular o hábito da organização e do planejamento estratégico. É assim que a inteligência emocional apresenta as suas ferramentas na obtenção da excelência no empreender.

Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.

Picture of Isabela Brisola

Isabela Brisola

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram