A estação do ano mais charmosa e colorida inicia-se no dia 22 de setembro. Atualizar nossas vitrines com o clima de primavera e com as novas tendências, faz com que o cliente perceba que a estação mudou. Esta atualização faz o cliente entrar no clima da nova estação e isto é vital para sua loja.
Para te auxiliar nesta etapa, chamo a atenção em alguns pontos essenciais para não errarmos na vitrine de destaque e atrairmos a atenção dos clientes em potencial para sua loja, e por consequência, aumentar suas vendas.
Inicie a definição do tema para a vitrine de primavera escolhendo elementos que lembram esta estação do ano, como por exemplo flores, pássaros, borboletas, cores, balões, etc. Sua inspiração pode estar presente na coleção principal, como estampa, cores, styling, etc..
É de extrema importância que ela, vitrine, passe a mensagem correta e mantenha a identidade da marca e coleção que você quer dar destaque, como a coleção principal.
A definição da paleta de cores é muito importante. Uma dica é ver a cor da temporada indicada pela Pantone (Fashion Color Report Spring 2016). Assim, sua vitrine acompanhará a tendência. Esta escolha de cores deve ser feita de forma que valorize os produtos expostos e não se sobressaíam a eles, não esquecendo que a paleta sirva também, para as demais escolhas dos elementos e estampas que irão compor a vitrine.
Veja o exemplo da Miss Selfridge em Londres. Ela apresenta a proposta de cenografia com um jardim de papel cartão. O resultado é incrível e trás uma leveza e frescor para a criação. Desenvolvida pelo estúdio CCLR.
Outra dica é o CASE da Vitrine cenográfica da Hermès Ginza em Tóquio, desenvolvida pela artista Isabelle Dacron, que inspira-se no elemento água e que também transmite uma mensagem de cunho social.
“O que eu tento fazer em todos os meus projetos é abordar uma questão específica. Ou relacionados com o desperdício de energia, o uso errado de recursos não renováveis ou comportamentos sociais”. Isabelle Daeron.
Buquê de flores, fitas e uma paleta de cores bem colorida, assim como a coleção exposta dentro da loja.
Foto: Jessika Martins Bona, Burberry, Milão 2016
A vitrine da Gucci tira partido da estampa da coleção exposta para aplicar nas paredes laterais e piso. Os televisores apresentam uma sequencia de imagens apresentando a nova coleção.
A Burberry, da Via Monte Napoleoni em Milão, transformou a calçada em uma grande exposição de flores naturais, despertando o sentido olfativo para lembrar ainda mais a chegada da primavera.
Já a vitrine da Cartier explora a delicadeza das folhas em forma de arte como fundo em dourado e azul em harmonia, valorizando a coleção.
O neon utilizado de forma pontual, em elementos, dá grande destaque para a vitrine com sua luz colorida. A vitrine fica com um toque de nostalgia.
Com certeza você pode criar uma vitrine atrativa e com conceito sem investir muito dinheiro. Basta lembrar das dicas e deixar a criatividade fluir para encantar seus clientes!