Search
Close this search box.
Mulheres empreendedoras

Mulheres empreendedoras, o que as impulsiona a desenvolver?

Confira como ter uma carreira com propósito e sucesso

Mulheres empreendedoras – Como advogada previdenciária, acompanho de perto os grandes problemas sociais que atingem as mulheres no Brasil.

Também tenho visto, por outro lado, algumas mudanças relevantes. Destaco, principalmente, as transformações que o empreendedorismo pode trazer. Informações da Rede Mulher apontam que o nosso país ocupa a sétima posição no ranking mundial de empreendedorismo feminino.

Mulheres empreendedoras, o que impulsiona o seu desenvolvimento nos negócios?

Com certeza, conhecer as suas habilidades e acertar na escolha na sua área de aptidão, buscando se destacar, são estruturas desse impulso. Nessa linha, para quem começa, digo que buscar conselhos de mulheres que já chegaram onde queriam é uma boa estratégia.

Nesse caso, sem dúvidas, a união faz a força. Aprender umas com as outras, quais caminhos seguiram e, até mesmo, os erros que cometeram são etapas fundamentais da construção do sucesso.

Mulher - União faz a força
No caso das mulheres, a união sempre faz a força.

Outro ponto que jamais deve ser esquecido é o de realizar o necessário estudo e a atualização constante quando se quer sucesso no empreendedorismo.

É dessa maneira que a profissionalização será um pilar da carreira, com a possibilidade de pavimentar uma alternativa sólida de destaque no mercado.

Temos sempre que dar o nosso melhor!

Nessa aprendizagem, se unir com outras pessoas faz parte do processo, não adianta querer fazer tudo sozinha para demonstrar valor e querer obter reconhecimento a qualquer custo.

A humildade, muitas vezes, nos leva a lugares que jamais imaginamos!

Histórias de vida importam

Vim de uma cidade do interior de São Paulo, Itararé, para estudar em Curitiba, capital do Paraná. Meu pai era comerciante e minha mãe professora e, por isso, eu ajudava meu pai no comércio e, nos períodos livres, estudava para o vestibular.

Dessa forma, passei na primeira tentativa, e iniciei a faculdade de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, com meus pais trabalhando muito para que eu pudesse realizar os estudos.

De alguma forma especial, eu sabia que, assim que terminasse a faculdade, abriria o meu próprio escritório. Na época, tinha acabado de casar, então combinei com meu marido que viveríamos apenas com a renda dele e eu sairia do meu estágio para empreender e iniciar nesse novo mundo.

Abri meu próprio escritório em um bairro simples e a compra dos primeiros móveis foi ainda com a ajuda dos meus pais. Contava também com o auxílio do meu marido e ficávamos trabalhando até 21h todos os dias. Assim, o número de clientes foi crescendo cada vez mais.

Estudava cada caso com afinco, algo que faço até hoje, para poder dar o melhor atendimento. As pessoas começaram a gostar tanto que, depois de quatro meses, não conseguia dar conta de todos que me procuravam.

Por isso, a dica é não ter medo de dar o passo certo na carreira! Muitas vezes, o que precisamos é esquecer o medo e acreditar que as coisas podem, sim, acontecer.

E lá se vão 14 anos da fundação do escritório e, hoje, acredito estar em uma fase de expansão para outras áreas com a minha mudança para os Estados Unidos, lugar de onde administro o escritório no Brasil à distância e lidero uma equipe de 12 advogadas.

Liderar mulheres
Liderar mulheres competentes é desafiador, pois temos que ter humildade sempre.

O escritório brasileiro, inclusive, está passando por uma nova fase por meio do marketing jurídico. Digo isso, porque sei que existem muitas fases ainda para eu viver no mundo dos negócios. Nesse sentido, vivo diariamente a minha realização pessoal.

A partir disso, passei a conduzir muitas outras pessoas na busca pela conquista dos seus objetivos trabalhando com mentoria, pois uma das minhas grandes paixões é ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos!

O sentimento de levar outras pessoas junto na minha jornada é algo que me realiza e que não tem preço.

Mulher empreendedora
A mentoria complementa uma vontade profissional conjugada com uma aptidão pessoal.

É claro que para tudo isso precisamos de muita organização e disciplina no enfrentamento dos desafios.

Obviamente, algumas vezes senti medo de não dar conta de administrar tantas responsabilidades e toda a estrutura que veio com o crescimento e as demandas.

Porém, ao olharmos com determinação para nossos alvos, somos motivadas a seguir em frente.

A minha confiança em Deus também é primordial para equilibrar a vida profissional com a familiar, acreditando sempre naquilo que Ele nos ensinou. Os desafios vão existir, mas, ao estarmos com as esferas da vida alinhadas, o sonho vira realidade.

Acreditando em Deus e em você, os planos evoluem, se desenvolvem e a vida acontece.

Mulheres empreendedoras, vão em frente sempre!

Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.

Picture of Isabela Brisola

Isabela Brisola

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram