Para ajudar uma empresa a prosperar, é preciso desenvolver autoridade e ser humilde na troca!
Torne-se um Líder influente na gestão da sua equipe, gerando resultados positivos e crescimento dos negócios da sua empresa.
Alguns desafios que encontramos:
- Como liderar a gestão;
- Como distribuir as funções dentro do negócio;
- Saber delegar sem ser incisivo;
- Aperfeiçoar a gestão de pessoas;
- Trabalhar crenças limitantes;
- Não saber se comunicar de maneira assertiva.
Certamente, há outras questões e, muitas vezes, marcamos o check em todos esses itens. Mas não se considere um líder incompetente.
Quando alguém não quer aprender ou não busca se desenvolver:
- É visto como arrogante;
- Só fala dos seus feitos;
- Acha que não precisa aprender mais;
- É inseguro.
Aposto que ficou pesado preencher essa lista, não é mesmo? Por isso, precisamos desenvolver incessantemente nossa liderança.
Existe um processo e, se você está lendo este artigo, vai entender o processo da liderança:
- Começa em nós mesmos;
- Aplicar com relação ao outro;
- Na organização, transformando-a;
- Participando da sociedade.
Liderar e influenciar pessoas e ter seguidores. Se você olhar para trás e não tiver influenciado ninguém, pode entender que líder você não é!
Você acha que influencia com o seu bom humor ou com uma criança esperneando no shopping? Todos nós somos líderes, pois influenciamos pessoas.
A única diferença é a evidência dessa liderança. Se ela está sendo propagada de uma forma positiva, seu network está crescendo e sua habilidade está sendo desenvolvida!
Sua liderança sem gestão não se sustenta, e sua gestão sem liderança também não vai para frente.
Acredite, ninguém faz a liderança brilhar se você não estiver com os olhos brilhando para fazer o negócio acontecer! A liderança é um dos temas mais desenvolvidos e falados nos últimos 80 anos, e o desafio aqui não é enxergar a liderança em si, mas enxergar o impacto que sua liderança causa ao seu redor!
Imagine-se dentro do mar. Você leva um “caldo”, levanta, respira e leva outro. É mais ou menos isso que acontece quando estamos crescendo em nossa liderança!
Observando o atual cenário em que estamos vivendo, uma das principais mudanças ocorridas é a digitalização, o que levou a mudanças na forma como nos reunimos, gerenciamos negócios e realizamos trabalhos em resultado da pandemia, por exemplo.
As gerações estão interagindo mais, e com a chegada de novas profissões, não há mais relações hierárquicas. Você já percebeu que tem relacionamentos com pessoas de diferentes idades?
A estabilidade é inconstante hoje em dia, e não existe mais aquele orgulho de falar que estamos há tantos anos no mercado, pois empresas novas e disruptivas estão cada vez mais presentes no mercado.
A horizontalidade na hierarquia empresarial é uma realidade com a mudança da maneira como se presta o trabalho. Hoje, em muitas profissões, não existe mais o conceito de “você é meu líder”, e sim somos parceiros de negócios.
Eu vejo isso no meu próprio negócio, onde meus funcionários saíram do cargo para se tornarem prestadores de serviços, o que levou a um alinhamento de funções, visto que estamos voltados para uma administração com foco em resultados, e não mais em processos.
Você tem percebido essas mudanças no estilo de gestão? Chegando a essa conclusão, percebemos que podemos rever o modelo de liderança existente. Partindo para um novo hábito em nossa liderança:
- Autoconhecimento: estamos saindo da posição de comando e controle e passando para ter mais empatia com o próximo, sabendo nossas habilidades e utilizá-las para o bem da sociedade.
- Conhecer a equipe na essência: interagir com sentimentos e emoções com a equipe, onde o emocional está sendo colocado mais à tona nas reuniões.
- Informações: aprender as macrotendências em que estamos caminhando, como o veganismo, a beleza, o bem-estar, estar presente, saúde mental, autocuidado e principalmente a sustentabilidade são temas com grandes focos.
Não podemos negar que as inovações tecnológicas impulsionaram (ou não) nossos negócios, e com isso ampliaram as fronteiras de onde e como podemos chegar.
Estamos vivendo a fase mais avançada do mundo até então, e fazer uso dessa tecnologia só tem a somar em nossa liderança e gestão, como o ChatGPT, Blockchain e a Web3, que são outras tecnologias que trazem soluções disruptivas para nossas finanças, criptomoedas, NFT, etc.
Para nossa geração, essas palavras podem parecer bem diferentes da nossa realidade, mas elas existem! E nós somos a geração responsável por essa transformação, de uma geração autoritária feita por imposição, centralização e escassez.
Para então transitar para uma liderança feita por inspiração, descobrindo talentos e aptidões, incluindo, motivando, conectando, sendo autorresponsável!
E como conectamos isso com o que queremos deixar de legado?!
Sabendo que o mundo caminha para a sustentabilidade, humanização, adaptação a tecnologia, responsabilidade social, quais são as sementes que estamos deixando?
Você já percebeu que o girassol sempre busca a luz? Da mesma forma, quando falamos de liderança, seja nos negócios, em casa ou em nós mesmos, precisamos refletir sobre nossos propósitos – seja para extrair o melhor das pessoas, fortalecer aqueles ao nosso redor, influenciar e contribuir.
Descobrir o seu “porquê” é essencial!
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.