Muito mais simples do que o plano de negócios, o CANVAS possui 09 blocos para preenchimento, que exploram questões emocionais e racionais
Canvas é uma ferramenta em forma de quadro, um modelo de negócio, prático e bastante visual para colaborar com toda pessoa que tem um espírito empreendedor e que quer saber como fazer para que o seu empreendimento dê certo.
Quando você, mulher (e isso serve também para os homens), estiver preparada para registrar de forma escrita tudo que pensa sobre o seu negócio/investimento é sinal que na sua cabeça as ideias já estão organizadas. Então, nada melhor do que documentar esse processo num quadro que vai colaborar para que tenha atenção em todos os aspectos que são essenciais para o sucesso do seu empreendimento. Essa é a metodologia – CANVAS.
Canvas- saiba como fazer
O preenchimento de todos os blocos do CANVAS não precisa ser feito todo de uma vez e é melhor mesmo que não seja. As informações registradas no quadro precisam ser pensadas, analisadas com critério e rigor.
O que também não impede que as informações registradas possam ser alteradas.
Por isso é bom que você se organize para fazer esse preenchimento de uma forma que permita essas alterações. Quem sabe possa usar um quadro branco especialmente para poder anotar e apagar à vontade?! Ou também pode utilizar papéis adesivos para poder descartar quando quiser ou simplesmente escreva com lápis para poder apagar e escrever o que estiver mais de acordo com cada momento da sua vida e do seu negócio.
A forma de registrar as informações precisa seguir uma ordem lógica para que você não fique perdido. Comece assim:
- Segmento de clientes- quem é o seu público;
- Proposta de valor- que valor você almeja entregar para resolver o problema do seu cliente;
- Canais- é o veículo utilizado para a venda;
- Relacionamento com o cliente- é saber o que o meu cliente quer;
- Fontes de receita- tudo que diz respeita a dinheiro;
- Recursos principais- o que é necessário para o empreendimento acontecer;
- Atividades principais- é o que se produz;
- Parcerias principais- todos aqueles envolvidos no processo;
- Estrutura de custos- é o somatório de todos os custos envolvidos.
Quando for iniciar o preenchimento do seu quadro, lembre-se de estar preparado para investir um bom tempo nesse preenchimento. Faça essa atividade com bastante atenção, foco e disposição para que essa ferramenta seja, de fato, um mapa do seu investimento. E antes de registar as suas ideias, permita-se um brainstorming:
- Quem são seus clientes?
- O que eu desejo satisfazer/atender?
- Qual é a minha cartela de produtos e serviços?
- Quais recursos tenho disponíveis?
- Já sei quais são os meus custos?
- Qual é a minha receita?
O seu quadro precisa ser personalizado. O que dá certo para uma pessoa/investimento pode não dar certo para você e o seu negócio. Os modelos de quadro que são facilmente encontrados nos sites de busca, pela internet , servem apenas para direcionar para um preenchimento adequado.
Lembre-se que somente você sabe exatamente o que quer e onde pretende chegar. Organização, conhecimento e ação são os pilares fundamentais para que qualquer investimento tenha sucesso.
Mãos à obra. O mundo precisa de pessoas como você, que têm boas ideias e iniciativa!
* Renata Adriane é palestrante e psicóloga.
https://www.facebook.com/renataadrianepalestrante/