Máxima “a primeira impressão é a que fica” tem muita importância para quem trabalha com atendimento a clientes. Os clientes podem avaliar a capacidade do profissional com base na sua aparência. Por isso, é fundamental acertar na produção. Mas fique alerta para não exagerar. O equilíbrio é a coisa mais importante. Você não pode parecer invisível no seu ambiente de trabalho, mas também não pode ser visto de longe, como alguém que quer chamar a atenção.
Algumas recomendações que podem ajudar:
- Use alguma maquiagem. Cara lavada deixa a impressão de que você acabou de sair da cama, se vestiu e foi trabalhar.
- Cuidado para não cometer excessos com bijuterias e demais acessórios.
- Evite cores muito vibrantes como pink e verde limão.
- Invista em peças básicas que possam ser combinadas com outras peças que você possua.
- A roupa não pode ser tão simples que pareça monótona ou triste, mas também não pode ser tão sofisticada que intimide seus clientes, criando uma barreira entre você e eles.
- Não vista roupas sensuais: justas, curtas, transparentes ou decotadas. Deixa a impressão de vulgaridade e de pouca importância com o intelecto.
- Algum brilho pode sim, mas cuidado com o excesso, tanto nas roupas como nas bijuterias.
- Bolsa: cuidado com o tamanho. Quanto maior o acessório, mais coisas as mulheres colocam dentro deles. Bolsa muito cheia é sinônimo de desorganização.
- Evite unhas muito compridas. Não deixe os esmaltes descascarem. Uma boa dica é manter na bolsa um vidrinho de esmalte da cor que você usa. Assim poderá dar pequenos retoques de emergência.
- Cabelos bem lavados. Não dá para fazer uma escova pensando que ela vai durar uma semana.
- Cuidado com a lingerie. Não pode marcar a roupa, nem aparecer.
- Lembre-se também dos seus sapatos. Assim como as nossas roupas eles também podem precisar de algum reparo.