O Dia dos Namorados, no Brasil, comemora-se em 12 de junho. Esta data movimenta o comércio, pois casais apaixonados trocam presentes.
Na década de quarenta, no nosso país, existia um publicitário católico chamado João Dória (pai do atual Prefeito de São Paulo – Capital). Então vários comerciantes falaram para ele:
- Em junho as quedas nas vendas, no comércio, ficam assustadoras!
- Por favor, traga uma ideia para nos ajudar!
Em 1949, João Dória viajou para os Estados Unidos. Lá viu que existia o Valentine’s Day, que significa Dia de São Valentim, onde casais trocavam presentes. Assim ele pesquisou sobre a vida deste santo e descobriu que São Valentim foi um padre que realizava casamentos escondidos. Deste jeito, Dória pensou:
- Bem que podia surgir um Dia de São Valentim, no Brasil, para movimentar o comércio!
- O problema é que este santo não é conhecido na América Latina. Por isto, corre o risco da moda não pegar.
- Além disto, preciso de uma ideia para aumentar as vendas no mês de junho no meu país.
Desta maneira, antes de dormir, o publicitário fez suas orações pedindo inspirações.
Reza a lenda que, na mesma noite, este homem sonhou com Santo Antônio.
Deste jeito, ao acordar, ele saltou da cama e exclamou:
- É isto, aí!… Farei o Dia dos Namorados, antes da comemoração de Santo Antônio, que é o santo casamenteiro. Assim, neste dia, casais trocarão presentes e movimentarão o comércio em junho.
Então Dória voltou ao Brasil e deu ideias para o comércio comemorar o Dia dos Namorados em 12 de junho.
A primeira campanha do Dia dos Namorados foi lançada em 1949 com slogan
“Não é só com beijos que se prova o amor”
Assim comerciantes passaram a colocar cartazes com poemas como:
“Para agradar a Santo Antônio e conseguir matrimônio, agrade seu namorado primeiro, comprando, aqui, seu presente faceiro”
“Dia 12 de Junho é Dia dos Namorados, Santo Antônio só ajuda quem faz agrados”
Os comerciantes misturaram Poesia e Fé, que são duas combinações que sempre dão certo para impulsionar as vendas. Portanto, se você é empreendedora e deseja lucrar no Dia dos Namorados, decore sua página virtual, ou, loja física com corações e poemas apelativos de autores famosos, sempre citando a autoria deles. No caso do comércio real, vale a pena colocar músicas românticas de fundo no ambiente. Pois isto estimula o subconsciente do cliente a lembrar de seu amado e, por consequência, procurar produtos para presentear a criatura amada.