Setembro: mês da independência do Brasil. E a sua independência financeira você já proclamou?
Muitas de nós esperamos ansiosas a chegada do feriado da Independência do Brasil para termos o tão merecido descanso.
Mas será que nos empenhamos com o mesmo afinco pela nossa independência financeira? O que você faz por seu futuro? Planeja? Investe? Ou está aguardando a aposentadoria para aproveitar a vida?
Você conhece alguém que já precisou escolher entre curtir os filhos ou trabalhar para pagar as contas; viajar com a família ou fazer hora extra, ter dois (ou mais) empregos para aumentar a renda?
Independência financeira é isso: não precisar escolher entre o que deveria ser prioridade para você e ainda ter dinheiro suficiente para ter a vida que merece e deseja. E para atingir este patamar é importante pensar e agir agora. O futuro chega. E chega rápido!
É necessário, então, observar quais são seus hábitos financeiros. Você compra por impulso? Por que está em promoção? Suas aquisições baseiam-se no desejo ou na real necessidade? Analise suas despesas. Gaste apenas com o que faz diferença em sua vida.
Crie o hábito de poupar dinheiro. Pouco importa, neste momento, qual a quantidade que consegue guardar. O mais importante agora é criar este importante hábito. Que tal 10% dos seus rendimentos? Ainda é muito? Comece com 5%, mas comece. Se ficar esperando sobrar dinheiro para começar a poupar, pode ser que este dia nunca chegue!