Uma nova e deliciosa tendência na gastronomia chegou para ficar: as PANCs.
Plantas alimentícias não convencionais sempre foram usadas nas cozinhas das nossas avós, mas agora são reconhecidas como tendência no mundo todo.
Comer flores, folhas e frutos diferenciados que muitas vezes serviam somente para ornamentar casas e jardins, estimulam não só o paladar, mas também a curiosidade e trazem novas opções de nutrição.
Entretanto, como se trata de uma nova alimentação que temos a nossa disposição, informações prévias e seguras são indispensáveis antes de sair comendo o jardim da casa da tia.
Entre as PANCs que eu mais aprecio estão as flores!
A Capuchinha (Tropaeolum majus), por exemplo, é rica em vitamina C e tem um sabor levemente picante e fica deliciosa em quiches e em saladas, sem contar que decora primorosamente o arroz nosso de todo dia.
Pétalas de rosas, begônias, flor de abóbora, Amor-Perfeito, Rosa de Jericó, Cravina, Girassol, Gerânio, Prímula e Ipê Roxo deixam as mesas lindas e mais apetitosas, bastando que se salpique um pouco de sal e azeite de boa qualidade para a salada estar pronta.
Mas não são só as flores. O Coração da Bananeira, a Serralha e o Ora-pro-nóbis estão cada vez mais no cardápio de renomados chefes.
Entretanto, as PANC devem ser colhidas em locais limpos e sem aplicação de agrotóxicos (não dá para ir a floricultura e comprar rosas ou Amor-Perfeito e preparar o almoço)
E, já é possível encontrar estas plantas em mercados de frutas e legumes como o Mercado Municipal de Curitiba e de outras cidades do país.
Criatividade e ousadia! Inspire-se e bom apetite!