Quando uma amizade muda um destino.
Uma tetralogia que questiona tudo sobre uma amizade verdadeira, duas amigas, uma infância pobre, um pós guerra, uma Itália fragilizada.
Lenu e Lila
Muitas pessoas entram em nossa vida e se mantem por muito tempo, algumas se mantem não fisicamente e sim mentalmente.
Algumas se mantem pelo bem que nos causam e outras pelo mal.
O quanto baseamos nossas escolhas em um palpite de uma amiga, ou o quanto queremos impressionar alguém e vivemos a beira da vida dessa pessoa?
A história da Série Napolitana da escritora Elena Ferrante nos envolve e nos faz questionar o valor de uma amizade, as escolhas em torno dessa amizade e as influencias que ela nos traz.
A série narra a história de duas amigas Lilu e Lenu, duas italianas que cresceram juntas em Nápoles, a série é composta por 4 livros – A tetralogia napolitana:
- A amiga genial – L’amica geniale, 2011
- História do novo sobrenome – Storia del nuovo cognome, 2012
- História de quem vai e de quem fica / História de quem foge e de quem fica – Storia di chi fugge e di chi resta, 2013
- História da Menina Perdida – Storia della bambina perduta, 2014.
Os quatros livros são maravilhosos, a maneira como a autora escreve nos cativa e nos prende.
Uma narrativa extremamente detalhada sobre as cidades italianas por onde se passam a história, conseguimos imergir na cultura e costumes do local, num pós-guerra difícil e numa Itália debilitada.
A autora tem todo um mistério ao seu redor, visto que somente seu editor sabe sua verdadeira identidade, ela se apresenta com o pseudônimo de Elena Ferrante, concede poucas entrevistas e somente escritas e intermediadas por sua editora.
Existem algumas teorias rodando na internet de quem ela realmente seria, e mesmo se seria “ela”, …quem sabe “ele”. Enfim, nada confirmado e real.
Independentemente de quem seja a autora ou o autor, os livros são de um requinte em sua escrita e nos mostra várias facetas inusitadas de uma vida napolitana.
Eu adorei os 4 livros, também já li outros da autora e todos me fascinam.
Super indico e já quero conhecer Nápoles.