A Felicidade como resultado de Bem-estar e Autoestima

2
270
Autoestima

No artigo anterior falamos sobre Felicidade no âmbito da Psicologia Positiva através da Pirâmide de Maslow do processo evolutivo. Neste artigo vou abordar como pequenas coisas podem impactar significativamente as nossas vidas, no bem-estar e autoestima.

Você tem tempo para ser feliz?

Ultimamente muito se fala em depressão, suicídios, síndrome do pânico, estresse entre outras doenças do século, e eu fico me perguntando como fomos nos deparar com tantos males se temos tanta coisa boa e tanta tecnologia ao nosso dispor?

Será que estamos nos permitindo a viver uma vida plena, feliz e harmoniosa com todas as facilidades que temos ao nosso alcance?

Durante esse tempo cuidando da administração de negócios de estética e assuntos relacionados ao setor da beleza, pude perceber como as pessoas andam tão apressadas e sem tempo. E como ouço reclamações de dores de cabeça, cansaços e falta de disposição.

Ah, se todos soubessem o quanto o tempo é valioso e que se permitir um momento de relaxamento, de se amar e se cuidar, pode fazer tão bem e economizar algumas idas a farmácias e ainda aumentar sua produtividade no trabalho

Percebo ainda que há certos preconceitos em cima daqueles que se propõe a fazer uma massagem relaxante, tenho clientes que não falam para seus líderes onde estão indo com receio de pensarem que seja algo fútil.

Mas será que isso faz sentido? Uma ida a um centro de estética pode ser muito mais proveitoso do que se privar desses prazeres e sofrer um pico de estresse.

Acredito que as empresas que valorizarem esse tipo de lazer como forma de prevenção de doenças do século e também como forma de aumento de produtividade, terão um benefício muito maior e mais barato quando comparados com os gastos em planos de saúde, licenças médicas e as famosas e temidas dores de cabeça, que muitas vezes nos impedem de nos concentrar e agir com nossa capacidade máxima.

Mas por outro lado, durante esse tempo também pude testemunhar como as pessoas mudam para melhor após um procedimento estético, mas a mudança, na maioria das vezes, não é só externa, e arrisco a dizer que a mudança interna é gigante perto da externa e que a mudança externa só é possível depois de uma mudança interna.

Quero dizer como mudança externa todo o ambiente em que vivemos e nos relacionamos. E quando você sorri para a vida, a vida sorri de volta para você. Particularmente, gosto muito dessa frase, acho que faz muito sentido.

Ao longo desse período tive o privilégio de coletar depoimentos de clientes que tiveram mudanças positivas em suas vidas quando começaram algum procedimento, seja uma massagem relaxante ou um procedimento para emagrecer ou tratamento facial. Não importa, o importante é fazer o que você quer fazer naquele momento.

Certa vez, uma cliente que havia feito apenas duas sessões me relatou que as pessoas mais próximas dela, como marido e amigos, já haviam notado uma melhora na aparência e ela mesma tomou a decisão de comprar um vestido, que há uma semana, disse que não servia.

Eu fiquei impressionada porque não havia dado tempo ainda de tamanha mudança, ela havia iniciado o tratamento na quarta-feira e na segunda-feira seguinte ela chegou com todas essas novidades.

Então, foi aí que eu percebi que a mudança se iniciou internamente e se expandiu através de sua energia para as pessoas que estavam ao seu redor. Isso é maravilhoso!

Porque a partir do momento que ela decidiu se amar, ou seja, ela se priorizou, se deu um tempo merecido para cuidar de si, inconscientemente o cérebro dela entendeu que algo maior estava sendo valorizado e, com isso, ela pôde externar a sua beleza, autoconfiança e autoestima.

A partir dessas percepções de alguns relatos que eu obtive, lembrei de um outro exemplo que é o caso da diretora de uma renomada empresa, que comprou um pacote de tratamento, mas sempre que marcávamos reavaliação ela nunca aparecia, ela só comparecia nos dias das sessões, sem faltas.

Massagem relaxante

Um dia perguntamos o motivo por ela não querer se pesar e tirar suas medidas, pois seria uma comprovação dos resultados positivos no tratamento, e foi aí que ela respondeu o seguinte:

“Eu não quero me pesar, não me importo se estou emagrecendo ou não, o que me importa é que estar aqui me deixa em paz, e esse é o único momento do dia em que eu realmente me deixo relaxar, eu desligo o celular e nesses 60 minutos eu estou completamente inteira para mim”.

Isso é fantástico!

Porque posso imaginar uma diretora de uma empresa conceituada, a quantidade de compromissos que ela tem durante o dia, quantas demandas, quantas ligações e reuniões, situações que ela deve enfrentar e, de fato, aquele era o único momento para ela em que ela não estava a dispor de outrem senão ela mesma.

Você deve estar pensando assim: “mas não precisa ser diretora para ter tantas obrigações” e eu concordo com você, verdade! Nós mulheres empreendedoras temos uma carga muito grande e, muitas vezes, essa carga é mental.

E se não nos conscientizarmos e, se não soubermos lidar com isso, podemos ter sérios picos de estresse e até doenças e síndromes piores.

Mas a questão maior que eu trago aqui hoje é: se não mudarmos nosso interior nosso exterior também não muda. E o “exterior” não é só corpo físico, e sim todo o nosso ambiente exterior. Repito: sorria para a vida que a vida sorrirá de volta para você. Fato.

Apesar das pessoas entenderem que o principal objetivo de uma clínica de estética é cuidar do corpo físico e deixar as pessoas mais bonitas, minha missão sempre foi tornar as pessoas mais felizes sendo quem elas são e não como elas acham que deveriam ser.

Nós não precisamos seguir padrões de beleza para sermos felizes, mas precisamos sim, seguir nossos sentimentos e, acima de tudo, nos priorizar. Vou enfatizar: precisamos nos priorizar.

Ouço muito as pessoas falarem que não tem tempo. Mas não tem tempo para si mesmas? Quem é a pessoa mais importante desse mundo? A mais importante é você! Você estando bem e feliz, tudo ao seu redor estará, pode acreditar. Isso funciona.

Beleza e autoestima da mulher

Quando nos sentimos bem e estamos em um estado de harmonia interna, nós temos a tendência de querer fazer o bem para o próximo e já é um bom começo para nossa escalada até o topo da Pirâmide de Maslow.

Recentemente, li uma frase muito interessante que dizia assim:

“Se você não criar tempo para exercícios, provavelmente precisará de tempo para doenças” de Robin Sharma.

Adorei essa frase e só faria uma pequena mudança e na minha releitura ficaria assim:

“Se você não criar tempo para sua qualidade de vida, certamente terá que criar tempo para cuidar de suas doenças”.

Eu sempre falo:

“O que é melhor? Fazer uma massagem e prevenir o estresse ou comprar remédios para dores de cabeça? Certamente uma massagem é infinitamente melhor”.

Por isso, finalizo hoje esta etapa do nosso bate papo com um trecho que li no excelente livro “O Milagre da Manhã” como forma de reflexão:

“Por um lado, todo queremos ser felizes.
Por outro, todos sabemos as coisas que nos deixam felizes.
Mas não fazemos essas coisas.
Mas por quê?
É simples.
Somos ocupados demais.
Ocupados demais fazendo o quê?
Ocupados demais tentando ser felizes.”

O que você está esperando: vamos nos valorizar!

Espero que tenham gostado! Deixem seus comentários, quero saber suas experiências, e suas sugestões para próximos temas também serão bem-vindas!

Fiquem com Deus e até a próxima!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here