728 x 90

A Guerra na Ucrânia – Impactos no Agronegócio Brasileiro

A Guerra na Ucrânia – Impactos no Agronegócio Brasileiro

Contexto atual e futuro da situação

A guerra na Ucrânia gera diversos impactos no Agronegócio brasileiro. É temerosa as dimensões que a situação poderá tomar. O agronegócio está entre os segmentos mais prejudicados a partir das análises setoriais sobre os impactos oriundos do conflito armado.

Como é consabido, o Brasil, conforme dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) importa grandes parcelas de matérias primas para fertilizantes da Rússia que são utilizados em lavouras como soja e milho, que são considerados os principais grãos de exportação do país.

De fato, a soja, depende, principalmente de adubos que tenham como base o fósforo e o potássio, enquanto o milho depende dos nitrogenados.

Para o diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Bruno Lucchi, o cenário atual tende a ser nebuloso pela frente. É preciso analisar mais variáveis para obter uma orientação mais cristalina sobre o contexto e assim, mensurar impactos sobre o setor agropecuário brasileiro.

Importante esclarecer que os impactos da guerra no âmbito econômico no Brasil não são resumidos no que Rússia e Ucrânia produzem. Há embargos do ocidente à variadas commodities russas além da impossibilidade de venda à Ucrânia. Consequentemente, desequilibra os setores do Agronegócio brasileiro.

No tocante a outros possíveis efeitos na agropecuária brasileira, temos o aumento dos combustíveis, devido à alta do petróleo no âmbito internacional além da importância energética no país.

Bolsas do mundo inteiro operaram em queda com a guerra na Ucrânia devido às incertezas geopolíticas. O petróleo subiu mais de 3% e há receios de que sanções atinjam mais ainda a oferta do óleo e gás, impulsionando a alta de preços.

Cumpre asseverar que há também a possível elevação de custo de produção referente a proteína animal, além das do aumento expressivo quanto aos grãos que são utilizados na alimentação de animais desde aves até suínos.

A Rússia, é nosso oitavo maior comprador de proteínas animais conforme análise do Departamento Técnico e Econômico da Federação da Agricultura. É notório que devemos ampliar o número de parceiros e a pauta de exportações. Já ocorria antes da guerra, mas é primordial atualmente este caminho.

As cadeias pecuárias serão afetadas com o aumento de commodities. Portanto, mesmo que a guerra na Ucrânia findasse hoje, a economia brasileira será impactada de forma relevante em diversos segmentos da economia, como alerta o superintendente-adjunto para Inflação do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), André Braz.

Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.

1 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

1 comentário

Posts Carousel

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

1 Comentário

  • Marques
    28 de março de 2022, 16:20

    Excelente artigo. abordagem leve e de fácil entendimento do contexto atual da guerra.

    RESPONDER

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

1 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!