A procura da felicidade: Você já a encontrou?

0
19
feliz
Felicidade

A felicidade é conceito extremamente subjetivo talvez seja por isso que sempre foi abordado ao longo da história da humanidade! Seu entendimento depende de momentos históricos, religião, gênero e até sociedade!

O mais interessante é que mesmo sem saber ao certo o que é, a humanidade nunca parou de buscá-la. Comumente ouvimos as pessoas afirmarem que querem ser felizes ou que desejam somente felicidade umas para as outras.

Mas, afinal o que vem a ser?

Para refletirmos sobre a felicidade, e eu sendo filosofa, preciso começar a pensar em seu conceito para os gregos antigos – os primeiros filósofos. Vamos refletir duas visões opostas.

A palavra grega que significa felicidade é “eudaimonia”, o prefixo “eu”, que significa “bom” e “daimon”, “demônio”. Ou seja, para os gregos, a seria uma espécie de ser que acompanhava os seres humanos.

Se o seu demônio fosse “bom” você teria sorte, se fosse “mal” seria infeliz.

Engraçada esta ideia de que a felicidade é um ser externo a nós! Essa ideia se aproxima de destino, ou você já nasce feliz ou não.

Se for assim, não somos donos de nossas emoções, apenas sofremos as consequências de algo de fora, independente de nós.

Essa visão pessimista foi rompida por Demócrito de Abdera, que viveu aproximadamente entre 460 e 370 a.C. Esse filosofo foi o primeiro a conceitua-la como a medida do prazer e a proporção da vida.

O mecanismo para atingi-la seria a filosofia: o instrumento iria capacitar o homem a deixar de lado as ilusões e os desejos e alcançar a serenidade.

Demócrito coloca-a ao alcance das pessoas, podemos encontra-la e mantê-la! Dependeria somente da própria capacidade de cada um em controlar seus desejos e obter o equilíbrio. Parece fácil falar assim, né?!

Para você, qual é o sentido mais interessante do conceito de felicidade: é algo interno que cada um pode buscar – assim como Demócrito sugere. Ou é algo predestinado, traçado, que nós não temos controle?

O importante é que: se você não sabe definir o que é felicidade, como saberá quando encontrá-la?

O que é felicidade para você?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here