A alimentação pode acelerar ou atrasar o seu processo de aprendizagem
Alimentação inadequada e a sua interferência na aprendizagem é o que vamos tratar hoje nesse artigo explicando mais um dos fatores limitantes.
Os alimentos influenciam diretamente o sistema nervoso. Cada nutriente tem uma função, portanto, adequar a sua alimentação poderá contribuir indescritivelmente com essa aceleração.
Quando tomamos a decisão de desenvolver certa habilidade, e aqui volto minha atenção para a habilidade de se comunicar em língua inglesa, considerar o que você está ingerindo é de extrema importância. Se você é movido por decisão e não por circunstância, mude seu habito alimentar agora e colha resultados extraordinários.
No artigo anterior, descontruí o mito de que a vida adulta é um fator limitante para aprender inglês, especialmente pela plasticidade neural, comprovada graças aos avanços da neurociência.
Como Neuropsicopedagoga, fiz inúmeras pesquisas e tratando de pacientes com dificuldades de aprendizagem, cheguei à conclusão da importância da alimentação também neste processo.
Há grupos de alimentos que trabalham para proteger e acelerar processos cognitivos. Esses alimentos são ricos em minerais e vitaminas.
A capacidade de retenção da informação, ligada à memória, aumento nos índices de concentração já foi comprovadamente de que necessitam de magnésio, que atua diretamente na transmissão de impulsos nervosos.
Além do magnésio, o selênio e o potássio são exemplos de minerais encontramos facilmente em castanhas, na banana.
Vamos para as vitaminas:
A vitamina C funciona como antioxidante, protegendo nosso cérebro dos radicais livres. Você pode encontra-la nas frutas acidas como também nos brócolis e na couve.
A vitamina E também atua na proteção do sistema nervoso central e proteção das doenças degenerativas. Você os encontra no brócolis, espinafre, mas se não é fã das verduras, já pode ficar feliz em saber que há vitamina E no óleo de soja, tomate, abacate e na manga por exemplo.
Coenzima q 10, tão utilizada na linha de cosméticos, pois também atua na luta contra os radicais livres, produz a energia necessária para manter o foco nos estudos e aumenta o transporte de oxigenação para os músculos.
Vitaminas do complexo b, que além de ajudarem na, aumento da concentração e memoria, auxiliam na produção de energia, eliminando cansaço e fadiga, e também na formação dos componentes das células neurais. Os ovos são bons exemplos, eles contem vitamina B12 e também o aminoácido tripofano, responsável pela regulação do estresse, controle do sono, pois libera o hormônio serotonina.
Se você consumir peixes como salmão e sardinha, as castanhas e verduras escuras, terá um aumento da ingestão do ômega 3 , o que te auxiliará a reduzir doenças degenerativas como Alzheimer e demência. Terá um ganho cognitivo significativo.
Já a ingestão de alimentos como o açúcar branco, trará a sensação de fadiga, cansaço. Quem não gosta de um bolinho de chocolate? Troque por outro tipo de açúcar.
Alimentação inadequada
Álcool, pois se consumido de forma excessiva pode afetar e diminuir a criação de novos neurônios, diminuindo sua capacidade cognitiva e até provocar doenças mentais.
Fast food são alimentos geralmente com excesso de tudo, de sal, de gordura e de açúcares artificiais que te levarão ao estado de euforia, mas posteriormente trarão fadiga e cansaço, pois o seu organismo terá que gastar mais energia para processá-los.
Tudo o que você leu acima parece mais do mesmo, porém quando se trata de estudo de idiomas, temos a tendência a achar que uma boa alimentação trará benefícios a médio e longo prazo, e por sermos imediatistas, queremos mesmo é matar a fome.
Adotar bons hábitos alimentares trará benefícios sim a curto prazo, especialmente se você estuda online, passa algumas horas em frente ao computador ou celular.
A tecnologia, principalmente as telas em geral, faz com que o seu cérebro trabalhe mais. São muitas informações captadas por segundo, excesso de luminosidade que fazem com que sua mente trabalhe no modo e segurança e proteção.
Alivie o trabalho do órgão mais importante do seu sistema nervoso. Pare de dar cargas extras e desnecessárias. Contribua para que a máquina funcione na função rápida e acelerada, com a capacidade total de armazenamento.
Antes de iniciar seus estudos, busquem alimentar-se de alimentos leves, de rápida digestão, aqueles pertences ao grupo que liberam serotonina, como o cacau, banana, ovos. Beba água constantemente, aos poucos, não 2 ou 3 litros de uma única vez, e veja como sua máquina começará a responder de forma mais assertiva.
Fique atento, logo trarei aqui sobre a ambiência e você vai descobrir que ambiência engloba muito mais do que fatores como ruídos e móveis adequados.
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.