Recentemente falei sobre ataques do Software Malicioso Ransomware e no artigo eu citei que era importante habilitar a verificação em duas etapas no WhatsApp, como mais uma forma de segurança. Algumas pessoas enviaram mensagens no Messenger me contando que não sabiam como configurar o WhatsApp para verificação em duas etapas. Então missão dada é missão cumprida!
Se você também não sabe como ativar, fique tranquila (o), vamos fazer o passo a passo agora. Lembrando que este passo a passo é para quem já tem o aplicativo (apk) instalado no celular, ok?
Por que habilitar a verificação em duas etapas no WhatsApp?
“Porque essa semana é a segunda vez que tentam roubar um celular da minha família. É isso mesmo, aqui no Rio de Janeiro não temos mais liberdade de ir e vir sem sofrermos algum tipo de violência”. Quem ainda não passou por isso?
Eu sei, é um assunto polêmico, por isso não entrarei no mérito dessa discussão, afinal não é o objetivo deste artigo. Mencionei o fato, apenas, para ilustrar o quão necessário é a utilização de métodos de segurança que já existem.
Quando você ativa a verificação em duas etapas, ao ter seu celular roubado ou sequestrado, seu WhatsApp não será utilizado pela pessoa que roubou seu celular. Evitando problemas ainda maiores quando o “bandido” passa a falar com seus contatos fingindo ser você.
Como habilitar a verificação em duas etapas no WhatsApp?
É uma tarefa bem simples, que pode ser realizada em apenas 10 passos. Para facilitar, além do descritivo, vou utilizar um pequeno vídeo para ilustrar como a configuração deve ser feita.
- 1º Passo: Acessar a configuração do WhatsApp no canto superior direito onde você visualiza 3 pontos, um sobre o outro, ao lado de uma lupa.
- 2º Passo: Ao clicar nesses pontos irá descer uma pequena janela com opções, selecione a opção “configurações”.
- 3º Passo: Após clicar na opção configurações, o aplicativo irá exibir a tela com as opções que podem ser configuradas. Selecione a opção “conta”.
- 4º Passo: Quando clicar em Conta uma nova tela é exibida com opções, selecionar a opção “verificação em duas etapas”.
- 5º Passo: Será exibida uma tela com um cadeado e um botão para “Ativar”. Pressione esse botão.
- 6º Passo: Após ativar o aplicativo irá solicitar a sua senha (PIN) que contenha 6 dígitos. Não utilize a data de aniversário, hein?!
- 7º Passo: Após clicar em avançar o sistema irá solicitar a confirmação do PIN.
- 8º Passo: Após a confirmação do PIN, será solicitado que informe seu e-mail, não é obrigatória essa etapa, mas sugiro que faça, pois será útil caso esqueça seu PIN.
- 9º Passo: Confirme o e-mail informado e o aplicativo irá exibir a tela de confirmação da ativação da verificação em duas etapas.
- 10º Passo: Clique no botão concluído e pronto! Sua verificação em duas etapas está concluída.
Qualquer dúvida pode deixar nos comentários deste artigo e não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos. Conhecimento é um tesouro que deve ser doado e divido com todos.
Abraços Fraternos
Olá, Alessandra, que bacana que gostou, fiquei muito feliz. É muito importante essa verificação em duas etapas, pq o whatsapp é um dos poucos programas que não depende do chip para funcionar e vai manter o histórico das conversas e fotos disponíveis para quem roubou o celular. Farei um próximo artigo ensinando a apagar os dados do celular, mesmo depois que ele for roubado.
Abraço fraterno.
Olá Dharana Ventura, tudo bem.
Gostei bastante de suas dicas ref. ao whatsapp. Eu mesmo já tive varios probleminhas e este artigo foi muito valido.
Um grande abraço de sua colega de trabalho
ALESSANDRA BATISTA (COLUNISTA)