728 x 90

Árvore de Natal – 3 de dezembro de 2023, dia de montar

Árvore de Natal – 3 de dezembro de 2023, dia de montar

Enfeite que traz esperança e renovação

Árvore de Natal: Símbolo milenar, une tradições pagãs e cristãs, marcando a renovação, esperança e alegria na temporada festiva.

3 de dezembro de 2023, dia de montar a árvore de Natal, pois conforme os preceitos católicos, o pinheirinho e os enfeites natalinos devem ser colocados no primeiro domingo do advento.

O primeiro domingo de advento é o tempo litúrgico que prepara para a vinda de Jesus Cristo, que se inicia quatro semanas antes do dia 25 de dezembro.

O presépio também segue a mesma regra. Mas em alguns países o menino Jesus só é colocado, no presépio, durante a meia-noite do dia 24 dezembro para o dia 25.

Mas a tradição de árvores enfeitadas vem de 3000 anos antes de Cristo e por muito tempo pertenceu ao paganismo.

Na antiga Mesopotâmia a árvore enfeitada representava a deusa Ninhursag.

Caldeus e babilônios tinham rituais com a árvore porque ela representava vida, florescimento, frutificação e família.

A Cabala segue o simbolismo da árvore da vida.

Nas tribos celtas e caucasianas existia o culto às árvores de pinheiros porque eram resistentes ao inverno.

Em algumas civilizações antigas, moças quando morriam jovens eram sepultadas dentro de árvores, pois assim acreditavam que elas voltavam às vidas todas as noites.

O deus Odin, da mitologia nórdica, era cultuado pelos germânicos representado por uma enorme árvore de carvalho.

Porém essa mesma árvore tinha ligação com Yggdrasil, a árvore que era o eixo do planeta para esse povo.

São Bonifácio para acabar com o culto pagão de adoração às árvores direcionou essas plantas ao tempo litúrgico do inverno e ao fenômeno principal para os cristãos: o nascimento do menino Jesus.

Pois Jesus foi como uma boa árvore que deu frutos e sombra aos necessitados com suas raízes sólidas.

Lendas da Origem da Árvore de Natal:

O fato mais aceito pelos historiadores e arqueólogos é a origem da árvore de Natal dada por São Bonifácio, mas existem outras lendas sobre a origem dela:

  1. Arvore da Letônia:

Reza a lenda que em 1510, na Letônia, o inverno rigoroso acabou com todas as árvores existentes. Mas uma mulher, que todos diziam fazer milagres, exclamou:

Sonhei que para termos prosperidade ano que vem, é preciso procurar uma árvore que resistiu ao frio, trazer para cá, enfeitar essa planta, dançar ao redor dela e depois queimar essa mesma árvore.

Então uma cooperativa de comerciantes chamada, Irmandade das Cabeças Negras, cumpriu essa profecia e houve prosperidade no ano seguinte.

  1. Árvore da Alsácia:

Reza a lenda que no século dezesseis, nesse lugar, um comerciante para aumentar suas vendas durante o Natal e atrair turistas, derrubou a maior árvore da região, enfeitou com bibelôs e brinquedos em praça pública. Assim essa árvore decorada fez o maior sucesso.

  1. Árvore de Martinho Lutero:

Reza a lenda que em 1882, perto do Natal, Marinho Lutero foi passear à noite e se encantou com as estrelas. Então exclamou:

Farei uma árvore de Natal enfeitada com velas em formas de estrelas!

Assim nasceu a primeira árvore natalina iluminada por velas.

  1. Árvore de São Francisco de Assis:

Reza a lenda que São Francisco criou o primeiro presépio vivo, pois ele afirmou que o verdadeiro aniversariante do Natal é Jesus.

Dizem que ele também fez a primeira árvore de Natal enfeitada com bonecos que lembravam os formatos dos animais como: gatos, cachorros, ovelhas, cavalos, bois, pássaros, etc.

Já, segundo a tradição católica, o dia para desmontar os enfeites de Natal junto com o presépio é seis de janeiro porque foi o dia em que os Reis Magos visitaram o menino Jesus.

Astrólogos e esotéricos afirmam que existe uma árvore de Natal ideal para cada signo na lista abaixo:

A árvore de Natal de cada signo:

  • Áries: esse signo ama as cores claras. Por isso uma árvore de Natal das cores branca, marfim ou bege são as ideais. Pois cores claras trazem paz ao ariano.
  • Touro: taurinos são gulosos. Assim uma árvore enfeitada com bolachas natalinas, pirulitos, balas e Papai Noel de chocolate abre o apetite desse signo.
  • Gêmeos: esse signo possui dupla personalidade. Desse jeito uma árvore de duas cores é a ideal para ele.
  • Câncer: cancerianos são sentimentais e ligados à família. Desse jeito, árvores com aquelas bolinhas com fotos de parentes e enfeites com fotos de membros da família trazem boas recordações ao canceriano.
  • Leão: leoninos amam aparecer. Por isso uma árvore com luzes, bolinhas coloridas e presentes fartos embaixo dela animam qualquer leonino que também curte uma casa com luzes coloridas e grandes no Natal.
  • Virgem: esse signo gosta de uma árvore discreta e que seja fácil de limpar. Por isso uma árvore comprada no mercado de fácil montagem é melhor para o virginiano.
  • Libra: todo o libriano gosta de sofisticação e experimenta tudo o que está na moda. Aqui uma árvore com lindos enfeites e luzes, da moda, trazem felicidade a esse signo.
  • Escorpião: o escorpiano gosta de animais de estimação. Então uma árvore com enfeites em formatos de cachorros ou de gatos trazem alegria a esse signo.
  • Sagitário: o sagitariano valoriza seu trabalho e seu hobby. Assim uma árvore com enfeites que lembrem os instrumentos do seu trabalho ou seu hobby faz sucesso com esse signo.
  • Capricórnio: todo o capricorniano é esforçado, inteligente e faz tudo pelos seus filhos. Aqui o melhor é ter uma árvore em que seus filhos possam brincar.
  • Aquário: O aquariano é descolado. Desse jeito, uma árvore que toca música, exala perfume ou brilha com luzes exóticas fazem a alegria de todo o aquariano.
  • Peixes: esse signo é místico e esotérico. Então enfeites de Natal que lembrem o esoterismo fazem sucesso com esse signo, como bolinhas de Natal em formatos de: cartas de tarô, signos do zodíaco e búzios são ótimas para ele.

No empreendedorismo, pesquisas afirmam que empresas e lojas que enfeitam seus estabelecimentos para o Natal lucram mais.

Pois os enfeites natalinos possuem o poder de atrair clientes.

Então, se você é empreendedor, não perca tempo e enfeite seu estabelecimento, presencial ou virtual, para o Natal.

Entre em contato para mais informações pelo Instagram: @lucianamallon

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

1 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

Posts Carousel

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

1 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!