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Beauty Fair 2022

Beauty Fair2022 maior evento de Beleza da América Latina

Os desafios e oportunidades do segmento da beleza

Beauty fair2022 mostrou aos visitantes o porquê o Brasil ocupa terceiro lugar no ranking mundial dos países com mais consumo de produtos de beleza, ou seja, somos um povo bem vaidoso, perdendo apenas para os Estados Unidos e China.

E para fazer valer esse amor pelos produtos de Beleza a 17° Edição da Beauty Fair – Beauty fair2022, abriu as portas no sábado 03 de setembro, para receber milhares de pessoas.

Muitas marcas trazendo novidades e tendências para profissionais, varejistas do segmento da beleza e até mesmo clientes finais que frequentam a feira para aproveitar as novidades.

Aos varejistas que aproveitam o evento para se aproximarem da indústria foi um ano de oportunidades para conhecer lançamentos e tendências para o próximo ano.

É o momento de aproximação e conexão entre os grandes players do mercado responsáveis por levar ao consumidor final lançamentos e distribuição das marcas.

A feira contou com muitas novidades, uma delas lançamentos vegano, o que antes parecia um diferencial para algumas marcas já se tornou um padrão a seguir, muitos produtos trazendo o selo vegano em suas embalagens, fórmulas que deixam de usar ativos de origem animal e passam usar composições naturais.

Com um mix cada vez mais amplo de produtos muitos fabricantes apostam no Skincare, foi notável o crescimento na feira desse ano, marcas novas e as tradicionais, mostrando que o cuidado com a pele é uma tendência que veio para ficar produtos a e estratégias de como engajar.

Para os apaixonados por unhas, teve muita novidade para acompanhar também. Além de todo lançamento a feira contou com inúmeros workshops e palestras de capacitação ao profissional da beleza e eventos voltados aos lojistas e varejistas do segmento da beleza, esses que são “responsáveis” por levar toda essa tendência e inovação ao público final.

Estética teve um pavilhão dedicado para trazer as novidades aos profissionais e varejistas. Lançamentos e novidades para todo gosto e gênero. Desde cabelos, pele, unhas, pés, maquiagem também esteve muito bem representada na feira desse ano.

Olhando todo esse investimento comecei a fazer algumas reflexões, há mais de três anos eu atuo com a parte de estratégia e treinamento para o segmento de perfumarias especializadas, e fiquei muito surpresa em ver o quanto a indústria se preocupa com todos os detalhes para fazer um lançamento, quantos milhões de reais são investidos para que um produto seja criado, posicionado e lançado, são várias etapas até chegar ao consumidor final.

O grande desafio é essa informação ser repassada com a mesma excelência e clareza para quem está na ponta.

Para o consultor empresarial Michel Kiyoshi da Kiyoshi Consultoria que atua diretamente no apoio e auxílio para melhoria da margem dos lojistas:

“A feira trouxe muitos lançamentos e os lojistas precisam agir rápido pelo menos para colocar o mínimo de lançamentos nas lojas, aqueles que não colorarem vão ficar para trás dos concorrentes, nesse momento quem agir com estratégia e agilidade sai na frente”.

Segundo Michel o Lojista precisa comprar de forma estratégica, é importante pensar em como vai expor esses lançamentos, pois muitos lojistas possuem espaço limitado no ponto de venda” enfatiza ele.

As lojas especializadas estão ganhando cada vez mais força e espaço, o que chamamos de perfumarias especializadas, com mix de produtos que atendam o consumidor final e profissionais da área.

Mesmo sendo um grande canal de vendas da indústria muitas vezes as lojas não recebem a informação por completo e muitos consumidores vão demorar muito para ter acesso aos lançamentos ou nem mesmo terão.

E isso acontece por vários motivos, um deles é a falta de clareza e conhecimento dos representantes comerciais, muitos deles estão apenas preocupados em tirar pedido, vender e bater a própria meta, esquecendo-se de olhar a necessidade do varejista, entendendo o seu perfil de loja e público, trazendo além do produto uma estratégia de layoutização, planograma, treinamento para equipe, visual merchandising para uma ação de lançamento do produto no PDV (Ponto de Venda).

Auxiliar o varejista a enxergar as oportunidades e diferenciais que podem construir em sua loja trazendo esses lançamentos. Como tornar esse varejista um “Vigital” (mostrar as possibilidades que a marca tem de atuar em canais de vendas On Line).

Segundo o empresário e varejista Sergio Gushiken:

“Grandes marcas estão investindo para conquistar espaço na loja física, porém as lojas físicas do segmento de cosméticos ainda têm muito o que se profissionalizar se formos comparar com o canal alimentar e farma”.

Esse mercado tem muito o que crescer ainda. Existem muitas oportunidades para todos que estão dispostos a se prepararem e profissionalizar-se no segmento da beleza.

Desde a indústria, distribuidores, representantes comerciais, varejistas, gerentes, equipes, promotores, profissionais da beleza.

Uma cadeia de pessoas envolvidas nesse processo, entender que em cada fase é necessário novos conhecimentos e profissionalização.

Percebi que muitas marcas se empenharam muito para chegar na Beauty Fair2022 e fazer uma boa exposição, porém isso não basta para ter um bom resultado, precisam garantir que todo esse benefício e informação chegue ao cliente final e para isso é preciso preparar todos os envolvidos no processo.

As pessoas do segmento da beleza precisam entender que o cliente busca algo além do produto, as pessoas buscam, bem-estar, autoestima, felicidade, confiança, uma lista enorme de significados que estão por trás dos produtos de beleza.

Que todos envolvidos nesse processo entendam que o ponto principal de tudo é o cliente, é ele quem mantem toda essa engrenagem funcionando. Um cliente cada vez mais exigente e com informação.

Parabéns a todos os envolvidos na Beauty Fair2022, foi um evento Incrível.

Picture of Priscila Guskuma

Priscila Guskuma

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