Carlos Santana

Carlos Santana – Para amantes da bela boa música

A história do melhor e um dos melhores guitarristas de todos os tempos Carlos Santana

Carlos Santana um multi-instrumentista e compositor, ícones de tamanho sucesso, principalmente aos amantes da bela boa música.

Carlos Santana, da década de 60, com a formação da banda Santana Blues Band, que posteriormente, adotou apenas o nome Santana.

Ganhou projeção mundial por participar do Festival de Woodstock, em 1969.

Carlos Humberto Santana Barragán, que é seu nome de batismo, é conhecido por Santana, nasceu na cidade de Autían de Navarro, no México, em 20 de julho de 1947.

A sua trajetória musical se iniciou desde cedo por influência de seu pai violinista de mariachi, começou a aprender a tocar violino, em seguida, aos 8 anos de idade deu seus primeiros acordes na guitarra.

Depois ele se muda com a sua família para Tijuana e começa a tocar em casas noturnas e bares. A sua família depois se muda para São Francisco, nos Estados Unidos, se junta logo em seguida.

No ano de 1966, ajuda a formar a banda, Santana Blues Band, nome que é encurtado para Santana.

Começou a tocar na Fillmore West Auditorium, onde muitas bandas se iniciaram.

A sua primeira gravação foi The Live Adventures of Mike Bloomfield and Al Kooper, com Al Kooper e Mike Bloomfield.

Após assinar com a Columbia Records, Santana lança o seu álbum autointitulado Santana.

A banda contava com os antigos integrantes, o Carlos Santana na guitarra, Gregg Rolle nos teclados e vocais, David Brown no baixo, Belen Garay na bateria, Jose Areas e Michael Carabello na percussão.

Ficaram muito conhecidos pela turnê feita na época no festival Woodstock, onde tocaram para divulgar o álbum que incluía os sucessos Jingo e Evil Ways.

No ano de 1970, lança o álbum Abraxas, com destaque da música Oye Como Va, e Santana III no ano 1971.

A banda logo se desfaz com a saída de Gregg Rolle que formou o grupo Journey.

Nas décadas de 70 e 80, Carlos Santana lançou diversos álbuns, e chegou a adotar o nome Devadip, dado pelo seu líder espiritual Sri Shinmoy e teve colaborações com Willie Nelson, Herbie Hancock, Jones, Wayne Shorter, Ron Carter, e The Fabulous Thunderbirds.

No ano de 1991 é convidado pelo Otimar Lieber para participar do álbum “Solo Para Ti”, nas músicas Reaching Out 2 U e Samba Para ti (versão sua gravada).

No ano 1998, é incluído no Hall da Fama do Rock.

No ano 1999, ele lança o álbum Supernatural com participações de Rob Thomas, Eric Clapton e Lauryn Hill, e ganha o prêmio Grammy em 9 categorias.

Foi considerado pela Revista Rolling Stones o 20º guitarrista de todos os tempos.
Teve diversos convidados como Steven Tyler, Maná, Kirk Hammet, Rob Thomas, Michelle Branch, Eric Clapton, Dido, The Wreckers, Joss Stone, Seal, Will I Am, Mary J. Blige, Sean Paul, Alex Band, Shakira, Chaid Kroeger, Wycler Jean, Tina Turner, Jennifer Lopez, Michael Jackson, Samuel Rosa e entre outros.

Fez participação no álbum do africano Olatunji Babatunde.Chegou a ganhar 10 prêmios Grammy.

Esteve no Brasil em 1971, 1973, 1991, 1996, 2006 e 2014 (no encerramento da Copa do Mundo no Brasil).

Participou no Rocking Rio nos anos de 1991 e 2006.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Pular para o conteúdo