Recomeçar, guiar e vencer… Volta ao trabalho, às atividades, fim de férias escolares e recomeço.
Neste momento quem não sente desânimo e falta de coragem?
Encarar um novo serviço, uma academia ou novos desafios na empresa ou na vida.
Em tudo, nossa meta deve ser a vitória, mas nem sempre conseguimos.
Quando casamos tudo é novo: adaptação, convivência e filhos.
A adaptação ao cônjuge e a convivência causam situações de prazer ou desconforto, alegrias ou tristezas, que são amenizadas à medida que o tempo passa, até aparecerem os filhos.
A educação dos filhos é outra fase da vida que causa grande mudança no ritmo do casamento. Outro desafio é direcioná-los à vitória. Isto é uma questão de sabedoria.
Quando pensamos cedo em orientá-los e incentivá-los, eles tornam-se crianças extrovertidas, socializam-se com mais facilidade e podem desenvolver-se de forma gradual e profissional sem timidez. Quando adultos enfrentarão melhor a vida.
Pensem nos filhos vivendo no mundo atual.
Aprender o que é ruim não é difícil.
Imaginem um ambiente onde seus filhos possam aprender civismo, habilidades manuais, estudos da natureza, atividades recreativas, assuntos sobre saúde e aptidão física. Aprenderem ainda a ter o senso de organização e liderança, criar um vínculo de amizade e ouvir temas de interesse social, do efeito nocivos das drogas, tabagismo e álcool, de namoro, sexualidade, respeito à Pátria e ao próximo, profissão e a importância de um estilo de vida saudável através da alimentação.
Existe um Clube que tem muito a contribuir na vida dos filhos: o Clube de Desbravadores. Ele existe com objetivo de direcionar meninos e meninas, juvenis e adolescentes de 10 a 15 anos para coisas boas, para desenvolver o físico, mental, social e espiritual.
É uma organização mundial com mais de 2 milhões de desbravadores em todo o mundo, presente em mais de 167 países. Eles se reúnem semanalmente aos domingos de manhã e durante o ano têm estas atividades mencionadas.
Como parte do programa de atividades anual, fazem projetos sociais de visitas a orfanatos, hospitais, limpezas de praças, distribuição de impressos sobre saúde e outros mais.
Esta grande tarefa como pais, tarefa de educação dos filhos é um grande desafio.
Desviando daquilo que é bom e adquirindo hábitos e vícios, eles podem ser um grande pesadelo para os pais no futuro, abalando também a vida conjugal e destruindo sonhos e vidas.
Invista nos filhos, invista naquilo que é bom.
Tirem tempo para eles e procure incentivá-los naquilo que é prazeroso na faixa etária em que eles vivem.
Os estímulos, atenção e incentivo no início da vida os farão no futuro, grandes empresários.
Recomece seu ano, inclua novos projetos, faça novos planos, guie seus filhos e o resultado final será a vitória. Vença com eles.
Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” – 2 Timóteo 4:7
Mara Silvia Viaro de Lima
Arquiteta e Urbanista
Coordenadora dos Ministério da Mulher da Criança e do Adolescente da Igreja Adventista do Sétimo Dia