Como anda o mercado de joias e semijoias no Brasil?

Já estamos no fim do ano de 2016, e mesmo com a crise econômica que nosso país tem enfrentado nos últimos anos, o mercado produtor de joias, semijoias e bijuterias não pararam de trabalhar e continuam movimentando milhões de dólares ao ano. Esse mercado tem uma avaliação de crescimento de até 6% ao ano, e até 2020 as vendas do setor poderão chegar a US$ 250 bilhões anuais.

Respondendo à pergunta título desta matéria, uma pesquisa do SEBRAE do ano de 2015, considerou o mercado de joias e semijoias um dos mais promissores no país. Então, vamos aproveitar!

Nossas bijuterias criadas com tecidos, palhas, pedras e outros materiais orgânicos, movimentam US$45 milhões anualmente, e as joias folheadas a ouro ou prata movimentam US$55 milhões por ano. O segmento de joias folheadas brasileiras é composto em 95% por micro e pequenas empresas e 70% das exportações deste segmento, são para países ilustres no cenário mundial, como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Argentina, Peru e Colômbia.

E o motivo para o mercado joalheiro brasileiro se manter ativo e saudável, conta com diversos pontos importantes que devem ser observados e explorados por quem trabalha nessa brilhante área. Vamos ver uma breve análise do mercado consumidor de joias:

  • As mulheres continuam comprando semijoias e bijuterias mesmo em tempos de crise porque mantém uma ligação emocional com as joias e as associaram com uma questão de vaidade;
  • O empoderamento crescente das mulheres no mercado de trabalho também contribui para o crescimento dos segmentos focados na mulher;
  • O homem está cada vez mais presente como público comprador de joias e semijoias, adquirindo pulseiras, brincos, correntes, abotoaduras e outros artigos de adorno;
  • A Classe A, e principalmente a classe B, estão trocando o mercado de joias pelo de semijoias, devido ao aumento do custo de vida no Brasil;
  • O aumento do poder aquisitivo da classe C, D e E também é responsável pelo crescimento do ramo joalheiro;
  • Como ponto positivo para o Brasil no mercado internacional, o grande diferencial de nossas joias, é o design, que traz o dinamismo e a sensualidade presentes em nossa cultura;
  • A melhoria da qualidade e do padrão de produção de nossas joias também é um fator muito importante que nos mantém no mercado exportador, nos permitindo competir com mercados produtores tradicionais, como Itália, Hong Kong, Tailândia e Índia.

Mas, mesmo com todos esses pontos favoráveis, não podemos nos deixar levar pela confiança cega.

O mercado joalheiro precisa de muito investimento em capacitação, informação e tecnologia, porque ainda sofre com mão-de-obra pouco qualificada, desvalorização profissional, falta de comunicação entre a indústria e a mão-de-obra, baixa integração de empresas, dificuldade de acesso a financiamentos, poucas políticas públicas de incentivo ao setor, alto índice de informalidade tanto na produção quanto na comercialização das joias e semijoias, entre outros fatores que precisam ser corrigidos e melhorados dia-a-dia para não perdermos mercado e conseguirmos valorizar ainda mais o setor.
O designer de joias, é um profissional chave para o mercado, porque o processo de produção começa com a criação da joia, e para criar é necessário desenvolver a criatividade. A criatividade é uma competência humana, nasce com a gente! A capacidade de combinar, de inventar, de modificar, e também de gerar soluções inusitadas para problemas cotidianos (inclusive problemas de produção de joias) nunca será substituído por máquinas. Por isso esse profissional é tão importante no cenário joalheiro.

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Atualmente esse profissional está desvalorizado, mas isso aconteceu porque a informação sobre tudo que ele precisa saber para atuar corretamente como Designer de Joias, não chega até ele. Os cursos são básicos e superficiais, e não abordam matérias que deveriam ser consideradas imprescindíveis para a qualidade desse profissional. E se esse profissional for qualificado, trará ainda mais valor para as empresas, para o mercado de joias como um todo e para si mesmo. A maioria dos produtores de joias não conhecem ou não sabem como utilizar esse tipo de informação para influenciar positivamente o saldo final dos lucros da empresa e o crescimento da marca como um todo.  Eles entram nesse mercado por ser lucrativo, e iniciam suas produções copiando joias existentes e sem saber que é necessário investir em conhecimento para o crescimento e sustentabilidade da marca a longo prazo.

Comunicação empresarial, administração, público alvo, estudo de mercado, tecnologias, valorização de mão-de-obra, o mercado industrial e comercial de joias, mercado internacional, ética profissional, valor e preço, tendência, etc., podem ser citadas como matérias básicas de estudo para o designer e para o produtor de joias. E comunicação empresarial está em primeiro, porque existe uma grande falha interna de comunicação, o que gera um grande obstáculo para o crescimento e desenvolvimento mais rápido deste setor.

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Ok! Você já sabe sobre as dificuldades do mercado joalheiro, mas como eu sempre foco nas soluções, abaixo estão algumas sugestões direcionais para os pivôs do ramo joalheiro estudarem, aplicarem e continuarem crescendo e reluzindo no mercado nacional e internacional de joias e semijoias:

Para o produtor de joias

  •  Desenvolva da melhor maneira possível a sua fala. Sua comunicação é o cartão de visita para você vender, contratar, resolver problemas e motivar seus colaboradores em dar o melhor deles para sua empresa!
  • Sempre busque o aumento da qualidade de suas joias, bem como o controle dessa qualidade com foco em cada setor individualmente;
  • Informe o Designer de Joias sobre as tecnologias e os processos de produção disponíveis em sua indústria para que ele possa criar de acordo com essa disponibilidade;
  • Esteja atento as tecnologias que são lançadas para o setor produtor de joias. Muitas tecnologias podem facilitar a produção e trazer um menor custo de produção e maior margem de lucro na venda;
  • Incentive seu Designer a procurar conteúdo, livros e cursos que aumentem a criatividade para a criação de novas joias;
  • Invista em criações com mistura de materiais e também materiais ecologicamente corretos;
  • Esteja atento e se integre aos novos meios de comunicação virtual, como redes sociais e plataformas que possam ser usadas para fazer marketing e vendas pela internet;
  • Defina quem são seus públicos alvos e desenvolva suas joias baseados nas tendências para esses públicos;
  • Busque parcerias com lojas varejistas e lojas de departamentos que possam exportar suas semijoias.
Para o Designer de Joias

  •  Desenvolva da melhor maneira possível a sua fala. Sua maneira de se comunicar é a primeira impressão que é notada para você vender seus serviços e produtos com segurança e qualidade!
  • Estude sobre design, tendência e público alvo para direcionar suas criações e designs corretamente no mercado;
  • Pesquise sobre os processos de produção joalheira e sobre novas tecnologias, como também em como usar tudo isso de maneira correta no desenvolvimento das joias;
  • Aprenda sobre criação de joias com matérias-primas diferentes e com misturas de materiais;
  • Desenvolva o máximo que puder seu lado criativo. Essa é uma capacidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Não é um dom!
  • Peça um relatório de vendas mensal das joias que você criou, compare-os e questione o porquê um modelo vendeu mais que o outro;
  • Esteja atento ao processo de produção e busque saber se há problemas ou dificuldade durante a produção das joias que você criou;
  • Entenda a diferença entre valor e preço para cobrar por seu serviço de maneira correta;
  • Se você faz a modelagem 3D da joia, domine as ferramentas do software que você trabalha;
  • Seja sempre aberto a sugestões e muito curioso sobre tudo que envolve a indústria de joias;
  • Leia sobre moda, repare nas joias que aparecem nas novelas e acompanhe as Fashion Weeks nacionais e internacionais para antecipar tendências.

Muito bem! As informações e soluções estão lançadas! Estas são só algumas sugestões para seu desenvolvimento profissional e empresarial.

Está mais do que claro que, o mercado de joias está cheio de oportunidades para crescer e faturar, e que o designer e o produtor, precisam e devem tomar posse dessas oportunidades! Vamos pôr as mãos à obra?

 

Você sabe o valor da informação? Eu acredito que ela pode ser a diferença entre realizar ou não um sonho.”

 

Fontes de pesquisas e referências: Forbes | Ibmec | Revista PEGN

 

 

Driely – a designer de joias

 

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