Como anda o mercado de joias e semijoias no Brasil?

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Já estamos no fim do ano de 2016, e mesmo com a crise econômica que nosso país tem enfrentado nos últimos anos, o mercado produtor de joias, semijoias e bijuterias não pararam de trabalhar e continuam movimentando milhões de dólares ao ano. Esse mercado tem uma avaliação de crescimento de até 6% ao ano, e até 2020 as vendas do setor poderão chegar a US$ 250 bilhões anuais.

Respondendo à pergunta título desta matéria, uma pesquisa do SEBRAE do ano de 2015, considerou o mercado de joias e semijoias um dos mais promissores no país. Então, vamos aproveitar!

Nossas bijuterias criadas com tecidos, palhas, pedras e outros materiais orgânicos, movimentam US$45 milhões anualmente, e as joias folheadas a ouro ou prata movimentam US$55 milhões por ano. O segmento de joias folheadas brasileiras é composto em 95% por micro e pequenas empresas e 70% das exportações deste segmento, são para países ilustres no cenário mundial, como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Argentina, Peru e Colômbia.

E o motivo para o mercado joalheiro brasileiro se manter ativo e saudável, conta com diversos pontos importantes que devem ser observados e explorados por quem trabalha nessa brilhante área. Vamos ver uma breve análise do mercado consumidor de joias:

  • As mulheres continuam comprando semijoias e bijuterias mesmo em tempos de crise porque mantém uma ligação emocional com as joias e as associaram com uma questão de vaidade;
  • O empoderamento crescente das mulheres no mercado de trabalho também contribui para o crescimento dos segmentos focados na mulher;
  • O homem está cada vez mais presente como público comprador de joias e semijoias, adquirindo pulseiras, brincos, correntes, abotoaduras e outros artigos de adorno;
  • A Classe A, e principalmente a classe B, estão trocando o mercado de joias pelo de semijoias, devido ao aumento do custo de vida no Brasil;
  • O aumento do poder aquisitivo da classe C, D e E também é responsável pelo crescimento do ramo joalheiro;
  • Como ponto positivo para o Brasil no mercado internacional, o grande diferencial de nossas joias, é o design, que traz o dinamismo e a sensualidade presentes em nossa cultura;
  • A melhoria da qualidade e do padrão de produção de nossas joias também é um fator muito importante que nos mantém no mercado exportador, nos permitindo competir com mercados produtores tradicionais, como Itália, Hong Kong, Tailândia e Índia.

Mas, mesmo com todos esses pontos favoráveis, não podemos nos deixar levar pela confiança cega.

O mercado joalheiro precisa de muito investimento em capacitação, informação e tecnologia, porque ainda sofre com mão-de-obra pouco qualificada, desvalorização profissional, falta de comunicação entre a indústria e a mão-de-obra, baixa integração de empresas, dificuldade de acesso a financiamentos, poucas políticas públicas de incentivo ao setor, alto índice de informalidade tanto na produção quanto na comercialização das joias e semijoias, entre outros fatores que precisam ser corrigidos e melhorados dia-a-dia para não perdermos mercado e conseguirmos valorizar ainda mais o setor.
O designer de joias, é um profissional chave para o mercado, porque o processo de produção começa com a criação da joia, e para criar é necessário desenvolver a criatividade. A criatividade é uma competência humana, nasce com a gente! A capacidade de combinar, de inventar, de modificar, e também de gerar soluções inusitadas para problemas cotidianos (inclusive problemas de produção de joias) nunca será substituído por máquinas. Por isso esse profissional é tão importante no cenário joalheiro.

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Atualmente esse profissional está desvalorizado, mas isso aconteceu porque a informação sobre tudo que ele precisa saber para atuar corretamente como Designer de Joias, não chega até ele. Os cursos são básicos e superficiais, e não abordam matérias que deveriam ser consideradas imprescindíveis para a qualidade desse profissional. E se esse profissional for qualificado, trará ainda mais valor para as empresas, para o mercado de joias como um todo e para si mesmo. A maioria dos produtores de joias não conhecem ou não sabem como utilizar esse tipo de informação para influenciar positivamente o saldo final dos lucros da empresa e o crescimento da marca como um todo.  Eles entram nesse mercado por ser lucrativo, e iniciam suas produções copiando joias existentes e sem saber que é necessário investir em conhecimento para o crescimento e sustentabilidade da marca a longo prazo.

Comunicação empresarial, administração, público alvo, estudo de mercado, tecnologias, valorização de mão-de-obra, o mercado industrial e comercial de joias, mercado internacional, ética profissional, valor e preço, tendência, etc., podem ser citadas como matérias básicas de estudo para o designer e para o produtor de joias. E comunicação empresarial está em primeiro, porque existe uma grande falha interna de comunicação, o que gera um grande obstáculo para o crescimento e desenvolvimento mais rápido deste setor.

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Ok! Você já sabe sobre as dificuldades do mercado joalheiro, mas como eu sempre foco nas soluções, abaixo estão algumas sugestões direcionais para os pivôs do ramo joalheiro estudarem, aplicarem e continuarem crescendo e reluzindo no mercado nacional e internacional de joias e semijoias:

Para o produtor de joias

  •  Desenvolva da melhor maneira possível a sua fala. Sua comunicação é o cartão de visita para você vender, contratar, resolver problemas e motivar seus colaboradores em dar o melhor deles para sua empresa!
  • Sempre busque o aumento da qualidade de suas joias, bem como o controle dessa qualidade com foco em cada setor individualmente;
  • Informe o Designer de Joias sobre as tecnologias e os processos de produção disponíveis em sua indústria para que ele possa criar de acordo com essa disponibilidade;
  • Esteja atento as tecnologias que são lançadas para o setor produtor de joias. Muitas tecnologias podem facilitar a produção e trazer um menor custo de produção e maior margem de lucro na venda;
  • Incentive seu Designer a procurar conteúdo, livros e cursos que aumentem a criatividade para a criação de novas joias;
  • Invista em criações com mistura de materiais e também materiais ecologicamente corretos;
  • Esteja atento e se integre aos novos meios de comunicação virtual, como redes sociais e plataformas que possam ser usadas para fazer marketing e vendas pela internet;
  • Defina quem são seus públicos alvos e desenvolva suas joias baseados nas tendências para esses públicos;
  • Busque parcerias com lojas varejistas e lojas de departamentos que possam exportar suas semijoias.
Para o Designer de Joias

  •  Desenvolva da melhor maneira possível a sua fala. Sua maneira de se comunicar é a primeira impressão que é notada para você vender seus serviços e produtos com segurança e qualidade!
  • Estude sobre design, tendência e público alvo para direcionar suas criações e designs corretamente no mercado;
  • Pesquise sobre os processos de produção joalheira e sobre novas tecnologias, como também em como usar tudo isso de maneira correta no desenvolvimento das joias;
  • Aprenda sobre criação de joias com matérias-primas diferentes e com misturas de materiais;
  • Desenvolva o máximo que puder seu lado criativo. Essa é uma capacidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Não é um dom!
  • Peça um relatório de vendas mensal das joias que você criou, compare-os e questione o porquê um modelo vendeu mais que o outro;
  • Esteja atento ao processo de produção e busque saber se há problemas ou dificuldade durante a produção das joias que você criou;
  • Entenda a diferença entre valor e preço para cobrar por seu serviço de maneira correta;
  • Se você faz a modelagem 3D da joia, domine as ferramentas do software que você trabalha;
  • Seja sempre aberto a sugestões e muito curioso sobre tudo que envolve a indústria de joias;
  • Leia sobre moda, repare nas joias que aparecem nas novelas e acompanhe as Fashion Weeks nacionais e internacionais para antecipar tendências.

Muito bem! As informações e soluções estão lançadas! Estas são só algumas sugestões para seu desenvolvimento profissional e empresarial.

Está mais do que claro que, o mercado de joias está cheio de oportunidades para crescer e faturar, e que o designer e o produtor, precisam e devem tomar posse dessas oportunidades! Vamos pôr as mãos à obra?

 

Você sabe o valor da informação? Eu acredito que ela pode ser a diferença entre realizar ou não um sonho.”

 

Fontes de pesquisas e referências: Forbes | Ibmec | Revista PEGN

 

 

Driely – a designer de joias

 

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15 COMENTÁRIOS

  1. Olá Novamente Rex Georges.

    O Tipo de tecnologia que um Designer usa: Hardware para modelagem 3D de joias – Eu recomendo um PC ou Notebook com memória de pelo menos 4GB + Placa de Vídeo com 2GB ou mais e processador com velocidade a partir de 2 GHz.
    Software – tem vários, como o Rhinoceros, Matrix Gemvision, SpaceClain, Rhinogold, e outras marcas bem menos conhecidas. Os mais usados são o Rhinogold (que já vem com com as ferramentas de cravação de pedras) e o Rhinoceros e Matrix junto (este último é um plugin que completa o Rhino com as ferramentas de cravação e mais alguns adicionais). Eu uso o Rhino e o Matrix. Eu nunca usei o Rhinogold, mas vendo alguns vídeos do programa achei mais complexo o modo de inserção de pedras, porém isso não deve ser considerado, porque minha habilidade com o Matrix é porque comecei com ele direto.
    Para peças orgânicas, os Designers costumam usar o ZBrush.
    E para correções das peças e deixa-las prontas para prototipagem, usam o Materialize Magics.

    Os líderes das tecnologias: Rhino conseguimos contatos facilmente no Brasil, o Matrix é um programa alemão, e eu já tentei negociar com eles pra facilitar a aquisição do programa aqui no Brasil, expliquei a situação salarial da categoria, que a categoria está em crescimento, que gostaria de representa-los aqui no Brasil, entre outras coisas e a resposta que obtive foi que “os problemas culturais e geo-políticos do Brasil estão fora do alcance de ação deles”, inclusive citando sobre corrupção e disse que não dará descontos ou fornecerá qualquer coisa para “combater esses problemas”. Não foi sobre isso que eu disse pra ele, mas ele entendeu assim. A licença do Matrix está em torno de 20 mil reais. Olhando este valor e por conhecer muitas pessoas da área, afirmo que 99,9% dos softwares usados são piratas. O Rhino talvez não nesta porcentagem, mas o Matrix sim.

    Cursos: Eu iniciei com um curso básico de Rhino numa instituição famosa que tem por todo o Brasil. Mas o que aprende-se no curso é o uso de algumas ferramentas básicas, e pouquíssima informação técnica referente ao processo de produção. A minha sorte foi que eu fiz esse curso e fui trabalhar numa fábrica ao lado do meu professor, então eu ganhava um salário para aprender mais sobre o programa. Outras informações sobre ferramentas e processo de produção eu adquiri por esforço próprio e curiosidade. Não conheço outros nomes que valham a pena ser citados.
    Eu tenho planos de desenvolver um curso Básico, Intermediário e Avançado na área, com as informações sobre Design, Criatividade, Produção e outras referentes ao mercado, mas devido ao tempo ainda não consegui tirar do Papel.

    Demanda e Oferta, você se refere às joias em si? Se for isto ai tem a ver com Design e Público. Neste caso, veja a resposta que dei neste final de semana, acima da sua, para o Alexandre. Ali falo brevemente sobre o tema.

    Na minha opinião o desafio logístico da indústria de joias e semijoias, é a inovação. A grande maioria das indústrias não investem no profissional ou não querem pagar o valor que o freelance cobra pela inovação (quando ele atinge isso), e daí eles não se “esforçam” para criar, copiam e se inspiram em peças existentes fazendo pequenas mudanças e ainda vendem a mesma peça para outras indústrias para ter o retorno necessário. Também tem a questão de como tem sido tratado e atendido do cliente final, em sua maioria mulheres. Eu falo isto na matéria que passeei pra você na sua pergunta anterior.

    Em breve trarei novas matérias sobre a área, com mais detalhes.
    Mais uma vez, obrigada por ler e fico muito grata por poder estar contribuindo de alguma forma para a melhora deste setor.
    Estou a disposição, qualquer coisa entre em contato comigo por e-mail – driely.adesigner@gmail.com e me siga nas redes sociais (Face, Insta), @Driely.adesigner. Quando há novas matérias eu divulgo nesses canais.

  2. Uma outra coisa que é de grande valor comercial é o toque que você dá sobre a mão de obra ser sub-capacitada nesse mercado, tornando claro que um investimento nesse ponto é um diferencial mercado. O afirmado sobre a figura do Designer de Jóias não ter acesso a informação de qualidade, nem a tecnologia, nem a alguma forma de qualificação séria é outro ponto de potencial milionário, uma vez que se tenha uma visão clara da logística necessária para tornar isso viável, e o quanto pode ser ganho no médio prazo, ao se preencher essa ineficiência de mercado, isso foi dinheiro de graça que você deu à aqueles que “tem olhos para ver”.
    A respeito disso, onde eu posso encontrar informações mais profundas, sobre esse ponto especificamente, por gentileza?
    Onde eu descubro o tipo de tecnologia que um Designer usa?
    Onde posso me informar sobre quais são os lideres no setor dessa tecnologia?
    Qual é a referência de cursos de Design no caso?
    Uma vez que há a demanda, o que impede a oferta de chegar aqui?
    Você tem conhecimento de onde reside o desafio logístico?
    Ou no caso, se eu estiver abusando de sua boa vontade, pode ao menos me indicar como posso aprender sobre isso, por gentileza?

  3. Bom dia, eu estou estudando o mercado de jóias e semi-jóias para ajudar um amigo que quer investir pesado nisso, estou cuidando do business design para ele, e achei essa matéria incrível, especialmente o elemento sobre as classes A e B estarem migrando para o mercado das semi-jóias devido a um maior interesse na relação custo-benefício causado pela pressão de uma economia em depressão. Isso é muito relevante do ponto de vista do investimento. Ele chegou a comentar que tem observado isso na experiência direta, uma vez que já atua no ramo, o que aumenta a credibilidade de sua informação.
    Assim, uma sugestão, com toda minha delicadeza, para mim que sou investidor, é fundamental saber precisamente de onde vem os dados sobre cada uma das afirmações na análise feita por alguém que atua no mercado que pretendo atuar, e nesse caso, se você pudesse pontuar, em futuras publicações, a fonte específica daquela afirmação específica, colocando um número ao lado, e postando o link no final da reportagem, ao lado do número, isso seria de grande valor comercial.
    Por exemplo:

    “. Esse mercado tem uma avaliação de crescimento de até 6% ao ano, e até 2020 as vendas do setor poderão chegar a US$ 250 bilhões anuais.(1)”

    CORPO DO TEXTO

    FIM DO TEXTO

    (1) https://www.forbes.com/sites/deborahweinswig/2016/04/14/as-fine-jewelry-moves-online-the-market-sparkles/#c3bf10774ae1

  4. Trabalho num ramo totalmente diferente, mas “enxerguei” um mundo de possibilidades nesse mercado de trabalho. Estou conhecendo empresas para me tornar consultora de negócios de semi-joias e estou confiante em meu crescimento profissional, mesmo o país vivendo a crise financeira atual. Irei fazer a diferença num país em que todos se titulam iguais.

    • Olá Andreza. Boa sorte em seu ideais. Esse mercado precisa mesmo de pessoas mais qualificadas e humildes para compartilhar informação, porque uma grande maioria que estão nesse ramo e tem informação não compartilha com medo de perder seu lugar no mercado. Precisando de qualquer ajuda, estou à disposição. Fico muito feliz em saber que meu artigo tocou sua vida.

  5. Olá Driely também estou começando nesse segmento. Moro em Chicago e minha maior dificuldade tem sido informação. Tenho criatividade de sobra mas sinto que falta material de pesquisa sobre a parte de produção do design de joia como semi joia.

    • Olá Bella. Realmente a informação publicada é pouca nessa área. Você conseguirá boas informações com produtores ai em Chicago mesmo, mas tem que entrar na rede deles, fazer amizades e se entrosar com o pessoal da mesma área. O processo de produção do Brasil é diferente em alguns detalhes daí, portanto você pode optar por fabricar do modo brasileiro, mas para isso adquirir todo o conhecimento de produção, maquinários, e treinar pessoal ou fazer você mesma, ou pode fazer da maneira que é a cultura daí. O melhor é você se munir de informação e pesar os prós e contras de cada meio de produção, para ver o melhor caminho para você. Precisando estou à disposição. Bons negócios!

  6. Boa Tarde Driely!

    Primeiramente parabéns pelo artigo, muito instrutivo.
    Estou estudando para entrar em atividade comercial no setor e no momento procurando eventos como seminários, palestra e workshops e feiras do mercado de semi-jóias.
    Você teria alguma sugestão de evento o qual eu poderia aprender mais sobre o público potencial comprador?

    Grato

    Alexandre

    • Olá Alexandre. Perdão pela demora em resposta.

      O público potencial comprador tem a ver primeiro com o tipo de joias que você trabalha. Você pode trabalhar escolhendo um público alvo e depois os modelos que encaixam nesse público, ou escolhendo o tipo de joia que prefere trabalhar e depois determinar o público que interage com esse tipo de joia. O estudo de público alvo, envolve cultura, classe social, a atual condição política e leis que afetam essa classe (porque isso modifica os hábitos, compras, necessidades e supérfluos), moda, estilo desse público, idade, preferências, personalidade, aina outras coisas mais. É um estudo complexo, porque por exemplo, dentro da classe social media, tem um grupo menor que é clássico, outro é esportivo, outro é boho, e dentro de cada grupo menor, preferencias e hábitos mudam, e assim por diante. Comece escolhendo o público ou tipo de joia, e daí vá refinando a pesquisa.
      Eu não conheço muitas fontes de pesquisa. Mas o Google ajuda muito, e claro, não pegue a primeira informação que aparece na página. Se vc pesquisar um tópico como ” o que influencia a compra” veja o máximo de artigos que puder e também pesquise em inglês, eles têm muito mais artigos publicadas sobre os mais diversos assuntos do que nós Brasileiros.

      Espero ter ajudado e obrigada pelo elogio da matéria.
      Estou a disposição!

  7. Olá Driely, achei interessante a matéria e suas observações. Mas lembre-se de colocar as fontes das referências que você pesquisou, dará mais credibilidade ao que está sendo falado. 🙂

    • Olá Ramos! Me desculpe, eu vou adicionar as referências na matéria. Obrigada por me lembrar! O que você não encontrar nas referências, são de minha experiência profissional. Converso com muitos produtores e profissionais do ramo joalheiro, o que me dá a vantagem de saber em primeira mão sobre as _verdadeiras_ necessidades do mercado de joias e mercado de trabalho do setor. Também faço pesquisas informais e estudo em fontes internacionais, que estão muito a frente do Brasil em questões de necessidade, investimento, organização, pesquisa, informação e etc. Qualquer dúvida estou à disposição! 🙂 Obrigada por ler a matéria!

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