Promova o engajamento das pessoas em qualquer contexto
Como aumentar o engajamento com sua equipe e seu público em qualquer ambiente promovendo seu conteúdo em meio a um oceano de alternativas.
Algumas pessoas acreditam que engajamento é representado pelo número de seguidores que aparece na sua rede social, seja ela qual for. Mas, na verdade é algo que vai muito além de números e curtidas.
Engajamento é uma palavra antiga, muito utilizada no contexto militar e que ganhou destaque nesse tempo de redes sociais. É um dos principais objetivos do profissional de marketing digital que deseja alcançar o sucesso.
O processo de engajamento parte do porquê. O que estou fazendo faz sentido para mim? Por que estou fazendo isso? Para que eu faço o que faço? Insira sempre na comunicação com a equipe o porquê você faz o que faz ou a razão de estar chamando as pessoas para realizarem uma determinada tarefa.
No universo dos recursos humanos a definição de engajamento está atrelada ao comprometimento e alinhamento a partir de propósitos, valores e interesses em comum.
O engajamento é internamente despertado depois que o indivíduo busca simetria entre os seus valores, propósitos, desejos e crenças com os da atividade proposta.
Engajamento é o quanto os liderados ou as pessoas estão envolvidas, entusiasmados com suas tarefas e local onde devem executá-las e ainda sentem que suas necessidades emocionais são atendidas. É quando existe uma conexão emocional, com o ambiente, com as pessoas e com as tarefas.
Todo processo de aprendizagem carregado de emoção faz com que o conteúdo seja melhor absorvido e a memória de longo prazo é escrita. Quando as emoções positivas são evocadas esse resultado é ainda melhor.
Trocar a palavra NÃO por frases afirmativas ajuda a desbloquear o cérebro para absorver novos conhecimentos. Isso não significa dizer SIM para tudo. Mas, reforçar positivamente evocando o que é importante dando a opção do SIM.
Dados de uma pesquisa do Instituto Gallup (2012) revelaram que 74% dos funcionários no Brasil não estão engajados com a empresa. Estamos vivendo uma crise de engajamento em todo o mundo.
Existe só um jeito de fracassar no engajamento de pessoas: basta não deixar claro qual é o objetivo, a missão, o projeto de futuro e a oportunidade de crescimento que elas ali terão.
Ou seja, quando as pessoas encontram apenas uma live a mais, uma aula a mais, um vídeo a mais e não um projeto de vida, onde ela possa crescer e ir adiante, não haverá compromisso.
Por isso, engajamento trata-se de, inicialmente, adotar uma série de medidas que tenham relação entre si. Como por exemplo:
- Deixar claro qual é a visão e a missão daquela determinado projeto.
- Colocar as pessoas num processo de formação continuada de maneira que elas percebam que a há investimento nela e que não se quer dela apenas a presença estatística.
- Promover situações de reconhecimento. Reconhecer as capacidades, comemorar as conquistas, evocar lembranças.
Tudo isso promove união quando a situação fica mais crítica, porque se não existe compromisso quando a situação é boa, imagine se existirá quando a situação for difícil!
Nas décadas de 60 e 70 quando a televisão se popularizou na casa dos brasileiros, ou mesmo antes disso, quando se usava apenas o rádio, as pessoas programavam seu dia e suas atividades de acordo à agenda da transmissão.
Hoje em dia estamos bem longe dessa realidade com o advento do on demand. Ou seja, você escolhe o que vai ver/ouvir, onde, quando e como.
Então, principalmente para as novas gerações, é um castigo ficar sentado durante horas ouvindo uma coisa que a pessoa não quer ouvir, na hora que ela não quer, do jeito que ela não quer. Principalmente, porque o indivíduo não teve qualquer participação na elaboração daquele programa, reunião ou aula.
É muito mais interessante quando você consegue participar do processo, de algum jeito. Quando você interfere no que está vendo/ouvindo, ou seja, quando existe ação.
Se a pessoa não participa ela perde o interesse. “Pessoas querem fazer parte do universo que elas ajudam a criar”. Essa célebre frase de Dale Carnegie¹ nunca soou tão verdadeira e relevante como agora.
Ela mostra o quanto as pessoas estão realmente interessadas em fazer parte. Note que ele foi considerado o guru do engajamento no meio empresarial em um tempo em que não havia nenhuma rede social. A internet só foi criada em 1969 e ele faleceu em 1955.
Para que você consiga engajar melhor as pessoas, aqui vão algumas dicas:
- Clareza de informação. Passar a informação de maneira clara e objetiva, envolver as pessoas, interagir com elas, fazer reuniões para definir soluções e não para tratar de problemas, certificar-se de que as pessoas estão entendendo o que é dito, que elas estão se entendendo entre si e interagindo em prol do mesmo objetivo.
- Assuma a responsabilidade. Pessoas não seguem pessoas irresponsáveis. Nos momentos difíceis nem todos estão dispostos a assumir a responsabilidade. É comum as pessoas fazerem o mínimo achando que aquilo é suficiente para eximirem-se de qualquer responsabilidade. Assumir a responsabilidade é estar junto com a equipe, sejam quais forem as circunstâncias. Você terá uma liderança cativante se realmente se dedicar a desenvolver e envolver as pessoas.
- O planejamento é fundamental. Não existe estratégia que alcance algum resultado se não forem estabelecidos passos de ação. Seja estrategista, envolva as pessoas, faça perguntas, deixe que elas participem dando respostas e crie um ambiente onde elas possam se expressar.
Lembre-se de algo muito importante: pessoas somos diferentes. Não se deve preparar um conteúdo baseado apenas em você mesmo. É necessário conhecer os 4 tipos de comportamento e saber que, em cada pessoa, um deles se destacará.
Existem os executores, os comunicadores, os planejadores e os analistas. De acordo ao perfil comportamental de cada indivíduo, é a forma como responderá aos estímulos.
Pense: será que esse conteúdo que eu quero transmitir é adequado? Será que a metodologia que eu vou utilizar é acessível para que as pessoas que desejo alcançar assimilem o conteúdo? É imperativo derrubar todas as barreiras possíveis para facilitar o engajamento do seu público.
Precisamos lidar com as mudanças, precisamos inovar e produzir mais e melhor, mas sozinhos não iremos muito longe. Então, envolva as pessoas! Assim, quando alcançar seu objetivo estará rodeado de pessoas que lhe apoiam e o engajamento será apenas uma consequência.
Mostre para as pessoas que você sabe para onde está indo, que sabe onde quer chegar e para onde as está levando, assim, muitas pessoas seguirão você.
Amplie seus conhecimentos sobre esse tema, assista o vídeo
“Como engajar pessoas em qualquer lugar”.
Referência:
1 – Dale Carnegie é o autor de Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (1936) e fundador do que é hoje uma rede mundial de mais de 3.000 instrutores e escritórios presente em quase 100 países.