Como aumentar o engajamento em qualquer lugar

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Como aumentar o engajamento
Como aumentar o engajamento em qualquer lugar

Promova o engajamento das pessoas em qualquer contexto

Como aumentar o engajamento com sua equipe e seu público em qualquer ambiente promovendo seu conteúdo em meio a um oceano de alternativas.

Algumas pessoas acreditam que engajamento é representado pelo número de seguidores que aparece na sua rede social, seja ela qual for. Mas, na verdade é algo que vai muito além de números e curtidas.

Engajamento é uma palavra antiga, muito utilizada no contexto militar e que ganhou destaque nesse tempo de redes sociais. É um dos principais objetivos do profissional de marketing digital que deseja alcançar o sucesso.

O processo de engajamento parte do porquê. O que estou fazendo faz sentido para mim? Por que estou fazendo isso? Para que eu faço o que faço? Insira sempre na comunicação com a equipe o porquê você faz o que faz ou a razão de estar chamando as pessoas para realizarem uma determinada tarefa.

No universo dos recursos humanos a definição de engajamento está atrelada ao comprometimento e alinhamento a partir de propósitos, valores e interesses em comum.

O engajamento é internamente despertado depois que o indivíduo busca simetria entre os seus valores, propósitos, desejos e crenças com os da atividade proposta.

Engajamento é o quanto os liderados ou as pessoas estão envolvidas, entusiasmados com suas tarefas e local onde devem executá-las e ainda sentem que suas necessidades emocionais são atendidas. É quando existe uma conexão emocional, com o ambiente, com as pessoas e com as tarefas.

Todo processo de aprendizagem carregado de emoção faz com que o conteúdo seja melhor absorvido e a memória de longo prazo é escrita. Quando as emoções positivas são evocadas esse resultado é ainda melhor.

Trocar a palavra NÃO por frases afirmativas ajuda a desbloquear o cérebro para absorver novos conhecimentos. Isso não significa dizer SIM para tudo. Mas, reforçar positivamente evocando o que é importante dando a opção do SIM.

Dados de uma pesquisa do Instituto Gallup (2012) revelaram que 74% dos funcionários no Brasil não estão engajados com a empresa. Estamos vivendo uma crise de engajamento em todo o mundo.

Existe só um jeito de fracassar no engajamento de pessoas: basta não deixar claro qual é o objetivo, a missão, o projeto de futuro e a oportunidade de crescimento que elas ali terão.

Ou seja, quando as pessoas encontram apenas uma live a mais, uma aula a mais, um vídeo a mais e não um projeto de vida, onde ela possa crescer e ir adiante, não haverá compromisso.

Por isso, engajamento trata-se de, inicialmente, adotar uma série de medidas que tenham relação entre si. Como por exemplo:

  • Deixar claro qual é a visão e a missão daquela determinado projeto.
  • Colocar as pessoas num processo de formação continuada de maneira que elas percebam que a há investimento nela e que não se quer dela apenas a presença estatística.
  • Promover situações de reconhecimento. Reconhecer as capacidades, comemorar as conquistas, evocar lembranças.

Tudo isso promove união quando a situação fica mais crítica, porque se não existe compromisso quando a situação é boa, imagine se existirá quando a situação for difícil!

Nas décadas de 60 e 70 quando a televisão se popularizou na casa dos brasileiros, ou mesmo antes disso, quando se usava apenas o rádio, as pessoas programavam seu dia e suas atividades de acordo à agenda da transmissão.

Hoje em dia estamos bem longe dessa realidade com o advento do on demand. Ou seja, você escolhe o que vai ver/ouvir, onde, quando e como.

Então, principalmente para as novas gerações, é um castigo ficar sentado durante horas ouvindo uma coisa que a pessoa não quer ouvir, na hora que ela não quer, do jeito que ela não quer. Principalmente, porque o indivíduo não teve qualquer participação na elaboração daquele programa, reunião ou aula.

É muito mais interessante quando você consegue participar do processo, de algum jeito. Quando você interfere no que está vendo/ouvindo, ou seja, quando existe ação.

Se a pessoa não participa ela perde o interesse. “Pessoas querem fazer parte do universo que elas ajudam a criar”. Essa célebre frase de Dale Carnegie¹ nunca soou tão verdadeira e relevante como agora.

Ela mostra o quanto as pessoas estão realmente interessadas em fazer parte. Note que ele foi considerado o guru do engajamento no meio empresarial em um tempo em que não havia nenhuma rede social. A internet só foi criada em 1969 e ele faleceu em 1955.

Para que você consiga engajar melhor as pessoas, aqui vão algumas dicas:

  • Clareza de informação. Passar a informação de maneira clara e objetiva, envolver as pessoas, interagir com elas, fazer reuniões para definir soluções e não para tratar de problemas, certificar-se de que as pessoas estão entendendo o que é dito, que elas estão se entendendo entre si e interagindo em prol do mesmo objetivo.
  • Assuma a responsabilidade. Pessoas não seguem pessoas irresponsáveis. Nos momentos difíceis nem todos estão dispostos a assumir a responsabilidade. É comum as pessoas fazerem o mínimo achando que aquilo é suficiente para eximirem-se de qualquer responsabilidade. Assumir a responsabilidade é estar junto com a equipe, sejam quais forem as circunstâncias. Você terá uma liderança cativante se realmente se dedicar a desenvolver e envolver as pessoas.
  • O planejamento é fundamental. Não existe estratégia que alcance algum resultado se não forem estabelecidos passos de ação. Seja estrategista, envolva as pessoas, faça perguntas, deixe que elas participem dando respostas e crie um ambiente onde elas possam se expressar.

Lembre-se de algo muito importante: pessoas somos diferentes. Não se deve preparar um conteúdo baseado apenas em você mesmo. É necessário conhecer os 4 tipos de comportamento e saber que, em cada pessoa, um deles se destacará.

Existem os executores, os comunicadores, os planejadores e os analistas. De acordo ao perfil comportamental de cada indivíduo, é a forma como responderá aos estímulos.

Pense: será que esse conteúdo que eu quero transmitir é adequado? Será que a metodologia que eu vou utilizar é acessível para que as pessoas que desejo alcançar assimilem o conteúdo? É imperativo derrubar todas as barreiras possíveis para facilitar o engajamento do seu público.

Precisamos lidar com as mudanças, precisamos inovar e produzir mais e melhor, mas sozinhos não iremos muito longe. Então, envolva as pessoas! Assim, quando alcançar seu objetivo estará rodeado de pessoas que lhe apoiam e o engajamento será apenas uma consequência.

Mostre para as pessoas que você sabe para onde está indo, que sabe onde quer chegar e para onde as está levando, assim, muitas pessoas seguirão você.

Amplie seus conhecimentos sobre esse tema, assista o vídeo

“Como engajar pessoas em qualquer lugar”.

Referência:

1 – Dale Carnegie é o autor de Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (1936) e fundador do que é hoje uma rede mundial de mais de 3.000 instrutores e escritórios presente em quase 100 países.

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