Como encarar uma entrevista de emprego e se sair bem

0
134
Entrevista de emprego
Entrevista de emprego

Existem vários mitos e histórias de como arrumar o melhor emprego, ou ainda, achar o emprego dos sonhos. Trago aqui algumas dicas de como encarar uma entrevista e se sair bem, no final delas.

Se você vai se submeter a uma entrevista de emprego é importante levar em conta essas 9 dicas:

1) Certifique-se

De que realmente esta é a vaga que está buscando e não é só o preenchimento de uma vaga, por estar desempregado. (Isto é percebido logo na entrevista inicial).

2) Dê informações verídicas na entrevista

O entrevistador(a) e o gestor(a) conseguem detectar rapidamente ,se você fez cursos, trabalhou em empresas dentro dos períodos apresentados, se tem experiência solicitada nos pré-requisitos, se tem as características de personalidade que precisa ter o profissional necessitado pela empresa.(não adianta inventar).

3) Entregue seu Currículo Vitae resumido

Faça um Currículo Vitae com no máximo 2 páginas, constando suas experiências recentes (nos últimos 7 anos), o que realizou em cada uma das empresas e que cargos ocupou com duração de cada um, com datas de inicio e término de cada uma das empresas.

4) Experiência de trabalho

Coloque no Currículo Vitae informações pertinentes à vaga que está concorrendo. De nada adianta colocar que toca “instrumento de corda”, se a vaga não é para tocar em orquestra ou professor de música.

5) Candidate-se a uma vaga em que esteja realmente preparado para disputar

Não adianta querer pleitear vagas que não tem nada com seu perfil e nem comparecer, muitas vezes, a vagas em que não esteja dentro do que é requisitado em especialização específicos do cargo, se você não as tem.

O Gestor(a), provavelmente, constatará isso no processo e você só estará perdendo seu tempo.

6) Avalie se o seu salário da vaga está dentro das suas pretensões

Nada adianta você concordar com um salário, só porque está desempregado, e depois de 2 meses chegar a conclusão de que está aquém do que necessita.
Além de ficar com sua carteira “ marcada” terá que dar explicações, durante muito tempo, do motivo.

7) Prepare uma vestimenta adequada

De modo que seja avaliado(a) para o cargo, em questão, de acordo com o valor do salário que está você está concorrendo; tenha cuidado e atenção de estar com vestimentas de acordo com o cargo pretendido, porque será observado(a), além de evitar saias curtas e decotes avantajados.

Caso esteja concorrendo a uma vaga de Operadora de Telemarketing não vá vestida como uma Supervisora, mesmo que você já tenha sido.

Fatalmente será excluída, ou desclassificada do processo, pela Supervisora, que a estará entrevistando, porque essa Supervisora se sentirá “ameaçada”, por você, no cargo, que ela está ocupando, e entenderá, segundo ela, que você está se sujeitando a aquela vaga de Operadora, para depois tirar a dela.

8) Evite aceitar vagas por Q.I. (quem indica):

Procure buscar as vagas por si mesmo, porque essas vagas de Q.I. (quem indica) são muito visadas por outras pessoas, que trabalharão com você, ou ainda, estão esperando promoções para a vaga que você irá ocupar.

O que acontece, é que mesmo não tendo perfil para a vaga, a pessoa irá ter atitudes, que poderá prejudicar você e esta pessoa depois ocupará esta vaga.

Além do fato que serão olhadas pelos seus outros chefes, do setor, seção ou área, como uma pessoa que só está lá porque foi indicada, mesmo que tenha capacidade e competência para o cargo, e pelos colegas também.

Dificilmente será bem-sucedido. Em outras ocasiões, como já vivenciada, o Gestor(a) é admitido e contrata alguém que já conhece, de outra empresa, sem passar pelo processo, que a empresa valide de contratação de pessoal, e o coloca no seu setor ou área diretamente, trabalhando com ele, muitas vezes não acaba nada bem.

Provavelmente, sua duração na empresa será muito curta porque iniciará um processo de inveja, dos outros colegas seus, e em poucos meses vão haver, por parte de outros chefes, problemas reais ou fictícios contra você.

9) Seja você:

O entrevistador(a) e o gestor(a) percebem claramente durante o processo de seleção, se você está fazendo “tipo”, ou se realmente é você mesmo, que está participando, em todas as atividades, individualmente ou em grupo.

Portanto, seja você mesmo, em todos os momentos, seja verdadeiro, para que consiga a vaga desejada.

Conclusão: A observação destes procedimentos permitirá ao entrevistado uma maior probabilidade de ser escolhido e ser bem sucedido nos processos de seleção, com chances de poder estar na vaga que foi requisitada e conseguirá assumir com maior segurança e dedicação o cargo para o qual foi aprovado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here