Saiba como alcançar o sucesso em suas transmissões ao vivo
Organizar uma live de sucesso com conteúdo relevante se tornou um desafio para muitas pessoas em tempos de isolamento social.
A falta de interação social tem levado as pessoas a inovarem buscando formas alternativas de comunicação. Seja para interagir com a família ou para se aproximar dos clientes do seu negócio.
De acordo com Chris Ferguson, acadêmico na área de psicologia na Universidade Stetson (Flórida, EUA), não é natural para os seres humanos viverem isolados uns dos outros. Assim, as pessoas têm lançado mão das tecnologias a fim de preencher seus vazios sociais.
No entanto, nem todos os usuários estão satisfeitos com o aumento desenfreado das transmissões ao vivo. Os efeitos do estresse das lives é notório em muitos indivíduos, principalmente sobre aqueles que estão expostos durante várias horas em resposta à demanda profissional.
A verdade é que a maioria de nós não estava acostumada a expor as vidas diante de uma câmera. Embora estejamos distantes fisicamente, as transmissões ao vivo acontecem tendo como cenário a intimidade das nossas casas. Essa exposição exacerbada aumenta os níveis de estresse.
Para muitos negócios e empreendedores as transmissões ao vivo são a solução mais eficaz para alcançar seus objetivos na busca pelo sustento próprio.
Podemos colaborar fazendo com que nossas transmissões não sejam apenas mais um ruído em meio a tantas vozes.
Uma live de sucesso é aquela que entrega conteúdo relevante que resolva o problema de alguém de maneira objetiva. Você não precisa de um cenário hollywoodiano ou equipamentos caros para aumentar a visualização das suas transmissões.
Veja as seguintes dicas para organizar a sua live de sucesso:
- Escolha um assunto que seja do seu domínio, algo que você consiga transmitir com naturalidade e confiança;
- Escreva e organize seu conteúdo antes de transmitir. Destaque os pontos principais que sirvam de referência durante a sua fala;
- Ensaie, converse, combine antes cada passo da live com seus convidados;
- Crie materiais de divulgação com layout apropriado para cada tipo de mídia social. Se você não tem intimidade com softwares como Corel Draw ou Photoshop utilize o canva.com para criar suas artes;
- Divulgue sua live com antecedência;
- Envie o link (formato hiperlink) junto com a arte de divulgação. Assim a pessoa pode clicar e ir direto para a sua transmissão. Teste cada link;
- Verifique se o computador ou celular tem bateria suficiente, deixe um copo com água por perto, vá ao banheiro, tenha todo o material que será compartilhado na tela pronto para a transmissão;
- Deixe alguém responsável pela parte técnica da transmissão incluindo o gerenciamento das mensagens e comentários do público;
- Deixe bem claro o momento do início e do final da transmissão;
- Coloque um título de acordo com o SEO das buscas do Google;
- Seja pontual, tanto para começar quanto para finalizar;
- Cumpra com o conteúdo prometido;
- Escolha de um (01) a no máximo três (03) pontos para apresentar uma solução. Não queira resolver todos os problemas do mundo em apenas uma live;
- Esteja atento durante toda a transmissão sem distrações com objetos, celular, pessoas da casa etc.;
- Pense na acessibilidade da sua live, convide um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (para as pessoas surdas), descreva as imagens que forem compartilhadas (para pessoas com deficiência visual);
- Escolha a melhor ferramenta de transmissão de acordo com os objetivos que deseja alcançar com a sua live;
- Estude sobre as diferentes maneiras de transmitir ao vivo, entenda o funcionamento de cada plataforma e utilize aquela que mais domine;
- Busque os serviços de produção de eventos e de consultoria técnica para ajudar na organização do roteiro e configuração das suas ferramentas de transmissão. Toda ajuda é bem-vinda!
Com certeza você tem um conhecimento que outra pessoa não tem. Portanto, sempre haverá conteúdo relevante a ser transmitido. Organização e preparo são a garantia de que sua live será um sucesso.
Saiba mais sobre como organizar uma live incrível.
Imagem de destaque: Fonte da imagem: hotdogmarketing.net