Como saber se você precisa de um mentor profissional?

0
615
Mentor profissional

O importante papel de um mentor na vida profissional das pessoas.

O mentor profissional é fundamental para quem necessita de ajuda profissional, pois ele pode ser um “empurrão” necessário na carreira de qualquer um.

É muito comum, para aqueles que comandam uma empresa inteiramente sob sua responsabilidade, sentir uma pressão constante.

Ter que lidar com várias situações que não foram vistas em nenhum dos cursos que você fez ou nos milhares de livros que você leu, pode ser desesperador.

Isso significa que você precisa tomar decisões complicadas e aguentar o estresse do dia a dia sem deixar que isso lhe corroa.

Porém, tendo pessoas certas ao seu lado, pode fazer com que os empreendedores lidem melhor com a rotina nada fácil de fazer uma empresa crescer.

E já existem profissionais especialistas nessa área.

Um desses profissionais é o mentor.

Ele é um conselheiro, – que pode ser indicado pelas pessoas que você admira, ou até pela empresa – para ajudá-lo a resolver dilemas, reconhecer seus erros e montar seu plano de carreira.

Por ter mais know-how e um olhar neutro, de fora de tudo o que está acontecendo, ele opina sobre o que funciona ou não, e sobre aquilo que acredita que pode melhorar.

O papel do mentor não é proteger o mentorado, e sim guiá-lo. Todos erram, faz parte.

Porém, o mentor deve, além de evitar as frustrações, ajudar o seu cliente a passar por elas da melhor forma.

Oferecendo alternativas plausíveis – e deixando com que o próprio mentorado escolha o que mais lhe agrada.

Você deve procurar nesse profissional alguém que possua prioridades e valores parecidos com os seus, mas que possua o que falta em você.

Se você trava na hora de expor sua opinião em reuniões importantes, talvez seja a hora de procurar um mentor que fale bem em público – e possa te ajudar nessa questão.

As principais questões profissionais que fazem com que seja procurado um mentor são nas horas das mudanças:
  • Dúvida em aceitar – ou não – uma nova proposta de emprego;
  • Não estar bem decidido sobre qual curso de especialização fazer;
  • Não saber como conversar com o chefe para pedir um aumento ou promoção;
  • Dificuldades para resolver conflitos.

Ter um mentor não é definitivo para a carreira, mas pode ajudar qualquer profissional que esteja em dúvida e não saiba qual caminho seguir.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

Artigo anteriorCrise ou oportunidade? Só vai depender do seu ponto de vista
Próximo artigoReflexões acerca do pensamento narcisista em meio ao caos
Madalena Feliciano
Colunista Oficial, com publicações mensais Diretora de Projetos da Outliers Careers e Presidente do Instituto Profissional de Coaching. Há 18 anos ela assessora profissionais em transição de carreira, utilizando das mais modernas técnicas e ferramentas de Liderança e Coaching. Em seu vasto currículo, constam a formação em administração com ênfase em recursos humanos, especialização em gestão de pessoas além de certificados variados pela Academia Brasileira de Coching, pela Sociedade Brasileira de Coaching, pela Universidade Quantum, pelo Instituto Brasileiro de Excelência Pessoal e Profissional, Center for Advanced Coaching, entre outros. Além dos títulos de estudos, Madalena é mãe de cinco filhos e soube muito bem como lidar com a dificuldade de ser mãe e manter a atenção na carreira, tornando-se o que podemos chamar de “Mulher de Sucesso”. Madalena está à disposição dos veículos para tratar de assuntos variados que tenham a ver com carreira, coaching (pessoal, de casal, profissional, etc.), mercado de trabalho, a mulher no mercado de trabalho, etc.. Outliers Careers Fone: +55 11 2737-1724 | +55 11 95830-7733 Rua Professor Aprígio Gonzaga 78, São Judas, São Paulo - SP. madalena@outlierscareers.com.br | www.outlierscareers.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here