Construindo uma presença digital relevante para o seu Negócio

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Presença Digital

Ter uma presença digital é muito mais que ter um site ou um perfil em alguma rede social. Quando falamos sobre uma empresa ter presença digital, estamos apontando para a maneira como a sua marca se posiciona nos meios digitais.

É sobre como ela se mostra relevante e confiável para o seu público, além de incentivadora de uma determinada mensagem e aos seus consumidores.

A construção de uma boa presença digital se torna um diferencial empresarial, em especial em tempos onde a busca por informações se dá de maneira muito rápida.

Hoje em dia, antes de fazer qualquer compra ou contratar serviços as pessoas buscam informações e opiniões na internet.

Sendo assim, a presença digital é importante não apenas para as empresas que operam em e-commerce ou que oferecem produtos digitais, mas para qualquer empresa que busque excelência, mesmo que offline.

O posicionamento digital vai definir como a empresa será percebida pelo público que o encontra por este meio e muitos são os fatores que interferem nesta avaliação.

Aqui vou destacar 3 fatores que interferem na sua presença digital e dar dicas de ferramentas de marketing digital que vão lhe ajudar a construir uma presença forte para sua empresa:
1 – Relevância frente aos consumidores

Sua empresa é relevante para o público a que se destina? Repare que eu perguntei se a sua empresa é relevante, não o seu produto.

Qual é a mensagem que a sua marca traz? Com quem ela fala? Mostrar credibilidade e conhecimento sobre o tema com o qual trabalha é de extrema importância.

Ajudar seu consumidor com conteúdo que seja relevante para ele é o foco aqui para gerar o engajamento do seu público com sua marca.

O legal aqui é que quanto mais você se relaciona com seus consumidores, mais você conhece o que é relevante para eles e assim pode oferecer conteúdo com maior qualidade.

Para oferecer conteúdo e gerar esse relacionamento com os clientes nada melhor que as mídias sociais como Facebook, Instagram, e Pinterest, a mais recente ferramenta de negócios do WhatsApp, e o velho e bom e-mail marketing.

Existem muitas ferramentas de email marketing simples de usar e com planos gratuitos no mercado. O MailChimp é uma delas.

Apenas esteja sempre atento se o seu conteúdo é relevante para sua audiência e certo de que este público tenha se conectado a sua marca voluntariamente.

2 – Qualidade visual do conteúdo produzido

Tão importante quanto produzir um conteúdo relevante é oferecer este conteúdo com uma qualidade de imagem.

Você não precisa ter equipamentos sofisticados, pois hoje existem celulares com câmeras de altíssima qualidade e, além disso, existem editores de imagem na internet. São algumas opções: PhotoShop, PhotoScape e Picasa.

Depois de limpar e passar os filtros na sua foto, você pode criar designers originais para suas campanhas com o Canva.

O Canva é uma ferramenta poderosa para edição de imagens para mídias sociais. Você não precisa entender absolutamente nada de design para usar e construir imagens para sua campanha de forma profissional e gratuita.

Ainda temos uma outra ferramenta que vai te ajudar a oferecer um conteúdo com qualidade visual que é o Bit.ly.

Esta é uma ferramenta excelente para encurtar as URL’s com o conteúdo que você posta nas redes sociais.

Além de deixar a URL mais curta e atraente, o site vai monitorar quantos cliques ela teve, de onde estes cliques vieram, qual cidade e outros aspectos.

3 – Relevância frente aos concorrentes

Uma outra questão importante é monitorar o que tem sido falado sobre sua empresa na internet e também sobre alguns concorrentes mais importantes.

Por que isso é importante? Bom, quando você monitora o que os clientes estão falando sobre sua empresa pode manter um relacionamento com aqueles que elogiam, mas o mais importante, pode entender e resolver pequenos problemas que clientes tenham tido com o seu produto e converter percepções negativas em algo positivo.

Quanto aos concorrentes, é importante entender o posicionamento dos principais players do mercado para construir sua diferenciação.

Aquilo que as outras empresas estão deixando a desejar se mostra como uma lacuna no mercado que pode ser atendida com excelência pela sua empresa.

Para nos ajudar a ferramenta do Google, Google Alerts, que é bem simples e gratuita, mensura o que falam sobre seu negócio e sobre os seus concorrentes na web.

Basta cadastrar termos que você quer acompanhar e criar alertas para ser notificado via e-mail sempre que o termo cadastrado for citado. Então você pode cadastrar o nome da sua empresa, seu nome

Gerir corretamente a presença digital da sua empresa é essencial para estabelecer um posicionamento forte e relevante para seu público. Agora é mãos à obra e desde já começar a incorporar estes pequenos detalhes na sua presença online.

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