Contabilidade – Toda empresa precisa de um contador

1
37258
Contabilidade
Contabilidade - Toda empresa precisa de um contador

Vou te contar um pouco da nossa história

Contabilidade – surgiu nos anos 2.000 a.C. para controlar o patrimônio das pessoas e manter seus negócios organizados a fim de obter lucro e sucesso.

O ofício se desenvolveu muito com o passar dos anos e com as exigências do mercado e da legislação pertinente, o que antes chamavam de “guarda livros” e se limitava a fazer o caixa das empresas e apurar impostos, hoje é peça fundamental para que as empresas se mantenham competitivas no mercado.

A Contabilidade é um alicerce para auxiliar as entidades na tomada de decisões, através de informações uteis e precisas. Claro, que isso só é possível quando o cliente entrega ao profissional todos os dados necessários para que seja feita a escrituração de seu negócio, através da coleta, armazenamento e processamento de dados.

A Contabilidade é de extrema importância para que o empresário possa tomar decisões certeiras, no âmbito administrativo, financeiro e econômico. Temos um maior controle financeiro, uma segurança jurídica e financeira e um documento para comprovar variações patrimoniais.

Mesmo com tudo que podemos fazer por sua empresa, muitos empresários pensam: Tenho mesmo que gastar todo mês com contador? Não posso eu mesmo apurar meus impostos?

A resposta é não!

Conforme a lei 10.406/2002, art. 1.179 – “O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”

Toda pessoa jurídica, ou seja, que possua um CNPJ, sendo ele ativo ou inativo (não faturando), precisa de um profissional habilitado para entregar as declarações acessórias obrigatórias que são de responsabilidade do escritório de contabilidade que cuida da sua empresa.

Alguns exemplos dessas declarações:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Geração de guias de impostos;
  • Demonstrativos Contábeis;
  • Escrituração dos Livros;
  • Declarações de impostos e muitos outros.

É de suma importância ressaltar aqui, que a não entrega dessas declarações geram penalidades, como a suspensão do CNPJ além de multas e juros para sua empresa.

Além da parte burocrática, seu escritório de contabilidade fará seu balanço patrimonial que será o melhor aliado na hora do seu planejamento, sendo a melhor fonte de informações da sua empresa.

Para você que não sabe, a grosso modo, o balanço patrimonial é um relatório contábil que descreve toda movimentação financeira da sua empresa.

Nele você terá informações como:

  • Fluxo de caixa;
  • Propriedades da sua empresa;
  • Dívidas;
  • Pagamentos a receber.

Enfim, a contabilidade não precisa ser vista de uma forma obrigatória e um custo desnecessário para as empresas.

Ela deve ser vista com seu maior apoio para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio, auxiliando no gerenciamento, planejamento e controle das finanças, através de documentos contábeis.

Além disso a ausência de uma contabilidade regular pode ensejar o arbitramento do lucro, que tornaria a tributação exageradamente alta. Igualmente também pode ensejar sérias dificuldades quando necessário for recorrer à contabilidade para elucidar eventuais demandas judiciais, inclusive falência e recuperação judicial.

Caso sua empresa esteja atualmente sem um escritório de contabilidade, procure um contador para te ajudar na regularização da situação atual de seu CNPJ.

Clique aqui e acesse meus outros artigos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui