Coquetéis a base de Espumantes.

Olá! Tudo bem?

E então, já descobriram que tipo de vinhos vocês gostam?

Ainda não? Não tem problema, temos o novo ano todo pela frente para falarmos sobre o assunto e quem sabe conseguir ajuda-las com mais informações neste mundo complexo dos vinhos.

Como estamos em pleno verão e entre festas de fim de ano, achei que seria legal algumas dicas de coquetéis a base de Espumantes, que são super refrescantes e nos mantém bebendo vinho, mesmo nestes dias muito quentes.

Nesta temporada também é hora de bebermos mais vinhos brancos e rosés.

espumantes

Vamos lá, quando vamos receber amigos para o Ano Novo por exemplo, sempre pensamos e agora o espumante deve ser Brut (Seco), Demi-séc (Suave) ou Moscatel (Doce)?  Nem sempre sabemos se os nossos convidados gostam da bebida mais brut ou mais leve e acabamos comprando todas para não errar no gosto do convidado.

A dica é a seguinte, compre os espumantes sempre Brut ou Demi-Séc e monte uma mesa ou um bar perto das garrafas que vão estar no Balde de gelo, com diversas frutas picadas. Sugestão: Morangos, Abacaxis, Laranjas, Kiwi e uvas (sem semente), com estas frutas e mais uma dose de vinho branco qualquer convidado pode preparar um delicioso Clericot!

Clericot
Fonte: Blog Doural – Clericot

Clericot tem sua origem francesa, mas hoje é um clássico da Argentina e do Uruguay, existem diversas receitas, esta que sugeri é a mais simples e usual.

Ainda no bar, você pode ter também, uma jarra de suco concentrado de pêssego, assim misturando este suco ao espumante, você terá um clássico de Veneza – o cocktail Bellini, cujo nome é inspirado pela sua cor salmonada a obra de Giovanni Bellini, que pintava seus quadros sempre com cores suaves e mantinha esta tonalidade na maioria de suas obras.

Adicionando a mesma bebida, uma dose de suco de morango, teremos outro clássico da Itália o frutadíssimo Rossini e ainda podemos adicionar suco de laranja integral ou Tangerina e criarmos a Mimosa.

 Neste mesmo bar, para quem gosta de bebidas mais fortes, o ideal é manter uma garrafa de Aperol, laranjas em rodelas e água tônica ou com gás e assim fazemos um Aperol Spritz, bebida da moda em diversas baladas, bares e restaurantes no Brasil e na Europa.

Aperol Spritz
Aperol Spritz

Para que os convidados saibam como preparar as bebidas, coloque pequenas placas com as possíveis receitas. Muitos vão querer experimentar e quem não gosta de cocktails, vai beber o espumante sem as misturas sugeridas.

Boas festas para vocês!

 

Aproveitem e bebam com moderação, ano que vem voltamos a falar de vinhos, lembrando que as receitas podem variar bastante, mas mesmo as misturas mais simples já podem ser deliciosas.

      Lembre-se… Se beber não dirija

 

Simone Bueno
Sommelière e Empresária
Merci-aria Empório Batel Curitiba
[email protected]
Telefone: (41) 3079-7787

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Pular para o conteúdo