Criação de sucessores para os negócios no meio rural

0
2465
Criação de sucessores
Criação de sucessores para os negócios no meio rural

Família, Sucessores e Negócios: a necessidade de preparo dos sucessores para o desenvolvimento e perpetuidade dos negócios rurais

Criação de Sucessores para os Negócios no Meio Rural – A Importância da Educação e Preparo dos Sucessores para a Gestão dos Negócios Rurais

A formação dos sucessores da família, objetivando garantir a continuidade do legado e negócio rural, bem como trazer a educação e amparo necessário para exercer esse ofício.

A formação de sucessores para desenvolverem os negócios de sua família é tema que vem sendo cada vez mais discutido no meio empresarial, em especial em famílias que tenham negócios rurais, vez que há necessidade de uma educação e direcionamento a estas pessoas, para que consigam conduzir de forma adequada os negócios rurais.

Há pouco tempo, os filhos de produtores rurais eram incentivados a “irem para a cidade, estudar, e arranjar um diploma que lhe trouxesse um futuro digno”.

Posto isso, muitos estudantes eram direcionados a estudarem medicina, direito ou engenharia, sendo estas as profissões até então de maior estima.

Todavia, o agronegócio brasileiro sempre foi visto como agente impulsionador do Brasil na economia. Durante a Pandemia do COVID-19, pode-se afirmar que foi o agronegócio quem garantiu o sustento e alimentação para muitas pessoas, não deixando com que a economia parasse, mas sim, aumentando a mesma.

Nesse cenário, vários herdeiros de produtores rurais começaram a ter outro olhar para os negócios de sua família, tendo a visão de sua necessidade e benefícios.

Assim, surgiram vários cursos de aperfeiçoamento para o agronegócio e o Direito Agrário, sendo que estes herdeiros passaram a se qualificar, objetivando voltar às suas propriedades e tomarem as rédeas quando a gestão dos negócios rurais de suas famílias.

Porém, observou-se a grande dificuldade que muitos herdeiros tinham/têm em realizar a gestão dos negócios, vez que nunca foram preparados para isso, pois todo trabalho era centralizado nas mãos dos mais velhos.

Com isso, muitos herdeiros passaram a ter que buscar, de forma atrasada, conhecimento sobre os negócios que suas famílias exerciam/exercem, ou contratar administradores ou outros profissionais que os ajudassem.

Visualizou-se que herdeiro não é sucessor, mas um sucessor é herdeiro. Ou seja, aquele que herda está adquirindo para si a propriedade ou posse de algum patrimônio. Porém o sucessor vai além, pois ele foi preparado para assumir o lugar de seu antecessor no mundo dos negócios, e é isso que se faz necessário, a formação de sucessores que garantam a continuidade do legado familiar.

Com relação à importância e vantagens da formação de sucessores, se observa:

  • Formação de novos sucessores e líderes;
  • Proteger os interesses da família, do negócio, e do patrimônio;
  • Aprendizado e geração de conhecimento aos novos representantes da empresa familiar;
  • Postura empreendedora;
  • Promover o desenvolvimento dos negócios;
  • Outros

Portanto, a formação e criação de sucessores no meio de negócios rurais é algo que se faz necessário, vez que se objetiva dar continuidade ao legado da família, por meio de uma boa gestão dos negócios e do patrimônio familiar.

Para que isso aconteça, é necessário conhecimento e preparo. Assim, segundo Augusto Cury: “Pais Inteligentes Forma Sucessores, Não Herdeiros”.

Citações:

(1) CURY, Augusto. Pais inteligentes forma sucessores, não herdeiros. Ed. Saraiva. 2014.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui