Bem-vindas(os) a esta viagem encantadora pela capital do Paraná através de pesquisas diversas sobre a história local e também destacando minhas impressões após visitar os lugares.
Para começar vou falar sobre o Teatro Guaíra que é destaque nacional e internacional por promover espetáculos grandiosos.
O Teatro era originalmente chamado Teatro São Theodoro em homenagem a Theodoro Ébano Pereira, fundador de Curitiba. Ele foi construído onde hoje abriga a Biblioteca Pública do Paraná. Foi inaugurado em 1884 e durante dez anos lotou plateias, camarotes e galerias, proporcionando muita diversão na cidade. Após este período as apresentações foram suspensas com a chegada da Revolução Federalista no Paraná, que transformou as suas dependências em prisões de rebeldes pelas forças legalistas.
Na década de 1950, após a sua demolição nos anos anteriores, um projeto de reconstrução começou a ser elaborado com o apoio da Academia Paranaense de Letras.
O primeiro auditório foi inaugurado em 1954 e foi chamado de Salvador de Ferrante ou Guairinha, em seguida veio o auditório Bento Munhoz da Rocha Neto ou Guairão em 1955, e finalmente em 1975 veio o auditório Glauco Flores de Sá Brito ou Mini Auditório. Entretanto, em 1998 foi construído o Teatro José Maria Santos que não faz parte do prédio principal na Praça Santos Andrade, pois está localizado na Rua 13 de maio, mas integra o Patrimônio Centro Cultural Teatro Guaíra.
O teatro, que foi um projeto do engenheiro Rubens Meister, possui um espaço de 16.900 metros quadrados e tem uma capacidade de 2757 lugares.
Em seu luxuoso espaço interno destaca-se a grandeza dos espetáculos ali apresentados.
Vale a pena conhecer esse magnífico teatro que faz parte da história paranaense.
Divirta-se e bom passeio.