Dia da Recepcionista, 26 de julho

O dicionário define a palavra recepcionista como a funcionária que recebe os clientes, numa empresa, e orienta sobre os departamentos nesta firma. Porém sabemos que ser recepcionista vai muito além desta mera definição. Pois esta profissional precisa carregar a alma da empresa com carinho e dedicação.

A profissão de recepcionista nasceu no Antigo Egito. Os faraós possuíam este tipo de funcionário, que também era responsável por guardar grandes segredos.

O dia da recepcionista é comemorado, no Brasil, no dia 26 de julho.

Uma boa recepcionista precisa ter as seguintes qualidades: simpatia, prática em Informática, domínio das rotinas administrativas, força de vontade, agilidade, técnicas de arquivo, percepção espacial, conhecimentos sobre o que cada setor da firma realiza e, principalmente, gostar do que faz.

Recepcionista (1)

Para exercer a função não é necessário possuir nenhum curso obrigatório por lei. Porém todo o conhecimento na área é sempre bom. Sem falar que existem instituições que oferecem o curso de recepcionista. Estas escolas, na cidade de Curitiba, são: SESC, SENAC, Microcamp e INAR – Instituto Araucária. Um excelente curso profissionalizante, precisa ofertar as seguintes matérias: Rotinas Administrativas, Informática Básica, Matemática Financeira, Inglês, Técnicas de Atendimento Telefônico e Etiqueta.

Existem vários tipos de recepcionistas, que citarei abaixo:

  • Bombril: é a funcionária que tem mil e uma utilidades. Pois exerce funções de: secretária, auxiliar administrativo, arquivista, telefonista e faxineira. Porém está sempre disposta e com um sorriso no rosto.
  • Fada do Jardim: Tem um rosto meigo, sua mesa é enfeitada com bichinhos, flores e acende sempre um incenso às escondidas. Por isto, a recepção está sempre perfumada. Quando vai buscar alguma informação para um cliente ao telefone, deixa o freguês escutando a música Para Elisa na chamada de espera.
  • Encosta a Sua Cabeça no Meu Ombro: Esta moça ao ver que um cliente está triste, logo vai perguntando o que está acontecendo com ele. Então, por ter o rosto confiável, o freguês sente-se a vontade para conversar com esta funcionária. Porém se um cliente chega brabo, logo se amansa ao chegar à firma só de colocar os olhos nesta recepcionista. Pois ela emana paz.
  • Conto da Alice: É uma mistura de chapeleiro gentil, coelho competente e Alice meiga. Pois sempre executa suas tarefas rapidamente, antes do prazo estipulado. Porém nunca perde a simpatia. Por isto quando um cliente novo chega ao escritório, pergunta se ele gostaria de um chá com bolachas.

Todo o ser o humano que frequenta estabelecimentos comerciais já se deparou com alguma recepcionista inesquecível.

A Empreendedora deve aproveitar o dia da recepcionista para estimular os seus clientes a presentearem suas recepcionistas inesquecíveis com seus produtos. A comerciante pode usar frases, em suas redes sociais ou cartazes em seus estabelecimentos comerciais, assim:
  • 26 de julho é Dia da Recepcionista. Por isto compre o presente de sua recepcionista inesquecível aqui.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Pular para o conteúdo